Você sabe quantos dias um gato pode ficar sozinho? Por seu comportamento independente e inteligência, muitas pessoas acreditam que os felinos podem ser deixados sozinhos em casa por um longo período de tempo. A verdade é que esse é um verdadeiro mito sobre a criação dos felinos domésticos. Um gatinho não pode ser deixado sozinho por muito tempo e existem vários fatores que podem interferir nisso. Afinal, é possível viajar e deixar o gato sozinho em casa por alguns dias?

Gato filhote de 2 meses pode ficar sozinho? Idade do animal é um ponto importante

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A idade do animal é o primeiro ponto a ser considerado para saber quantos dias um gato pode ficar sozinho. O gatinho filhote precisa de muito mais atenção que um gato adulto e, por conta disso, não pode ser deixado em casa sozinho. A indicação por idade funciona da seguinte maneira:

  • gato filhote de 2 meses: pode ficar sozinho por no máximo 1 hora;
  • gato de 4 meses: pode ser deixado sozinho por cerca de 4 horas;
  • a partir dos 6 meses de idade: o animal pode ser deixado sozinho por cerca de 8 horas.

Mas afinal de contas, quantos dias um gato pode ficar sozinho na fase adulta? Com o cuidado certo em relação à comida, água e caixa de areia, é recomendação é que um gato adulto fique sozinho por, no máximo, um ou dois dias. Caso seja a primeira vez que você precise deixar seu felino, o ideal é se planejar e deixá-lo sem a sua presença por curtos períodos para ver como ele reage, até o dia da necessidade da ausência por um tempo maior.


Hotel para gatos é uma opção em caso de viagens mais longas
Hotel para gatos é uma opção em caso de viagens mais longas

Quantos dias um gato pode ficar sozinho? Comportamento deve ser levado em consideração

Na hora de programar uma viagem de férias com a família, o seu animal de estimação deve entrar nos primeiros passos do planejamento. Além de considerar a idade do pet, outro fator importante na hora de deixar um bichano sozinho é a personalidade dele. Existem gatos mais ativos e também aqueles mais preguiçosos. No caso dos mais brincalhões é importante ter um cuidado a mais e checar se existem fios espalhados pela casa, locais onde eles podem se machucar e se há espaço suficiente para ele saltar e correr em segurança. Espalhar brinquedos, arranhadores e caixas de papelão pela casa é uma estratégia para entreter o pet.

Mas qualquer que seja a personalidade do gatinho, é sempre importante se assegurar que exista instalações sanitárias adequadas, algum tipo de esconderijo onde o pet possa se sentir seguro e se o comedouro possui a quantidade adequada de ração seca para o tempo em que você ficará fora. A disponibilidade de água também é essencial para que o gatinho não passe sufoco por esse tempo e é uma das coisas mais importantes. Vale lembrar que a ração seca pode ser deixada no comedouro por cerca de 24 a 48 horas. No caso da água, o mais indicado é deixar uma fonte ou espalhar vários potinhos pela casa. 

Hotel para gatos x cat sitter: qual a melhor opção para não deixar felino sozinho?

Sabendo que o máximo de tempo que um gato adulto pode ficar sozinho são até dois dias, você pode se perguntar: “o que fazer com meu gato durante a minha viagem?” Existem algumas opções para garantir o cuidado do pet. Uma delas é o hotel para gatos. Apesar de ser uma solução prática, nem todos os felinos se adaptam aos hoteizinhos, já que a maioria dos gatos não gosta de mudanças bruscas de ambiente, podendo passar por muito estresse ao chegar em um novo local.  Os felinos são muito sensíveis e uma experiência como essa pode ser traumática e extremamente desagradável para eles. Por isso, se o seu felino é mais introvertido e medroso é indicado que o hotel para gatos seja a última opção para ele.

Além disso, existe também a famosa prática de cat sitting. Algumas pessoas se dedicam integralmente a cuidar de pets na ausência dos tutores. Essa escolha é boa, já que apesar da sua ausência, seu gato contará com uma pessoa para trocar a caixa de areia, certificar que ele esteja se alimentando bem e até brincar um pouco com ele. Dessa forma, o estresse da saída do transporte do lar do gatinho para outro ambiente é evitado. Caso queira poupar dinheiro, vale a pena pedir um amigo ou familiar para fazer o papel de cat sitter - desde que a pessoa saiba como cuidar de um gato e seja responsável. É preciso garantir também que a pessoa poderá visitar o seu gato pelo menos em dias alternados.

Vale ressaltar que o gato não deve ficar sozinho por mais de dois dias em hipótese alguma. Mesmo que o animal tenha um comportamento extremamente independente, ele precisa de cuidados que quando não são oferecidos por muito tempo acabam prejudicando o bem-estar do animal.

Redação: Hyago Bandeira