Raças

Quantos anos vive um cachorro vira-lata?

Cachorro vira lata é um amigo para todas as horas e muito longevo
Cachorro vira lata é um amigo para todas as horas e muito longevo

A raça de cachorro mais querida do Brasil é, sem dúvida, o vira-lata, ou SRD (sem raça definida). Muito comum em feiras de adoção, esses doguinhos são apaixonantes e conquistam qualquer coração. Mas quanto tempo, em média, eles vivem? Considerando que são uma mistura de raças, é possível definir a expectativa de vida desses amigos de quatro patas? Saiba mais sobre o assunto!

O vira lata tem uma longevidade impressionante

Justamente pela mistura de raças, os SRD são conhecidos por terem uma vida longa. Julga-se que um amiguinho desses tenha uma expectativa de 16 a 18 anos de vida, chegando até mesmo aos 20, em muitos casos - tempo suficiente para ser companheiro de uma vida toda.

Como o vira lata é “misturado”, ele acaba evitando algumas doenças comuns em cães de raça que, pelo cruzamento apenas com indivíduos similares, apresentam menor variabilidade genética. Extremamente populares no Brasil, esses cachorros geralmente são capazes de se adaptar a qualquer ambiente e podem ser encontrados em diversas cores e tamanhos. Vale destacar que, em linhas gerais, existe uma relação inversamente proporcional entre o tamanho do pet e sua longevidade, ou seja, cães menores tendem a viver mais.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Cachorro vira lata pequeno tende a viver mais que os grandes
    Cachorro vira lata pequeno tende a viver mais que os grandes

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Seja responsável na hora de adotar um vira lata

    Como os SRD costumam viver por muito tempo, é necessário que o adotante pense muito bem antes de tomar a decisão de levá-lo para casa. Se for um cachorro vira lata filhote, a criação e o adestramento podem facilmente ajudá-lo a se adaptar aos costumes da família e da casa. Caso o pet seja adotado já adulto, é importante ter paciência, especialmente com aqueles que viveram nas ruas, dado que alguns hábitos podem entrar em choque com as expectativas de tutores que prezam pela organização e pela obediência. Lembre-se que é importante construir uma relação de mão dupla com o pet, tanto em termos de respeito, quanto de afeto.

    Apesar de um cachorro vira lata ter características próprias, o cuidado é essencial para que essa longevidade se manifeste na prática. Se você deseja ter seu companheiro sempre perto, é necessário uma boa alimentação, consultas frequentes ao veterinário, manter o calendário de vacinação sempre em dia e banho e tosa frequentes, além de uma boa escovação na pelagem do animal, ou seja, tudo o que você deve fazer com um cão de raça. Essas práticas, aliadas à resistência natural dos cães SRD, vão garantir ao seu bichinho uma vida longa e feliz ao seu lado!

     

    Redação: Karoline Miranda

     

    Como funciona a coleira antipulgas para cachorro?

    Próxima matéria

    Como funciona a coleira antipulgas para cachorro?

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Vira-lata caramelo: veja histórias do cachorro que
    Adoção

    Vira-lata caramelo: veja histórias do cachorro que "representa mais o Brasil que samba e futebol"

    Você, certamente, já viu um vira-lata caramelo por aí – afinal, não é preciso ir muito longe para dar de cara com esse doguinho pelas ruas. Não importa o tamanho ou a tonalidade: o cachorro caramelo é tão popular que a internet não perdeu tempo e até criou vários memes divertidos sobre esses bichinhos que “representam mais o Brasil que samba e futebol”. Para conhecer melhor essa linhagem toda especial, conversamos com três tutores apaixonados por seus bichinhos caramelos. Eles falaram da personalidade e rotina desse cão que já virou quase celebridade por aí. Vem conferir!

    Quantos anos vive um gato? Descubra como calcular e os cuidados para o seu bichano viver mais
    Cuidados

    Quantos anos vive um gato? Descubra como calcular e os cuidados para o seu bichano viver mais

    Na hora de escolher um gato para aumentar a família, é importante lembrar que esses animais têm uma expectativa de vida bem longa. Você já se perguntou quantos anos vive um gato? Apesar de brincarem que eles têm sete vidas, a verdade é que a idade dos bichanos é influenciada por alguns fatores, como uma rotina saudável e castração. A idade de gato não tem nada a ver com raça ou porte, mas sim com os cuidados que ele recebe para ter uma vida regada de bem-estar. Descubra quantos anos gato vive e como você pode ajudar seu pet a ter mais longevidade.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados

    Quanto tempo vive um gato?

    Se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre, né? Há relatos de gatos que chegam a viver mais de 30 anos, mas estamos falando aqui de recordes mundiais. Na “vida real”,  a idade média de um gato é de 16 anos. Se formos pensar em termos de adoção ou compra de um gatinho para chamar de nosso, precisamos sempre ter em mente que durante toda a sua vida, seremos responsáveis pela saúde, bem estar e segurança deles. Então, nada de querer ter um gato no impulso e depois se arrepender, combinado? Eles sofrem muito com o abandono e podem até ficar traumatizados com humanos em geral.   

    Ver Todas >

    Quais doenças de cachorro são mais comuns no inverno?
    Saúde animal

    Quais doenças de cachorro são mais comuns no inverno?

    Não são só os humanos que ficam mais propensos a ficar doentes no inverno. Algumas doenças de cachorro também são mais frequentes e intensas durante a época mais fria do ano. Isso acontece porque as defesas do organismo tendem a cair com as temperaturas mais baixas. Portanto, é importante manter seu cãozinho agasalhado e sempre com as vacinas em dia. Os problemas mais comuns são aquelas que acometem o sistema respiratório, mas cachorros com problemas nas articulações também sofrem.

    Pneumonia felina: entenda como a doença se manifesta nos gatos
    Saúde animal

    Pneumonia felina: entenda como a doença se manifesta nos gatos

    Assim como nos humanos, a pneumonia em gatos é uma doença bastante comum e pode surgir como uma consequência de gripes comuns. O problema ocorre quando há uma infecção no pulmão, e pode ter causas associadas a fatores externos ou internos. O tratamento precisa ser imediato, pois é uma doença que evolui rapidamente e pode até levar a óbito. O Patas da Casa reuniu informações essenciais para entender como a pneumonia felina se manifesta.

    Quais as doenças de gato mais perigosas?
    Saúde animal

    Quais as doenças de gato mais perigosas?

    É inevitável se preocupar com a saúde do gato, até porque nenhum tutor gosta de ver o próprio bichinho doente. E, às vezes, mesmo com todos os cuidados necessários, ainda corre o risco dos bichanos adoecerem inesperadamente. Mas quais são as doenças de gato consideradas mais graves e que precisam de maior atenção? A FIV e FeLV são bons exemplos disso, pois o diagnóstico positivo requer mudanças na rotina do pet. 

    Cachorro não quer comer? Veja os problemas de saúde mais relacionados com o sintoma
    Saúde animal

    Cachorro não quer comer? Veja os problemas de saúde mais relacionados com o sintoma

    A falta de apetite é um sintoma comum a muitas doenças que acometem os cães. É normal um tutor relatar "meu cachorro não quer comer", mas algumas vezes o cão apenas tem apetite seletivo ou o dia está muito quente. Porém, se a situação se estender e vier acompanhada de outros sintomas, pode significar uma infecção viral ou bacteriana, contaminação por parasita, problemas digestivos ou renais e até mesmo questões psicológicas. 

    Ver Todas >