Você sabe quantos anos vive um cachorro? E quando se trata de um vira-lata, tempo de vida é realmente maior do que a média? A expectativa de vida dos doguinhos é algo que costuma variar bastante de acordo com a raça, saúde e cuidados que cada animal recebe ao longo da vida.  Os cães sem raça definida (SRD) são, sem dúvidas, os maiores queridinhos dos brasileiros, e não é por menos: cada bichinho tem características únicas que encantam qualquer pessoa. No entanto, assim como ocorre com cães de raça, os tutores têm muita curiosidade para descobrir quanto tempo vive um cachorro vira-lata. Para solucionar esse mistério, fomos atrás de respostas. Veja o que descobrimos!

Afinal, quantos anos vive um cachorro vira-lata?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O tempo de vida de um vira-lata é algo que intriga muitas pessoas. Existem alguns cãezinhos que vivem longos anos, sempre com muita saúde e disposição mesmo na velhice. Por outro lado, também pode acontecer do cachorro não sobreviver por muito tempo, especialmente se viver em condições precárias ou na rua. Então como determinar até quantos anos vive um cachorro vira-lata? Embora não seja possível afirmar com exatidão qual é a expectativa de vida, vira-lata muitas vezes vive mais do que 10 anos e pode atingir até 16 anos de idade (ou até mais). É uma estimativa surpreendente, mas que não pode ser encarada como algo concreto porque tudo vai depender do tipo de vida que o cachorro leva.

Quantos anos vive um cachorro: tem diferença na expectativa de vida de um vira-lata e cães de raça?

Antes de entrar nesse mérito, é importante ter em mente que a expectativa de vida de um cachorro vira-lata e de um cão de raça não passa de uma estimativa. Isso quer dizer que é um cálculo aproximado, mas que não necessariamente vai corresponder ao caso do seu amigo de quatro patas - seja ele um cachorro de raça ou SRD. Muitos fatores influenciam na questão de quantos anos vive um cachorro, como:

Tendo em vista todos esses pontos, a pergunta certa não deve ser quantos anos dura um vira-lata ou um cão de raça, mas quais cuidados esses animais precisam receber para aumentar a sua expectativa de vida.


Cachorro vira lata pequeno tende a viver mais que os grandes
Cachorro vira lata pequeno tende a viver mais que os grandes

Expectativa de vida de um vira-lata: é verdade que os cães SRD ficam doentes com menos frequência?

O vira-lata tem uma saúde mais resistente do que a maioria dos cães de raça, e por isso podem ficar doentes com menos frequência. No entanto, não quer dizer que eles nunca adoecem. Como o vira-lata é uma mistura de vários outros cachorros, acaba tendo menor predisposição genética para doenças que acometem os cães de raça. Então para quem se pergunta “vira-lata vive quantos anos?”, a explicação sobre a saúde do pet pode ajudar a entender porque esses cãezinhos são conhecidos por ter uma longevidade maior do que a maioria das raças de cachorro.

Tempo de vida e idade de cachorro vira-lata sofrem influência do porte do pet

O porte é um dos fatores que estão diretamente relacionados com quantos vive um cachorro vira-lata. Embora não haja comprovação, acredita-se que os cachorros pequenos têm uma longevidade maior do que cães de porte grande. A explicação para isso seria porque os pequeninos envelhecem menos do que um cachorro grande. Além disso, os vira-latas pequenos também teriam menos chances de desenvolverem problemas articulares e outras doenças ao longo da vida.

A idade de cachorro, inclusive, pode ser calculada pelos próprios tutores. Mesmo que pareça controverso, os cães pequenos costumam atingir a maturidade muito antes do que os cães médios ou de porte grande. Para se ter uma ideia, eles chegam na fase adulta após completar um ano de vida, enquanto o cachorro grande só vira adulto a partir dos dois anos. No entanto, o processo de envelhecimento nos pequenos não afeta tanto a qualidade de vida deles como acontece com os grandalhões.

Vira-lata: tempo de vida depende muito mais dos cuidados que o animal recebe

A expectativa de vida de um vira-lata também tem tudo a ver com a atenção que a família dá ao pet. Cada cãozinho é diferente, mas se você adotar um cachorro e oferecer um lar com amor, carinho e todos os cuidados que ele precisa, o tempo de vida de um vira-lata pode até superar as estimativas! Por isso, é importante ter muita responsabilidade com a vida do seu bichinho. Veja alguns cuidados que fazem toda a diferença nessas horas:

  • Oferecer uma alimentação de qualidade
  • Gastar a energia do cachorro com brincadeiras e passeios
  • Consultas frequentes ao veterinário
  • Manter o calendário vacinal atualizado
  • Banho e tosa em dia
  • Cuidar da higiene do cachorro (dentes, unhas, ouvido e pelagem)
  • Dar muito amor e carinho para ele

Todas essas práticas, aliadas à resistência natural dos vira-latas, vão garantir ao seu bichinho uma vida longa e feliz ao seu lado!

Redação: Karoline Miranda e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 30/01/2020

Atualizada em: 27/08/2021