Pensar em quanto tempo vive um cachorro sempre é uma informação que todo mundo quer saber. Essa informação é muito importante não só para hora de adotar cachorro, como também para saber os melhores cuidados em cada fase de vida, seja um filhote, adulto ou idosinho. Existem muitos fatores que podem influenciar nisso. Para te ajudar a descobrir até quanto anos cachorro vive, o Patas da Casa reuniu informações importantes sobre isso. Confira abaixo!

Cachorro vive até que idade? qualidade de vida é fator determinante

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

É lógico que não se pode prever o futuro e dizer precisamente até quantos anos o cachorro vive, com ele já em casa ou para ser adotado. Apesar disso, alguns fatores influenciam a expectativa de vida do animal, sendo eles:

  • raça
  • porte
  • saúde e predisposição a doenças
  • cuidados durante a vida
  • qualidade de vida do animal

Sabendo a raça e porte do cachorro é possível ter uma média de sua expectativa de vida, mas a saúde é um dos pilares mais importantes para a longevidade canina. Por isso, muita gente se pergunta quanto tempo vive um cachorro cardíaco, com diabetes ou outras doenças. De modo geral, um cão doméstico possui uma expectativa de vida de 10 a 13 anos de idade. No entanto, o cachorro idoso costuma sofrer com uma série de doenças que podem diminuir sua longevidade. O ideal é sempre tentar oferecer uma qualidade de vida para o animal e principalmente em sua velhice, que demanda cuidados específicos. É dever do tutor se atentar sempre a vacina para cachorro, checkups de saúde no veterinário, castração, vermifugação e outros cuidados que podem aumentar a expectativa de até quantos anos vive um cachorro.


Cachorro vive até que idade: porte do animal é um fator importante para saber quando ele chegará a velhice
Cachorro vive até que idade: porte do animal é um fator importante para saber quando ele chegará a velhice

Idade máxima: quanto tempo um cachorro vive?

Sempre que nos perguntamos “cachorro vive até quantos anos?”, imaginamos qual seria o pet que mais viveu até hoje. Segundo o Guiness Book Records, o cachorro mais velho do mundo viveu até os 29 anos, cinco meses e sete dias de idade. O cão da raça Boiadeiro Australiano de se chamava Bluey e viveu em uma fazenda na cidade de Rochester, na Austrália, de 1910 a 1939.

Quanto tempo vive um cachorro vira-lata? 

A raça é um dos fatores que influenciam na expectativa de vida dos cães. Por isso, muita gente se pergunta quanto tempo vive um cachorro vira-lata, afinal de contas esses peludos queridos não possuem uma raça definida. Embora não seja possível afirmar, de um modo geral os cães SRD vivem muitas vezes mais de 10 anos, podendo atingir até 16 anos de idade (ou mais). Um dos grandes segredos para ter uma estimativa é observar o porte do animal. Os cães de porte pequeno costumam atingir a velhice aos 8 anos de idade, enquanto os de porte médio possuem um tempo de vida que gira entre 10 a 14 anos. Já os cachorros grandes e gigantes costumam envelhecer mais rápido, atingindo a velhice entre os 5 e 8 anos de idade, vivendo de modo geral até os 10 anos.

Mas e os cães de raça? Para que você para de se questionar quanto tempo vive um cachorro Shih Tzu ou de outra raça, preparamos uma lista com a expectativa de vida com as raças mais populares do Brasil. Confira:

  • Shih Tzu: 10 a 15 anos
  • Yorkshire: cerca de 17 anos
  • Poodle: cerca de 18 anos
  • Lhasa Apso: cerca de 15 anos
  • Bulldog Francês: 10 a 14 anos
  • Maltês: 12 a 15 anos
  • Golden Retriever: 10 a 12 anos
  • Labrador: 13 anos
  • Pug: 13 anos

Redação: Hyago Bandeira