Cuidar da alimentação do cachorro é uma responsabilidade que merece atenção durante toda a vida do animal. O cão geralmente leva a fama de comilão, e não é à toa: alguns cachorros comem tudo que veem pela frente (ou faz a famosa cara de cachorro pidão para os humanos). É exatamente por isso que é tão importante saber quantas vezes por dia o cachorro deve comer e, principalmente, qual a quantidade certa de ração que deve ser oferecida ao seu amigo de quatro patas. Uma dieta desequilibrada pode desencadear vários probleminhas de saúde no cachorro, dos mais simples aos mais graves. Para te ajudar, vamos esclarecer quantas vezes por dia você deve alimentar o seu cãozinho.

Quantas vezes por dia o cachorro deve comer?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa é uma questão que vai depender, principalmente, da idade do animal. Nas primeiras semanas de vida, por exemplo, o cachorro filhote precisa de uma alimentação mais específica e baseada principalmente no leite materno ou artificial. Somente depois de 2 meses é que deve ser feita a transição para uma ração para cachorro filhote (não deve ser a mesma ração que é indicada para os adultos). Além do mais, como os filhotes de cachorro ainda estão em fase de crescimento, nesse primeiro momento é recomendado que a ração de cachorro seja oferecida mais vezes por dia, mais ou menos da seguinte forma:

- 2 meses: de 4 a 6 vezes ao dia

- 3 meses: 4 vezes ao dia

- De 4 a 6 meses: 2 a 3 vezes ao dia

- Após 6 meses: 2 vezes ao dia ou de acordo com a recomendação do seu veterinário

Quando o cachorro atinge a fase adulta, o ideal é que seja alimentado 2 vezes ao dia, pela manhã e à noite. Alguns tutores até preferem deixar o pote de ração cheio, pois assim o cãozinho vai comendo conforme as suas necessidades, mas esse não é o ideal. Estabelecer uma rotina com horários específicos para alimentar o seu amigo é uma forma de acompanhar como está a saúde dele, já que mudanças no apetite do animal podem ser indicativos de doenças.


A ração para cachorro adulto deve ser oferecida duas vezes por dia
A ração para cachorro adulto deve ser oferecida duas vezes por dia

Como oferecer a quantidade certa de ração para cachorro?

A quantidade de ração para cachorro vai depender de uma série de fatores. Qual é a raça e o porte do animal? Ele pratica muitas atividades físicas? Como é a qualidade da ração de cachorro oferecida? Todas essas são questões fundamentais para saber como alimentar o seu amigo adequadamente. Geralmente, a quantidade indicada é de 3% do peso corporal do cachorro por dia. Sendo assim, um cachorro que pesa 10 kg, por exemplo, deve ingerir cerca de 300 gramas de ração diariamente. No entanto, dependendo da qualidade da ração, esse valor pode sofrer alterações para mais ou para menos. Isso acontece porque as rações Premium e Super Premium são consideradas mais completas e nutritivas do que as rações Standard e, por isso, podem ser oferecidas em menores quantidades sem prejudicar a saúde do seu pet.

Para não causar nenhum tipo de confusão, as embalagens das rações para cachorro normalmente vêm com recomendações gerais baseadas no peso dos cães e servem como um “guia” para os tutores que não sabem a quantidade certa para o seu amigo. Na dúvida, vale pedir ajuda do veterinário.

Entenda os perigos de dar pouca ou muita ração de cachorro

Enquanto alguns tutores acreditam que dar ração para cachorro apenas uma vez ao dia é suficiente, tem outros que acabam “extrapolando” na hora de alimentar seu amigo de quatro patas e dão mais ração do que deveriam. No entanto, essas duas formas de lidar com a alimentação do cachorro podem ser extremamente prejudiciais para os animais.

O cachorro que come exageradamente pode acabar tendo obesidade canina, mesmo que ele tenha uma rotina de exercícios físicos regulares. Toda ração de cachorro contém uma série de nutrientes essenciais para a saúde dos animais, mas o consumo excessivo e desenfreado pode contribuir bastante para o aumento de peso. Por outro lado, o cachorro que se alimenta apenas uma vez por dia também não está seguindo uma rotina saudável e pode acabar tendo sérios problemas estomacais e outras doenças, como hipoglicemia.

Redação: Juliana Melo