O cachorro andando em círculos pode ser comum durante uma brincadeira ou mesmo na hora dele fazer suas necessidades. Ainda que pareça engraçadinho e na maioria das vezes algo inofensivo, quando a atitude se torna muito frequente é um sinal de que algo não vai bem com a saúde do animal. Isso porque existem diferentes causas para o cachorro andar em círculo: dores, ansiedade e até mesmo doenças neurológicas. Por isso é importante que o tutor esteja sempre atento à rotina do cãozinho para detectar qualquer comportamento anormal. 

Cachorro andando em círculos pode indicar que ele está sentindo dores

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se ver o seu cachorro andando em círculos já virou um costume, saiba que a probabilidade de algo estar incomodando o seu amigo é bem grande. O comportamento pode ser motivado por alguma dor que o animal esteja sentido. Inflamação nos ouvidos ou nos olhos, por exemplo, são alguns dos quadros clássicos que podem resultar no cachorro andando em círculo. Nesses casos, é importante reparar se o seu bichinho não está com outros sintomas, como coceira excessiva no ouvido, secreção ocular, choro ou latido ao ser tocado em alguma parte do corpo.

Além disso, barulhos altos, sustos ou traumas podem motivar o comportamento. Por outro lado, quadros de ansiedade também são gatilhos para que o animal tenha atitudes compulsivas, como andar em círculos, roer as unhas, morder ou lamber compulsivamente as patas. Nesses casos, o melhor caminho é tratar a raiz do problema com terapias específicas indicadas por um veterinário. 


Cachorro correndo em círculos: doenças neurológicas podem causar o comportamento

O cachorro correndo em círculos de forma muito frequente e fora de situações comuns, como uma brincadeira, quase sempre é indício de que algo está incomodando ele. Mas, o que poucas pessoas sabem é que o comportamento também pode estar relacionado à problemas neurológicos, como a Síndrome Vestibular Canina. Comum em cães idosos, a doença surge de maneira repentina e pode apresentar outros sintomas, como perda de equilíbrio, cabeça torcida ou inclinada e falta de coordenação motora. Para garantir o bem-estar e aumentar a longevidade do pet, é essencial saber identificar essas mudanças na rotina do animal e consultar um veterinário caso o comportamento se torne muito frequente.

Saiba como agir quando o cachorro fica girando em círculos

Notou o seu cachorro andando em círculos? O primeiro passo é observar se esse comportamento será seguido de outros possíveis sintomas. Se houver outros sinais, não hesite e marque uma consulta com o veterinário do seu pet. O profissional saberá diagnosticar o porquê dessa atitude e, assim, descartar possíveis quadros e iniciar o tratamento adequado. Para isso, é provável que o profissional faça perguntas sobre a rotina do animal, o estilo de vida que ele leva e, principalmente, o seu histórico de saúde. Além disso, exames físicos e alguns testes específicos para verificar o equilíbrio do cão podem ser solicitados. Quanto ao tratamento, ele pode variar de acordo com a causa do problema. Por isso, é importante que o seu bichinho passe por uma análise médica.

Redação: Úrsula Gomes