Achei um filhote de gato na rua, o que fazer?” Essa é uma dúvida mais comum do que se imagina. A quantidade de animais abandonados é grande, e muitos filhotes são deixados nas ruas para tentar a própria sorte - às vezes junto com a mãe, e em outros casos totalmente sozinhos. Então qual é a melhor forma de resgatá-los? Como cuidar de gato filhote abandonado? Apesar de parecer fácil, essa é uma missão que requer alguns cuidados específicos para não pôr em risco a vida de ninguém. Para se guiar no resgate de gatos de rua, é só seguir o passo a passo indicado aqui embaixo!

Passo 1: O resgate de gatos só deve ser feito se o animal estiver sozinho e abandonado


Encontrar gatos abandonados requer uma observação atenta
Encontrar gatos abandonados requer uma observação atenta

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para começar, é importante ter certeza de que o animal foi realmente abandonado e não tem casa. Nem todos os tutores são adeptos da criação indoor, e deixam seus amigos felinos “livres” para dar umas voltinhas pelas redondezas, embora essa não seja a opção mais segura. Além do mais, às vezes nos deparamos com filhotes de gatos que, aparentemente, foram abandonados, mas não estão completamente sozinhos. Isto é, a mãe do gato também está por perto, mas se ausentou para buscar comida, por exemplo. Por isso, espere um tempinho para ter certeza de que o animal está realmente perdido e só.

Passo 2: Caso a mãe esteja presente, é importante resgatá-la também


Antes de fazer o resgate de gatos, é importante saber se a mãe está por perto
Antes de fazer o resgate de gatos, é importante saber se a mãe está por perto

Se a mãe do filhote de gato retornar, o resgate de animais deve incluí-la. Sem esse amparo, a gatinha vai ficar vulnerável a vários problemas das ruas, como doenças, maus tratos e acidentes. Além do mais, é importante que os filhotes cresçam próximos à mãe nos primeiros meses de vida. A amamentação é a principal fonte de nutrientes e ajuda o animal a se fortalecer. Além disso, o contato materno é necessário para que os bichanos se sintam amparados nesse momento inicial.

Passo 3: Check-up veterinário é um cuidado essencial após o resgate de animais abandonados


O resgate de gatos de rua requer uma avaliação médica imediata
O resgate de gatos de rua requer uma avaliação médica imediata

Depois de fazer o resgate de gatos de rua, não deixe de consultar um veterinário! Esse é um cuidado que deve ser tomado antes mesmo de levar o felino para casa, já que os animais que vivem nas ruas podem desenvolver várias doenças perigosas e que são facilmente transmitidas para os humanos. Por isso, faça uma avaliação completa do estado de saúde do animal para ter certeza de que ele está livre de problemas. Também é importante aplicar todas as vacinas para gatos, e manter o calendário vacinal atualizado.

Passo 4: No caso de filhotes de gatos abandonados e sem a mãe, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado


Gatos abandonados sem a mãe precisam ser alimentados com leite artificial
Gatos abandonados sem a mãe precisam ser alimentados com leite artificial

Se você resgatar um filhote de gato sem a mãe, a alimentação do animal vai ser uma responsabilidade sua. Nas primeiras semanas de vida, o leite materno é a base da dieta dos pets, e demora um tempinho até a alimentação dos filhotes ser pautada em ração e comidas sólidas. Então o que dar para gato filhote abandonado? A boa notícia é que mesmo sem a amamentação, é possível suprir as necessidades do animal com fórmulas de leite artificial, que devem ser orientadas pelo médico veterinário. Essas fórmulas, por sua vez, são bastante específicas para a espécie, e não devem ser confundidas com leite de vaca, cabra e de outras origens que possam fazer mal para o organismo do gato.

Passo 5: Ofereça um cantinho com tudo que o animal precisa nesse momento inicial


Uma das formas de como cuidar de gato filhote abandonado é arrumando uma cama para ele descansar
Uma das formas de como cuidar de gato filhote abandonado é arrumando uma cama para ele descansar

Lembre-se que, assim como qualquer outro bichinho de estimação, os gatos abandonados também precisam de um espaço confortável para descansar nesse período após o resgate. Isso quer dizer que você deve providenciar tudo aquilo que for melhor para o bem-estar dele, como uma caminha, cobertores, potes de água, de comida e até mesmo alguns brinquedinhos para entretê-lo. O melhor de tudo é que nem precisa ser nada muito sofisticado: gatos se divertem com pouca coisa, e até mesmo uma caixa de papelão é capaz de fazê-los felizes.

Passo 6: Procure uma família para o pet ou ongs para gatos abandonados


Ong para gatos abandonados é uma opção quando você não pode ficar com o animal
Ong para gatos abandonados é uma opção quando você não pode ficar com o animal

Se você não puder ficar com o bichano mesmo após o resgate de gato, não se preocupe. Só de tê-lo ajudado a sair das ruas, já é algo positivo. No entanto, para evitar que ele retorne a essa condição, é importante garantir que ele vai conseguir encontrar um lar e uma família. Uma forma de fazer isso é anunciando nas redes sociais e nos seus grupos de amigos a situação do pet. Ao compartilhar isso, a notícia pode chegar até alguém interessado em adotá-lo. Além do mais, existem ongs para gatos abandonados que também podem ajudar e abrigar o gatinho enquanto ele não encontra uma casa definitiva, basta procurar na internet.

Redação: Juliana Melo