Já reparou que alguns felinos podem apresentar pintinhas pretas perto do nariz, parecidas com sardas, e também na boca? Essa é uma situação mais comum do que se pensa, principalmente quando se trata de um gato amarelo. No entanto, a maioria dos tutores costuma estranhar a presença dessas pintas e passa a se questionar se isso poderia ser um problema de saúde, como algum tipo de câncer de pele. Então, como é possível diferenciar uma situação “normal” de um quadro mais preocupante? Veja só o que nós descobrimos a respeito do assunto a seguir!
Gato amarelo com pintinhas pretas: saiba mais sobre esta condição
É claro que todo tutor sempre quer ver seu bichano bem e saudável, então qualquer alteração no corpo de um gato laranja filhote, adulto ou idoso acaba se tornando motivo para preocupação. No entanto, quando se trata das famosas “sardas” pretas - que não são sardas, inclusive, pois elas não ficam mais intensas na presença do sol -, muitas dúvidas podem surgir. Será que é câncer ou alguma grave doença?
Bom, segundo a veterinária dermatologista Priscila Alves, nem sempre esses pontinhos pretos oferecem riscos à saúde do animal. “As sardas são comumente vistas nos lábios e focinho de gato amarelo e são chamadas de lentigo, e são absolutamente benignas. Mas caso seja identificada alguma forma de pigmentação elevada (se passar o dedo e sentir a mancha), com crescimento acelerado, com algum tipo de secreção ou sangue ou que esteja incomodando ou doendo, o animal deve ser levado ao veterinário para avaliação”, orienta.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Gato laranja: raça do animal pode influenciar no surgimento do lentigo?
Não existe nenhuma comprovação científica de que a raça do gato influencia no aparecimento das manchas. O que se sabe é que um gato ruivo tem maior predisposição para desenvolver essas pintas, mas isso não necessariamente está associado a raças específicas, e sim com a cor dos pelos do bichano. De qualquer forma, é importante ficar atento a essas anomalias, pois gatos que ficam muito tempo expostos ao sol também podem acabar sofrendo com manchas e queimaduras que muitas vezes são confundidas com o lentigo, mas que na prática são situações bem diferentes e que precisam de maior atenção. Se houver qualquer dúvida em relação a isso, é sempre bom consultar um médico veterinário para maiores esclarecimentos e para verificar como anda a saúde do gato.
Não é só o gato laranja que pode ter pintinhas pretas pelo corpo
Embora seja mais comum de encontrar um gato ruivo com essas “sardinhas”, isso não é uma exclusividade destes felinos. Gatos com outros padrões de cores - como os tricolores e gatos brancos - também podem apresentar as mesmas pintas em volta do nariz. Então, não se preocupe se esse for o caso do seu bichano, porque assim como acontece com o gato laranja, esses pequenos pontinhos geralmente são benignos e não representam ameaças à saúde. Mas, claro, caso haja qualquer alteração mais preocupante - como relevo, por exemplo -, o tutor deve procurar o auxílio de um médico veterinário (de preferência especializado em dermatologia) para saber se existe algum risco.
Redação: Juliana Melo
