Já reparou que alguns felinos podem apresentar pintinhas pretas perto do nariz, parecidas com sardas, e também na boca? Essa é uma situação mais comum do que se pensa, principalmente quando se trata de um gato amarelo. No entanto, a maioria dos tutores costuma estranhar a presença dessas pintas e passa a se questionar se isso poderia ser um problema de saúde, como algum tipo de câncer de pele. Então, como é possível diferenciar uma situação “normal” de um quadro mais preocupante? Veja só o que nós descobrimos a respeito do assunto a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato amarelo com pintinhas pretas: saiba mais sobre esta condição

É claro que todo tutor sempre quer ver seu bichano bem e saudável, então qualquer alteração no corpo de um gato laranja filhote, adulto ou idoso acaba se tornando motivo para preocupação. No entanto, quando se trata das famosas “sardas” pretas - que não são sardas, inclusive, pois elas não ficam mais intensas na presença do sol -, muitas dúvidas podem surgir. Será que é câncer ou alguma grave doença?

Bom, segundo a veterinária dermatologista Priscila Alves, nem sempre esses pontinhos pretos oferecem riscos à saúde do animal. “As sardas são comumente vistas nos lábios e focinho de gato amarelo e são chamadas de lentigo, e são absolutamente benignas. Mas caso seja identificada alguma forma de pigmentação elevada (se passar o dedo e sentir a mancha), com crescimento acelerado, com algum tipo de secreção ou sangue ou que esteja incomodando ou doendo, o animal deve ser levado ao veterinário para avaliação”, orienta.

gato laranja sorrindo para a câmera

Gato laranja: raça do animal pode influenciar no surgimento do lentigo? 

 

Não existe nenhuma comprovação científica de que a raça do gato influencia no aparecimento das manchas. O que se sabe é que um gato ruivo tem maior predisposição para desenvolver essas pintas, mas isso não necessariamente está associado a raças específicas, e sim com a cor dos pelos do bichano. De qualquer forma, é importante ficar atento a essas anomalias, pois gatos que ficam muito tempo expostos ao sol também podem acabar sofrendo com manchas e queimaduras que muitas vezes são confundidas com o lentigo, mas que na prática são situações bem diferentes e que precisam de maior atenção. Se houver qualquer dúvida em relação a isso, é sempre bom consultar um médico veterinário para maiores esclarecimentos e para verificar como anda a saúde do gato.

Não é só o gato laranja que pode ter pintinhas pretas pelo corpo

Embora seja mais comum de encontrar um gato ruivo com essas “sardinhas”, isso não é uma exclusividade destes felinos. Gatos com outros padrões de cores - como os tricolores e gatos brancos - também podem apresentar as mesmas pintas em volta do nariz. Então, não se preocupe se esse for o caso do seu bichano, porque assim como acontece com o gato laranja, esses pequenos pontinhos geralmente são benignos e não representam ameaças à saúde. Mas, claro, caso haja qualquer alteração mais preocupante - como relevo, por exemplo -, o tutor deve procurar o auxílio de um médico veterinário (de preferência especializado em dermatologia) para saber se existe algum risco.

Redação: Juliana Melo