Os gatos são animais bem exigentes quando o assunto é alimentação e esse comportamento não pode ser ignorado ou interpretado como frescura. Além de muito higiênicos, você pode reparar que a maioria dos felinos reclama quando você não repõe a comida ou se a água do bebedouro para gatos está ali por muito tempo. Eles não são seletivos à toa: água parada e ração “velha”, na verdade, não são o ideal para nenhum animal de estimação. Mas, além disso, você precisa estar atento a outros detalhes na hora da refeição do gato: o pote de água e o comedouro para gatos, por exemplo, precisam ter o tamanho, diâmetro e altura determinada para não gerar problemas à saúde ao seu melhor amigo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Comedouro e bebedouro para gatos: entenda por que você deve se preocupar com a altura dos potinhos

A altura do bebedouro e comedouro para gatos deve ser pensada no conforto do felino. Ao usar o pote apoiado diretamente no chão, o estômago do animal fica acima do esôfago, gerando episódios de refluxo - que pode se agravar para vômitos. Se o gatinho deita para se alimentar, algo que é bem comum, suas articulações ficam comprometidas, o deixando em uma posição desconfortável. Hoje em dia é possível encontrar suportes para apoiar os potes e até modelos de comedouro e bebedouro para gatos que já são pensados para atender essa necessidade. Em último caso, você também pode improvisar com caixas, banquinhos ou outros potes.

O ideal é que os potes fiquem na altura dos cotovelos do felino. Assim, ele não precisa abaixar ou se apoiar nas patas para comer - além de ser muito mais confortável, claro. No caso de gatinhos que comem com muita rapidez, você pode buscar o chamado comedouro lento, que tem algumas “barreiras” que estimulam uma refeição com mais atenção. Além de ajudar a exercitar a mente enquanto come, esse modelo contribui para a melhor digestão.

Como a escolha certa do comedouro para gatos pode evitar refluxo?

Você sabia que muitos gatinhos costumam ter refluxo por conta da altura do pote de ração? Foi o caso da gatinha Zooey. Seu dono, Igor Gomes, conta que encontrava “vômitos” de ração pela casa com certa frequência - raramente os vômitos eram motivados por outros alimentos. Antes de levar ao veterinário, ele pesquisou e descobriu que a altura comedouro para gatos poderia ser um dos motivos para a regurgitação. “Eu já tinha visto alguns comedouros mais altos a venda que eram pra ajudar a resolver esse problema. Para testar, e não gastar dinheiro à toa, eu coloquei uma vasilha pequena como apoio embaixo do pote de ração dela, só pra levantá-lo mesmo”, conta Igor. O resultado foi quase imediato: “Nas semanas seguintes, a gente viu que melhorou muito esse problema. Ainda usamos esse potinho como apoio. Hoje em dia é muito mais raro encontrar o refluxo pela casa.”

 

Comedouro para gatos: O ideal é que o potinho esteja na altura dos cotovelos do felino, evitando refluxo e problemas de digestão.Bebedouro para gatos: os felinos gostam de água sempre fresca. A altura deve ser a mesma do comedouro, na linha do cotovelo.

 

Diâmetro do comedouro para gatos também é importante

 

Agora que você já sabe que o comedouro deve ficar na altura dos cotovelos, é hora de entender a importância do potinho ser mais largo. O motivo é o bigode dos felinos. Muita gente não sabe, mas o ideal é que esses pelos mais longos não encostem nas extremidades dos potes quando o gato for comer. Eles são muito sensíveis, por isso, é normal os felinos comerem somente os grãos de ração que estão no meio do pote. Nesse caso, procure um pote mais largo e côncavo, em que os bigodes não encostem, e que tenha uma profundidade relevante para que o felino não tenha dificuldade em alcançar a ração. 

Alguns gatinhos, quando são alimentados no pote errado, acabam optando por não comer por conta desse desconforto. Os bigodes encostando nos potes pode levar a episódios de estresse e frustração. Também chamados de vibrissas, os bigodes que auxiliam no senso de direção dos felinos, ajudam a enxergar à noite e a caçar. 

Cuidados com o bebedouro para gatos

O mesmo princípio de altura e diâmetro deve ser seguido na hora de escolher um bebedouro para gatos. Alguns felinos preferem beber água em torneiras ou bicas porque, nessa posição, eles não molham os bigodinhos. É por isso (e pelo fato de não manter a água parada) que as fontes para gatos fazem tanto sucesso. Como já costumam vir em uma altura e diâmetros ideais, os felinos adoram! 

Redação: Júlia Cruz