Adestramento

Quais são os tipos de adestramento de cães? Conheça os métodos mais utilizados

Do reforço positivo aos treinamentos para cão-guia, descubra os tipos de adestramento mais comuns
Do reforço positivo aos treinamentos para cão-guia, descubra os tipos de adestramento mais comuns

Os cachorros precisam ser ensinados desde cedo sobre o que é certo ou errado, e o que podem ou não fazer. Para ajudar nessa missão, o adestramento de cães é um recurso muito utilizado, pois com alguns estímulos é possível educar e ensinar comandos básicos para os animais domésticos. O que poucas pessoas sabem é que existem diferentes tipos de adestramento canino, e cada um deles é utilizado para uma finalidade específica. Dá para adestrar o animal apenas por uma questão de educação e sociabilidade, mas também existe a opção de adestramento de cães para caça, pastoreio e até mesmo exposição. Para entender um pouco mais sobre como isso funciona, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber. 

Adestramento de cães: técnica do reforço positivo é o método mais utilizado e recomendado

Existem dois tipos de estímulos que podem ser usados para adestrar um cachorro: os positivos e os negativos. Antigamente, muitas pessoas utilizavam os estímulos negativos para educar os cães porque acreditavam que esses animais aprenderiam com mais facilidade ao sentirem medo. Então, basicamente, o cachorro era punido se não fizesse o que o tutor mandasse. Contudo, foi comprovado que essa metodologia não é tão eficaz quanto se pensava e ela se tornou ultrapassada. Hoje, a maioria dos profissionais não recomenda esse tipo de adestramento por ser associado a traumas nos cãezinhos. 

Por outro lado, a técnica do reforço positivo ganhou bastante espaço entre os tutores e adestradores de cães, e é altamente indicada para educar os bichinhos. Ela consiste em ensinar os cachorros determinados comandos a partir de estímulos positivos. Dessa forma, sempre que o animal consegue realizar uma tarefa, ele é recompensado de alguma forma - seja com um petisco, carinho, brinquedos e até mesmo elogios. O objetivo é agradar o pet e incentivá-lo a continuar se comportando daquele jeito quando o tutor pedir.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Adestramento de cães: recompensar o pet com um petisco ou carinho funciona muito bem
    Adestramento de cães: recompensar o pet com um petisco ou carinho funciona muito bem

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Conheça os diferentes tipos de adestramento canino

    Além dos estímulos que são utilizados para educar um cachorro, existem diferentes categorias de adestramento canino. Comandos mais básicos, como ensinar o cachorro a deitar ou dar a pata, geralmente podem ser ensinados pelo próprio tutor. No entanto, dependendo da complexidade do treinamento, a melhor alternativa é buscar um adestrador de cães profissional. Veja quais são os principais tipos de adestramento canino disponíveis:

    • Adestramento básico: tem o objetivo de ensinar ao cão comandos de obediência simples, como sentar, deitar, dar a pata, ficar junto e entender o significado do “não”.

    • Adestramento avançado: costuma ser mais indicado para cães que praticam esportes, já que o animal aprende comandos mais complexos como saltar, desviar e buscar objetos. Um exemplo de esporte é o agility (ou circuito para cachorro).

    • Adestramento de caça: o cãozinho aprende a usar o faro com maior agilidade para buscar e encontrar objetos. Costuma ser indicado para alguns cães de trabalho, como os policiais.

    • Adestramento comportamental: é uma técnica que visa corrigir alguns comportamentos do cãozinho e ajuda a melhorar a convivência com a família e outros animais.

    • Adestramento de exposição: nesta categoria, o adestrador de cães desenvolve uma série de aprendizados com um animal que participa de feiras e eventos de exposição de cachorro.

    • Adestramento de pastoreio: o cãozinho aprende a vigiar e guiar animais em rebanhos, como ovelhas e gado.

    • Adestramento para cães de guarda: tem o objetivo de ensinar o cachorro a proteger um local, objeto ou até pessoas, evitando o acesso de intrusos nesse ambiente.

    • Adestramento para cães guia: o animal é ensinado a conduzir pessoas com deficiência visual em diferentes ambientes.

    • Adestramento de salvamento: é indicado para cães que trabalham com resgate de pessoas. O animal aprende a localizar e salvar pessoas em situação de perigo - no mar, matas, acidentes ou outros locais.

    Vale destacar que, independente da categoria escolhida, o adestramento de cães filhotes é sempre o mais fácil de ser feito. A fase inicial da vida do animal é o momento mais propício para iniciar qualquer tipo de treinamento, mas nada impede que cães mais velhos possam aprender também.

    Redação: Juliana Melo

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    Próxima matéria

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    Vermífugo para cachorro: como dar e quais são os tipos de vermes mais comuns em cães
    Verme

    Vermífugo para cachorro: como dar e quais são os tipos de vermes mais comuns em cães

    O vermífugo para cães é o primeiro remédio que os filhotes devem tomar. Geralmente, os recém-nascidos adquirem vermes durante a gestação e através da amamentação. Para prevenir problemas futuros, é importante dar a primeira dose do remédio para o cachorro filhote entre o 15º e 20º dia de vida.

    Conheça todos os tipos de coleira para cachorro e como usar: modelos, funções e adestramento
    Passeio

    Conheça todos os tipos de coleira para cachorro e como usar: modelos, funções e adestramento

    Cuidar de cachorro é um dos maiores prazeres na vida de qualquer tutor. Tanto é que muitas vezes os cães passam a ser considerados como “filhos” pelos humanos. O que poucos percebem é que, além dos cuidados com a alimentação e saúde do animal, também é importante se atentar a alguns acessórios essenciais para lidar com o cachorro no dia a dia, como é o caso da coleira para cães.

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro
    Raças

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro

    Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! Apesar de ter diferentes variações da raça, como o Pastor Belga Laekenois e o Groenendael, uma coisa é certa: o jeitinho desse cãozinho é completamente encantador. Não importa qual você escolha para levar para casa, essa raça de cachorro - mesmo com as suas variações - possui traços de personalidade bem parecidos e os cuidados com a sua saúde também costumam ser basicamente os mesmos. Para conhecer mais a fundo a raça Pastor Belga, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse cãozinho incrível. Vem que a gente te mostra!

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Ver Todas >

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?
    Comportamento animal

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?

    É bem provável que você já tenha visto um cachorro na janela do carro curtindo o ventinho no rosto ou até tenha presenciado o seu doguinho fazer isso. Essa é uma situação super comum, principalmente quando os donos decidem viajar com cachorro de carro ou nas idas para o veterinário. Mas já parou para se perguntar por que esses bichinhos gostam tanto de ficar com a cabeça na janela? Será que é só por uma questão de aventura, ou existe explicação por trás do comportamento?

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?
    Comportamento animal

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?

    Quem nunca viu um cachorro correndo atrás de uma bola? A  bolinha para cachorro  é clássica e um dos brinquedos preferidos desses animais. Qualquer cãozinho quando vê uma bola se diverte bastante, principalmente aqueles mais energéticos e ativos. Porém, engana-se quem pensa que toda bolinha é igual, porque há uma infinidade de modelos que podem ser comprados. Não existe um melhor que o outro, mas sim o que é mais adequado para cada tipo de cachorro, levando em conta a idade, tamanho e nível de energia.

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)
    Comportamento animal

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)

    O adestramento de cachorro é super conhecido por aí, mas algumas pessoas não sabem que os gatos domésticos também pode ser treinados. Adestrar gato também promove muitos benefícios à rotina do pet, além de aproximá-lo do tutor e mudar comportamentos inadequados. No entanto, o processo de adestramento do gato é bem diferente do que já estamos acostumados com os cães. 

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil
    Comportamento animal

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil

    Um dos grandes desafios que vários tutores enfrentam é não saber como socializar gatos corretamente, o que pode desencadear problemas de convivência, como ciúmes e brigas. Normalmente, o período mais indicado para fazer a socialização é quando o gato ainda é um filhotinho, porque ele ainda está se adaptando ao mundo e fica mais fácil de apresentá-lo a novas experiências. 

    Ver Todas >