Os olhos de cachorro podem ter aparências bem diferentes: esbugalhados, puxados, bem pequenos ou enormes. Em todos os casos, o tutor precisa ter atenção com a região para evitar qualquer problema, como a conjuntivite. No entanto, algumas raças de cachorro têm os olhos mais sensíveis e precisam de cuidados redobrados pela maior predisposição de desenvolver doenças oculares. Isso tem muito a ver com o formato do olho e até mesmo algumas questões genéticas. Vamos te contar quais são essas raças e explicar quais cuidados são importantes manter na rotina.
Quais raças de cachorro precisam de mais cuidados com os olhos?
O período da vida é um fator que pode diferenciar os riscos de doenças oculares. Enquanto algumas raças de cães tendem a desenvolver esses problemas no início da vida, outras sofrem com incômodos nos olhos durante a velhice. Algumas raças são mais propensas a desenvolverem problemas como alterações nas pálpebras, glaucoma, secreção, prolapso de glândula, entre outros casos. São elas:
- Beagle: a raça possui uma predisposição genética para doenças como glaucoma, catarata e atrofia progressiva da retina.
- Bulldog Francês: a braquicefalia, aliada à predisposição genética, a torna propensa a desenvolver úlceras de córnea, ceratoconjuntivite seca, dentre outras doenças oculares.
- Chow Chow: a raça pode apresentar problemas como entrópio, úlcera e glaucoma. Estas doenças se desenvolvem pela predisposição genética do Chow Chow.
- Bulldog Inglês: o focinho curto é um fator de risco para o desenvolvimento da úlcera de córnea, entrópio e outros problemas oculares.
Além destes, outras raças que têm os olhos mais saltados e focinhos curtos, como Pug, Shih Tzu, Lhasa Apso e Pequinês, tendem a apresentar problemas como olho seco, traumas e lesões oculares e úlceras de córnea.
Cuidados necessários com os olhos do cachorro
Independente da raça, a forma de prevenção mais importante é o cuidado no dia a dia. É de extrema importância realizar consultas periódicas, pelo menos uma vez ao ano, para prevenir doenças e cuidar da saúde dos olhos. A úlcera de córnea é a maior responsável pela perda de visão de pets, mesmo existindo tratamento eficiente que proporcionam rápida cicatrização da ferida. O motivo? A demora dos tutores em levar os animais ao veterinário. Em qualquer doença, o diagnóstico precoce só traz benefícios para a saúde do seu pet.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Como limpar os olhos do cachorro?
A poluição dos grandes centros urbanos também é um fator que pode influenciar negativamente a saúde dos olhos de seu pet. Cachorros que costumam passear de carro com a cabeça para o lado de fora, por exemplo, estão muito propensos a doenças oculares. O vento atinge diretamente os olhos podendo causar irritação e até problemas mais graves, como algumas lesões. O clima muito seco também é um fator que pode prejudicar a saúde ocular dos caninos.
Com todos esses fatores, é preciso ter bastante atenção com os cuidados básicos. Fazer a limpeza dos olhos dos cães é essencial. Os animais saudáveis costumam apresentar poucas secreções nos olhos, as famosas “remelas”. A recomendação é que se use um pedaço de gaze para remover delicadamente as secreções. Sempre com muito cuidado pois os olhos são muito sensíveis. Lenços umedecidos próprios para esse tipo de limpeza podem ser encontrados em petshops e também são uma boa opção. Fique atento! O excesso de secreções de cor esverdeada ou amarelada não é normal e pode indicar problemas como a conjuntivite. É ideal levar o cachorro ao veterinário para avaliar o quadro.
Sintomas que podem indicar algo de errado nos olhos do cachorro
Os sinais mais comuns de que algo está errado com a saúde ocular de seu cachorro são: inchaço e vermelhidão nos olhos, piscar muito ou rapidamente, pálpebras mais fechadas do que o normal, intolerância a ambientes claros, edema e secreção em excesso nos olhos, coceiras, olhos lacrimejando mais do que o normal, manchas, mudança de cor ou formato dos olhos. Preste muita atenção em todas essas mudanças e caso perceba algum desses sinais, leve o seu pet imediatamente ao médico veterinário.
Redação: Hyago Bandeira
