Os olhos de cachorro podem ter aparências bem diferentes: esbugalhados, puxados, bem pequenos ou enormes. Em todos os casos, o tutor precisa ter atenção com a região para evitar qualquer problema, como a conjuntivite. No entanto, algumas raças de cachorro têm os olhos mais sensíveis e precisam de cuidados redobrados pela maior predisposição de desenvolver doenças oculares. Isso tem muito a ver com o formato do olho e até mesmo algumas questões genéticas. Vamos te contar quais são essas raças e explicar quais cuidados são importantes manter na rotina.

Quais raças de cachorro precisam de mais cuidados com os olhos?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O período da vida é um fator que pode diferenciar os riscos de doenças oculares. Enquanto algumas raças de cães tendem a desenvolver esses problemas no início da vida, outras sofrem com incômodos nos olhos durante a velhice. Algumas raças são mais propensas a desenvolverem problemas como alterações nas pálpebras, glaucoma, secreção, prolapso de glândula, entre outros casos. São elas:

  • Beagle: a raça possui uma predisposição genética para doenças como glaucoma, catarata e atrofia progressiva da retina.
  • Bulldog Francês: a braquicefalia, aliada à predisposição genética, a torna propensa a desenvolver úlceras de córnea, ceratoconjuntivite seca, dentre outras doenças oculares.
  • Chow Chow: a raça pode apresentar problemas como entrópio, úlcera e glaucoma. Estas doenças se desenvolvem pela predisposição genética do Chow Chow.
  • Bulldog Inglês: o focinho curto é um fator de risco para o desenvolvimento da úlcera de córnea, entrópio e outros problemas oculares.

Além destes, outras raças que têm os olhos mais saltados e focinhos curtos, como Pug, Shih Tzu, Lhasa Apso e Pequinês, tendem a apresentar problemas como olho seco, traumas e lesões oculares e úlceras de córnea.

Cuidados necessários com os olhos do cachorro

Independente da raça, a forma de prevenção mais importante é o cuidado no dia a dia. É de extrema importância realizar consultas periódicas, pelo menos uma vez ao ano, para prevenir doenças e cuidar da saúde dos olhos. A úlcera de córnea é a maior responsável pela perda de visão de pets, mesmo existindo tratamento eficiente que proporcionam rápida cicatrização da ferida. O motivo? A demora dos tutores em levar os animais ao veterinário. Em qualquer doença, o diagnóstico precoce só traz benefícios para a saúde do seu pet.


Ficar com a cabeça para fora da janela do carro pode afetar a saúde dos olhos do cachorro
Ficar com a cabeça para fora da janela do carro pode afetar a saúde dos olhos do cachorro

Como limpar os olhos do cachorro?

A poluição dos grandes centros urbanos também é um fator que pode influenciar negativamente a saúde dos olhos de seu pet. Cachorros que costumam passear de carro com a cabeça para o lado de fora, por exemplo, estão muito propensos a doenças oculares. O vento atinge diretamente os olhos podendo causar irritação e até problemas mais graves, como algumas lesões. O clima muito seco também é um fator que pode prejudicar a saúde ocular dos caninos.

Com todos esses fatores, é preciso ter bastante atenção com os cuidados básicos. Fazer a limpeza dos olhos dos cães é essencial. Os animais saudáveis costumam apresentar poucas secreções nos olhos, as famosas “remelas”. A recomendação é que se use um pedaço de gaze para remover delicadamente as secreções. Sempre com muito cuidado pois os olhos são muito sensíveis. Lenços umedecidos próprios para esse tipo de limpeza podem ser encontrados em petshops e também são uma boa opção. Fique atento! O excesso de secreções de cor esverdeada ou amarelada não é normal e pode indicar problemas como a conjuntivite. É ideal levar o cachorro ao veterinário para avaliar o quadro.

Sintomas que podem indicar algo de errado nos olhos do cachorro

Os sinais mais comuns de que algo está errado com a saúde ocular de seu cachorro são: inchaço e vermelhidão nos olhos, piscar muito ou rapidamente, pálpebras mais fechadas do que o normal, intolerância a ambientes claros, edema e secreção em excesso nos olhos, coceiras, olhos lacrimejando mais do que o normal, manchas, mudança de cor ou formato dos olhos. Preste muita atenção em todas essas mudanças e caso perceba algum desses sinais, leve o seu pet imediatamente ao médico veterinário.

Redação: Hyago Bandeira