Se você tem um animal de estimação em casa, já deve ter questionado se tem problema oferecer uma ração para filhotes a um cachorro adulto ou vice-versa. Provavelmente já se perguntou também quais as diferenças entre cada tipo e qual o momento certo para fazer a transição sem prejudicar o crescimento do bichinho. É justamente esse o ponto: cada alimento tem particularidades nutricionais que contemplam as necessidades do animal para aquela fase específica da vida. Ou seja, a escolha do alimento certo é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável do filhotinho ou para manter o cachorro adulto em sua melhor forma.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sabemos que escolher a ração ideal para o cachorro é algo que deixa os pais de primeira viagem muito confusos. Basta uma olhada rápida na prateleira do petshop para encontrar várias nomenclaturas, que se adequam à idade, tamanho e características gerais do animal (se ele tem alguma alergia ou doença relacionada, por exemplo). Pensando nisso, vamos esclarecer de uma vez por todas as diferenças nutricionais entre a ração para cachorro filhote e a indicada para cachorro adulto!

Ração para filhotes: alimento mais nutritivo garante o crescimento saudável e suporta a energia de sobra do cãozinho

Alguns filhotes de cachorro têm tanta (mas tanta) energia que seu tutor desejaria que houvesse um botão para desligá-lo por algumas horas. Essa disposição de sobra precisa ser sustentada pela escolha do que dar para filhote de cachorro comer: a ração destinada a essa fase tem em sua composição maior quantidade de proteínas, carboidratos e outros nutrientes. Não seguir essa orientação pode comprometer a saúde do animal. A ração para cachorro filhote é fortalecida por vitaminas e minerais que ajudam no processo de formação de tecidos e da estrutura óssea dele. O equilíbrio entre o cálcio (maior quantidade) e o fósforo (menor quantidade), por exemplo, garante a correta calcificação dos ossos do cachorro em crescimento.

 

A ração para cachorro filhote tem maior concentração de proteínas e carboidratos, além de nutrientes que ajudam na formação de tecidos e ossosOferecer a ração para cachorro filhote aos adultos pode resultar em obesidade e outros problemas de saúde

 

Qual a melhor ração para cachorro adulto? Definitivamente não é a indicada para filhotes

 

Como já explicamos, o filhote demanda mais calorias nas refeições por estar na fase de crescimento e ser muito eufórico. Na prática, qual o problema em oferecer essa ração aos cães adultos? Depois de um período, que pode variar bastante, o cachorro já atingiu o crescimento e sua energia diminui consideravelmente, por isso, as necessidades nutricionais são menores. Dar ao animal uma ração com mais proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais pode resultar em obesidade canina e outros distúrbios de saúde. O alimento indicado para cachorro adulto precisa ser equilibrado.

A ração para cães idosos, por sua vez, é mais macia e possui nutrientes que fortalecem a saúde do animal. No caso de animais que apresentam alergias e doenças relacionadas ou cadelas gestantes, o melhor é consultar o veterinário de confiança para que ele indique o tipo de alimentação e frequência adequada.

Quando fazer a transição da ração para cachorro filhote para a indicada aos adultos?

Por muito tempo, acreditava-se que qualquer cachorro tinha que passar a comer ração para adultos assim que completasse 12 meses de vida. Na verdade, existem exceções, principalmente quando falamos de cães de porte grande e gigante. Cachorrinhos pequenos e médios até seguem essa regra, mas os animais maiores demoram mais tempo para atingir a maturidade. Por isso, a transição deve ocorrer mais tarde, ali por volta dos 18 meses de vida. Na dúvida, fale com o veterinário!

Redação: Luana Lopes