Você provavelmente sabe da necessidade de usar protetor solar diariamente para proteger sua pele contra os efeitos dos raios solares. Mas você sabia que os gatos também precisam de proteção contra o sol, mesmo que fiquem apenas dentro de casa? Isso porque a pele deles também está suscetível aos danos provocados pelos raios ultravioleta e o câncer de pele em gatos é um problema comum, infelizmente. Para isso, é fundamental usar protetor solar para gatos sempre que ele for se expor ao sol. O Patas da Casa conta mais sobre o produto, como escolher o ideal para o seu gatinho e como mantê-lo protegido para tomar o desejado banho de sol.
Quando é necessário usar o protetor solar para pet no seu gato?
É importante proteger o seu gatinho contra os danos provocados pela radiação UV toda vez que ele for se expor ao sol, seja dentro ou fora de casa. Isso vale para todos os tipos de gato, mesmo que ele tenha pelos grossos e longos. Afinal, não é apenas no peito e costas que o animal está exposto ao sol. Para evitar que o bichano sofra de problemas de pele, como melanoma ou câncer de pele em gatos, é importante aplicar o protetor solar em todo o corpo, incluindo patas, orelhas e focinho.
Se o seu felino tem acesso livre ao quintal ou parte externa da casa, é importante usar o protetor solar diariamente. Para os animais que tomam banho de sol dentro casa, não se esqueça de aplicar o produto antes de liberar o acesso do gato à janela.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Gato branco está mais exposto aos danos causados pelo sol?
Todos os gatos precisam de protetor solar quando tomam seu banho de sol para evitar os problemas de pele. Mas é verdade que algumas raças e cores do animal são mais vulneráveis aos danos provocados pelos raios ultravioletas. Os bichanos da raça Sphynx, por exemplo, devem usar filtro solar mesmo quando não estiverem expostos ao sol, já que sua pele não tem nenhum tipo de proteção contra esse tipo de agressão.
Os gatos de pelo claro, principalmente os brancos, também precisam de atenção redobrada. Isso porque, assim como acontece com a pele humana, os felinos de pelos mais claros estão mais vulneráveis aos raios solares do que aqueles que têm pelos mais escuros. Por isso, é importante usar o protetor solar no seu gatinho branco mesmo quando o dia estiver nublado.
Protetor solar para gatos: preço e como escolher o produto
É fundamental usar um protetor solar específico para pets, então, nem pensar em usar o seu protetor solar para proteger a pele do seu bichano. O produto voltado para humanos têm componentes que podem ser tóxicos para os gatos, como os óxidos de zinco e os salicilatos. Caso você não encontre um produto específico para animais, as versões hipoalergênicas para humanos ou voltados para crianças também podem ser usadas, desde que não tenham cor ou fragrância, nem os compostos citados acima.
O ideal é usar sempre um protetor solar com fator de proteção solar 30 ou superior no seu amigo de quatro patas, seja ele para humanos ou específico para gatos. O preço do produto para gatos fica entre 40 e 70 reais, a unidade, dependendo da marca escolhida. Sempre converse com o seu veterinário de confiança antes de usar qualquer coisa no seu pet, combinado?
Redação: Gabrielle Nunes
