Ter um bichinho de estimação é estar sempre preocupado com a sua segurança, saúde e bem-estar. É por isso que o portão para cachorro pode ser muito útil para os tutores, principalmente se o cãozinho é bagunceiro, destrói móveis ou tem sede de fuga. O acessório pode ser utilizado para delimitar o acesso do cachorro a determinados cômodos, evitar que subam e desçam escadas sem supervisão ou mesmo garantir que não vão sair para a rua no mínimo descuido. Como cada cachorro tem uma personalidade e tamanho diferente, é importante buscar a melhor opção para o seu caso. Entenda abaixo como funciona o portão de cachorro e escolha o seu!

Entenda a importância de ter um portão de proteção para cachorro na sua casa

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quem tem um bichinho de estimação entende a preocupação de sair para trabalhar e ter que deixar o animal sozinho em casa. Quando isso acontece, deve-se levar em consideração todas as possibilidades, inclusive aquela bagunçadinha geral nos cômodos e muita destruição. Mas, além disso, outra questão que não deve passar em branco é que o seu cãozinho pode aproveitar a liberdade para acessar lugares que não deveria e ficar exposto a algum risco à saúde e integridade física.

Portão para cachorro pode ser um aliado no adestramento

Se o seu cachorro é muito agitado e costuma pular nas visitas ou moradores que chegam em casa, o portão para cachorro pode te ajudar a corrigir esse comportamento. Assim, você evita deixar o cãozinho estressado. No caso de filhotes, é um aliado no período de ambientação na nova casa: pode ser usado para ensiná-lo a fazer xixi e cocô no lugar certo, com a limitação do espaço para as necessidades, ou mesmo ajudar na adaptação com outros animais.

Portão de pressão para cachorro: modelo prático e fácil de instalar

O portão de pressão para cachorro é o modelo mais comum e geralmente é encontrado em pet shops e lojas especializadas. A instalação é muito fácil e não precisa de furos na parede ou de ferramentas: basta encaixar o portão no vão da porta e ajustar o fixador de pressão até que fique totalmente preso. Se você quiser remover o portão para cachorro e colocá-lo em outro lugar também não tem segredo, basta girar os fixadores até que se soltem.

O ideal é, antes da compra, medir a extensão da sua porta e verificar se a grade caberá ali. Caso fique pequeno, você pode optar pelo portão para cachorro com extensor. O acessório serve para ajustar o portão em portais mais largos.


Alguns cachorros ficam estressados com o portão de segurança. Veja algumas dicas para deixá-lo mais calmo quando estiver preso
Alguns cachorros ficam estressados com o portão de segurança. Veja algumas dicas para deixá-lo mais calmo quando estiver preso

"Meu cachorro pula o portão de proteção": veja dicas do que fazer!

Existem raças e raças e é claro que cada uma delas tem seu próprio "jeitinho" canino. Enquanto alguns cachorros são mais calmos e tranquilos, outros são verdadeiros furacões que não aceitam limites: choram, latem e, em outros casos, podem até pular o portão de proteção. Como qualquer adaptação, é preciso paciência e dedicação para o seu cãozinho associar o portão com algo positivo. Veja algumas dicas do que fazer:

Dica 1: Petiscos, recompensas e carinhos podem fazer o seu cachorro entender que ficar atrás do portão é, na verdade, um momento feliz e agradável;

Dica 2: O enriquecimento ambiental pode ajudar muito. Ao prender o cachorro, deixe muitos brinquedos, caixas e petiscos para tirar a atenção dele do portão. Assim, ele vai ficar distraído e se acalmará da frustração por estar preso;

Dica 3: Se o seu cachorro pula o portão de proteção, você pode buscar formas de deixar o portão mais alto. Seja com um apoio ou extensor personalizado, você só precisa garantir que isso funcionará e não vai machucar o cãozinho;

Dica 4: Adestrar o seu cachorro pode, inclusive, acabar com a necessidade de um portão para delimitar o espaço. Busque um profissional especializado e converse com ele para ver a melhor opção.

Quando a nova aquisição é feita, é normal que demore um tempinho até que o cachorro se adapte ao portão. Portanto, é essencial que seu tutor tenha ainda mais calma e paciência durante todo o processo, até porque precisamos entender o lado do doguinho (ninguém ia gostar de ficar preso também, convenhamos). Aos poucos, essa adaptação vai acontecer e, por mais difícil que seja no início, ele vai passar a entender que não é nenhum fim do mundo ficar preso por algumas horinhas naquele local.

Portão para cachorro grande: grades personalizadas

Apesar da maioria das grades serem feitas com medidas padrões, direcionadas normalmente a cachorros de pequeno e médio porte, existem opções de portão para cachorro grande. Esses modelos são mais difíceis de encontrar, mas uma opção é personalizar seu próprio portão de proteção para cachorro. Verifique com serralheiros ou marceneiros se há a possibilidade de fazer um modelo com a medida que você busca. Mas atenção: garanta que essa opção será segura e não machucará o seu cachorro!

Redação: Juliana Melo