A bolinha para cachorro é um dos brinquedos que mais fazem sucesso entre os pets. Elas podem ser feitas com diferentes tipos de materiais e são sinônimo de muita diversão para os peludos. Mas tem uma bolinha em especial que costuma ser a preferida de muitos cachorros: a de tênis. Você já se perguntou por que os cães adoram bolas de tênis? É isso que o Patas da Casa vai te responder a seguir, além de tirar algumas dúvidas comuns sobre o brinquedo.
Por que os cães adoram bolas de tênis?
Um dos principais motivos por que os cães adoram bolas de tênis é o mesmo do porque eles adoram qualquer bolinha: o instinto de caça. As bolinhas desempenham um papel de ‘presa’ na brincadeira. Isso porque quando o tutor joga o brinquedo longe, a função do cachorro é ‘capturar’ a presa e devolvê-la para o dono. Além disso, proporciona estímulos físicos e mentais ao animal, melhorando o bem-estar e a cognição do pet.
Mas por que essa fascinação tão grande por bolinhas especificamente de tênis? Bom, a explicação para isso está no tamanho e no material deste modelo. As bolinhas de tênis são feitas com borracha e uma camada externa de feltro. A textura do feltro é satisfatória para os cachorros, provocando diferentes estímulos sensoriais.
O tamanho também é ideal para os pets conseguirem pegar o objeto com a boca sem ter problemas. Ou seja, não corre o risco de o pet acidentalmente engolir a bolinha (e você ter um cachorro engasgado); e nem de a bolinha ser tão grande a ponto de ele não conseguir pegar com a boca. Esses motivos explicam por que os cães adoram bolas de tênis!
Se seu pet destrói tudo, a bola para cachorro deve ser mais resistente
Mesmo sabendo a razão por que os cães adoram bolas de tênis, é importante ter em mente que essas bolinhas nem sempre são indicadas para os pets. Se você tem um cachorro destruidor em casa, por exemplo, esse tipo de brinquedo não é o ideal. Apesar de serem feitas com um material mais resistente do que outras bolinhas, as bolas de tênis também podem ser destruídas depois de um tempo.
Se isso realmente acontecer, essa bola para cachorro se torna um grande perigo. Quanto mais tempo o cãozinho passa ‘roendo’ a bola e tentando destruí-la, pior é para a saúde bucal dele. A fricção constante com o feltro pode causar abrasão no esmalte do dente do cachorro, o que facilita o desenvolvimento de outros problemas dentários.
Para completar, conforme o animal vai atingindo o seu objetivo, que é destruir a bolinha, os fiapos do feltro vão se soltando e correm o risco de serem ingeridos pelo cão. O problema é que eles são bastante prejudiciais para os peludos, e podem causar asfixia ou até mesmo uma obstrução intestinal em cães. A tendência, inclusive, é só piorar esses riscos se a bolinha for destruída, já que as borrachas também podem ser ingeridas e fazer muito mal.
Dicas para escolher a melhor bolinha para cachorro
É claro que todo tutor que sabe por que os cães adoram bola de tênis vão tentar mimar os doguinhos com esse tipo de brinquedo. No entanto, por causa dos perigos que ele representa, talvez não seja bom arriscar. Mesmo que seu cãozinho não tenha hábitos destrutivos, esse contato frequente com a bolinha não vai fazer bem para a saúde bucal dele.
Então como escolher as melhores bolas para cachorro? Veja algumas dicas a seguir:
- Escolha uma bolinha que não seja tão dura — Isso vai ajudar a evitar possíveis fraturas quando o cãozinho for pegar a bola;
- O tamanho da bolinha para cachorro deve ser adequado para o pet — O pet deve conseguir pegar a bola com a boca sem o risco de engolir;
- Durabilidade da bolinha deve ser levada em consideração — O material da bolinha não deve ser muito frágil e macio para não ser rasgado com facilidade;
- Bolas recheadas são sinônimo de entretenimento — Essa é uma ótima ideia de enriquecimento ambiental para cães e você pode rechear o brinquedo com petiscos ou ração.
Vale dizer que se você tem um cachorro que destrói tudo, a bola indestrutível é uma ótima opção. Ela é feita com um material biônico de borracha capaz de resistir a altos impactos e é flexível na medida certa, tendo uma ótima durabilidade perto dos cachorros que mordem tudo o que veem pela frente.