Separar espaços na sua casa com brinquedos para gatos é tão importante quanto cuidar da alimentação e saúde do seu felino. Gatos têm a fama de serem animais independentes, mas isso não significa que eles não precisam de atenção, cuidado e, principalmente, distração. Assim como os cachorros, os gatos também gostam de correr e brincar. Por conta disso, é muito importante pensar sobre o enriquecimento ambiental para gatos, que nada mais é do que evitar o tédio do seu animal de estimação.

O enriquecimento ambiental para gatos é fundamental para manter o seu pet saudável

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O enriquecimento ambiental para gatos é importante porque impede que o seu pet desenvolva comportamentos mais agressivos ou ansiosos por conta da simples falta do que fazer. Um gato que passa muito tempo sozinho em casa, sem algum tipo de distração, pode passar a arranhar sofás, morder lugares inadequados e até apresentar um comportamento mais agressivo, principalmente com outros gatos da casa, se for o caso. Um gato sem estímulo para brincadeiras também pode apresentar sinais de ansiedade, depressão, perda de apetite e, em alguns casos, até automutilação.

Vale reforçar que o enriquecimento ambiental para gatos também contribui para a saúde física do pet, já que com brinquedos e outros espaços específicos, como nichos para gatos, ele terá motivos para correr e também escalar lugares - e tudo isso sem danificar nenhum ambiente da casa. Como não há o hábito de se passear com gatos e nem levar para parques, essa acaba sendo uma forma de mantê-los ativos, com os músculos fortalecidos e também mais resistentes.

Gatificação: como adequar a casa para deixar a vida do gato mais saudável?

O termo gatificação também surgiu a partir da ideia de enriquecimento ambiental para gatos e nada mais é do que o ato do tutor de organizar e adequar a sua casa para que os gatos também tenham o seu espaço para se distrair e brincar. Ou seja, a gatificação de ambientes. A verdade é que existem muitas maneiras de adequar a casa, seja com estímulos naturais ou brinquedos. Gatos são animais muito espertos e curiosos, por conta disso até as mais simples das brincadeiras despertam o seu interesse, seja com uma bola ou bichinhos de plástico.


A gatificação pode ser feita com a instalação de nichos, prateleiras e arranhadores pelo ambiente
A gatificação pode ser feita com a instalação de nichos, prateleiras e arranhadores pelo ambiente

Como deixar sua casa mais gatificada?

No entanto, também é preciso lembrar que gatos são caçadores por natureza e gostam de se manter ativos. Para isso o ideal é buscar nichos para gatos, que é basicamente um conjunto de peças que vão estimular essas necessidades ancestrais. Existe nicho para gatos com diferentes peças, os mais comuns vêm com prateleira para gatos. Que tutor nunca reparou que o seu pet gosta de ficar em cima de armários e até mesmo da geladeira? Gatos adoram lugares altos e também se divertem escalando. Então, para não estragar nenhum móvel da sua casa, espalhe prateleiras para gato, que, com certeza, seu gatinho terá uma vida mais ativa dentro de casa.

Falando em estragar móveis, gatos adoram arranhar. Além de ser uma forma de manter as unhas afiadas, muitos marcam território dessa forma. No entanto, o hábito de arranhar também pode estar ligado ao estresse. Então, para não ter dor de cabeça, busque um arranhador para gatos. Dessa forma você também estará estimulando o alongamento e a musculatura do felino. Vale destacar que a gratificação não é só sobre atividades e brincadeiras. Afinal, gatos também gostam de descansar e relaxar. Providenciar uma boa cama adequada ou até mesmo uma rede para gatos também faz parte do enriquecimento ambiental para gatos

Apesar de todas as dicas, vale lembrar que nada é mais divertido para o pet do que brincar com o seu próprio tutor. Então, antes de pensar em arranhadores para gatos, prateleiras para gatos e toda a gatificação de ambientes, lembre-se de interagir com o seu gatinho. É importante dar bastante atenção para que o seu pet não se sinta sozinho.

Redação: Victor Viana