Comportamento

Por que gatos não gostam de carinho na barriga? Veja algumas teorias e explicações!

Quer saber por que gatos não gostam de carinho na barriga? Veja o que a gente descobriu sobre o assunto!
Quer saber por que gatos não gostam de carinho na barriga? Veja o que a gente descobriu sobre o assunto!

Ao contrário do que muitos podem pensar, os gatos são animais que podem, sim, ser amáveis e carinhosos com os seus donos - eles só têm um jeitinho bastante próprio de demonstrar isso. O que acontece é que, diferente dos cães, os felinos são mais reservados e menos expansivos nessas demonstrações de afeto, mas quando é hora de receber carinho, eles gostam (e às vezes até procuram por isso). O problema é que não são todos os lugares do corpo do animal que são indicados para as carícias. Alguns tutores podem até achar que o gato gosta de carinho na barriga, por exemplo, mas essa é a região mais contraindicada para isso. A seguir, te explicamos o porquê.

Afinal, por que gatos não gostam de carinho na barriga?

Se você já tentou fazer carinho na barriga do gato e ele te arranhou e mordeu em seguida, não se preocupe. Isso não quer dizer que o seu bichano não te ama mais ou que ele está chateado com você. Na verdade, a maioria dos gatos não gostam de carinho na barriga, e é justamente por isso que eles reagem dessa forma. Mas por que isso acontece? Simples: é na região do tórax e da barriga que estão localizados os órgãos vitais do animal, então geralmente os gatos evitam expor essa região ao máximo.

Quando os bichanos se sentem seguros e confortáveis dentro do seu lar, eles podem até deitar de barriga para cima, deixando essa parte do corpo totalmente vulnerável e desprotegida. No entanto, isso não é um convite para carinho, na maioria das vezes. Pode até ter um gato ou outro que gosta de ter a barriga acariciada, mas geralmente são exceções. Antes de tocar lá, observe como o animal se comporta. Se ele não se sentir incomodado, é porque está gostando; mas caso perceba que ele não gostou, é importante parar imediatamente para não deixar o gato irritado ou estressado com a situação.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O gato não gosta de carinho na barriga, mas na cabeça sim!
    O gato não gosta de carinho na barriga, mas na cabeça sim!

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Gato não gosta de carinho na barriga, mas tem outros lugares para acariciar os bichanos sem medo

    Agora que você já sabe por que gato não gosta de carinho na barriga, deve estar se perguntando como fazer carinho no seu pet sem deixá-lo aborrecido, certo? Bom, geralmente os felinos gostam muito de receber carícias nas costas e na cabeça, mais especificamente entre as orelhas, perto dos olhos e no queixo. Ao optar pela cabeça, porém, é necessário ter certo cuidado com os bigodes do gato, que são outra região bastante sensível e que pode causar incômodo ao pet. Para que o momento seja ainda mais proveitoso, o tutor deve fazer carinho no gato sempre com movimentos leves e delicados, sem muita pressão e no sentido do crescimento dos pelos do animal.

    Identificar o melhor momento para fazer carinho no gato também é parte do processo

    Ainda que você tenha um gato carinhoso, é importante ter em mente que nem sempre os bichanos estão dispostos a receberem carícias. Como todos sabem, esses animais prezam bastante pelo próprio espaço, e para ter uma boa convivência com eles, os humanos precisam respeitá-lo. Então a melhor forma de saber qual é o melhor momento para fazer carinho no seu pet é observando a linguagem corporal do gato: se ele quiser carinho, provavelmente vai começar a passear entre as suas pernas, ronronar ou chamar sua atenção de alguma forma. O ato de amassar pãozinho no colo do tutor também costuma ser um convite para isso, como se os gatos dissessem: “ei, humano, pare tudo que você está fazendo e me dê um pouco de carinho!”. 

    Redação: Juliana Melo

    Cachorro castrado marca território? O que fazer?

    Próxima matéria

    Cachorro castrado marca território? O que fazer?

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino
    Ração

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino

    Um dos sinais mais comuns que os gatos demonstram que alguma coisa não vai bem com a saúde é não querer comer ou comer bem pouco. Os motivos podem ser os mais diversos, desde uma leve indisposição a problemas mais graves. Por isso, conhecer bem o comportamento do seu felino e ficar atento aos demais sinais é essencial para agir corretamente e buscar ajuda veterinária a tempo. Para ajudar, vamos tirar algumas dúvidas e dar dicas de como fazer o seu gato voltar a comer.

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Como dar remédio para gato sem deixá-lo muito agitado? Veja algumas dicas para não errar!
    Cuidados

    Como dar remédio para gato sem deixá-lo muito agitado? Veja algumas dicas para não errar!

    Para muitos tutores, descobrir como dar remédio para gato pode ser um desafio e tanto. Enquanto alguns animais têm mais facilidade para aceitar a medicação, outros podem apresentar sinais de estresse e agitação na hora de tomar a cápsula ou comprimido. A verdade é que não há uma técnica ideal que funcione para todos os gatos. Você deve testar diversos recursos até conseguir encontrar uma maneira eficaz de administrar o medicamento para o seu bichinho. Pode ser um processo frustrante de tentativa e erro, mas eventualmente você encontrará um sistema viável, que pode envolver comida ou não.

    Ver Todas >

    Por que o cachorro segue o dono? Veja o que está por trás do comportamento!
    Comportamento animal

    Por que o cachorro segue o dono? Veja o que está por trás do comportamento!

    Existem cachorros que são mais desprendidos e não fazem tanta questão de estar o tempo todo colados com a família. Enquanto isso, outros cãezinhos são tão apegados aos donos que os seguem por todos os cômodos da casa, querendo estar sempre por perto. Mas será que esse é um comportamento normal ou pode representar um problema de dependência emocional? Afinal, por que o cachorro segue o dono o tempo todo?

    Adestramento de cães: 5 coisas que você precisa saber antes de adestrar o seu cachorro
    Comportamento animal

    Adestramento de cães: 5 coisas que você precisa saber antes de adestrar o seu cachorro

    A melhor forma de lidar com um cachorro bagunceiro ou que não sabe se comportar é estabelecendo limites e ensinando a ele o que é certo e errado. E como fazer isso, afinal? O adestramento de cães pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é, desde que seja feito do jeito correto. Assim como qualquer campo de conhecimento, existem algumas regras básicas que todo tutor precisa saber antes de adestrar cachorro, como quais são as técnicas mais utilizadas e qual a melhor idade para iniciar o adestramento de cães.

    Brincadeiras para cachorro:
    Comportamento animal

    Brincadeiras para cachorro: "posso deixar meu pet brincar com gravetos que ele encontra na rua?"

    Existem muitas variedades de brinquedos para cachorro e cada animal tem sua preferência e paixão por um. Como os doguinhos não fazem distinção de coisas caras ou baratas, qualquer coisa que encontram pela frente se transforma em brincadeira. Eles podem fazer a festa com um simples graveto de árvore caído na rua, por exemplo. Acontece que dar graveto para cachorro não é a brincadeira mais segura que existe. 

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?
    Comportamento animal

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?

    Dentre tantas raças de cachorro que existem, uma das mais adoráveis e cativantes certamente é o Bulldog Inglês. “Mas eles não são mal humorados?” - é o que muitos se perguntam, principalmente por causa da carinha de rabugento típica da raça. A verdade é totalmente diferente disso: qualquer pessoa que tem a chance de conviver com um cachorro Bulldog Inglês sabe bem como esses animais podem ser amorosos e brincalhões. 

    Ver Todas >