Se o seu cachorro dorme pertinho de você, alguns questionamentos sobre esse tipo de comportamento canino provavelmente já devem ter passado pela sua cabeça. É muito comum que, antes de um cãozinho tirar um soninho, ele se aconchegue bem próximo ao seu tutor. Seja deitando em cima ou perto dos seus pés: o cachorro quase sempre encontra uma forma de dormir encostado no seu dono. Mas afinal, o que isso significa e por que o cachorro procura algum tipo de contato com os humanos antes de dormir? Esse hábito é seguro ou o cãozinho pode começar a ficar mais possessivo por causa disso? Desvendamos todas essas dúvidas a seguir, confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

“Meu cachorro deita em cima de mim”: o que isso quer dizer?

Embora muitos acreditem que o cachorro dormindo em cima do tutor seja um ato de dominância, isso não é bem verdade. O que acontece é que quando o cachorro deita em cima do humano é porque ele está demonstrando afeto e carinho. Além disso, os cachorros também são muito sensitivos, então quando eles percebem que algo não está bem com o seu tutor, a maneira que eles encontram de demonstrar algum tipo de apoio é deitando em cima dele e ficando o tempo todo por perto para “consolá-lo”.

Em alguns casos, também é possível que, se o cachorro dorme em cima de você, é porque ele considera ali um lugar quentinho e confortável para tirar um cochilo. Essa é uma situação bastante comum quando os cãezinhos ainda são filhotes, porque é uma fase da vida em que eles precisam se sentir bastante seguros e o colo da mãe ou do pai humano representa esse tipo de proteção e segurança que eles precisam.

Por fim, outro motivo porque cachorro gosta de dormir encostado no dono pode ser o fato do cãozinho querer chamar a sua atenção. O ato de deitar em cima do humano é uma forma de compensar a falta de companhia, principalmente quando o tutor passa muito tempo fora de casa.

cachorro dormindo com dono

O que significa quando o cachorro deita no seu pé?

 

Você já se perguntou o que significa quando o cachorro deita no seu pé? Essa é uma situação bastante comum. Embora isso pareça um tipo de aconchego (e não deixa de ser), também existem outros motivos por trás desse comportamento canino. Um deles, por exemplo, é que ao deitar nos pés do humano, o cachorro deixa um cheirinho característico naquele local - ou seja, é uma forma de marcar o território no tutor. O cheiro deixado serve para alertar outros animais de que aquele humano tem dono. Além disso, outra possível explicação para isso é que o cãozinho simplesmente quer passar um tempo de qualidade perto de quem ele se sente bem ou chamar sua atenção para alguma situação.

Cachorro dormindo junto do dono pode ficar mais possessivo?

O vínculo que se cria com um cachorro dormindo perto é realmente incrível! Mas muitos tutores se preocupam com o comportamento do animal que adota esse hábito, já que eles acreditam que dormir junto pode acabar deixando o cachorro protetor demais e até possessivo. No entanto, é importante desmistificar essa ideia. Se o cãozinho não possui problemas de comportamento no geral, dificilmente vai se tornar mais mais possessivo se começar a dormir com os humanos. Na verdade, dormir com o cachorro pode aumentar o vínculo entre o tutor e o animal e até aliviar comportamentos destrutivos. 

Se você já tem um cachorro ciumento, é preciso ficar atento

Se o cãozinho já apresentava problemas de ciúmes e possessividade antes de começar a dormir junto, é importante ficar atento. O cachorro com ciúmes do outro cachorro e até mesmo de bebês pode ter esse comportamento intensificado ao dormir na cama do dono. A melhor forma de amenizar isso é com treinamentos e técnicas corretas. Além disso, é importante que o tutor sempre demonstre sua autoridade e estabeleça limites ao animal, indicando o que é certo e o que é errado. Mas atenção: é importante fazer isso de uma forma assertiva, mas que não seja agressiva com o seu cãozinho.

Redação: Juliana Melo