Cachorro

Por quantos meses o cachorro tem que comer ração de filhote?

Publicado - 26 Setembro 2025 - 09h12

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

A alimentação tem um papel decisivo no desenvolvimento de um filhote de cachorro. Nos primeiros meses de vida, o cãozinho cresce em ritmo acelerado, gasta muita energia brincando, aprende a interagir com o mundo e precisa de uma dieta que acompanhe tudo isso. É aí que entra a ração para cachorro filhote, formulada especialmente para sustentar essa fase tão intensa.

No entanto, chega um momento em que é preciso fazer a transição para a ração de adulto, afinal, o filhote precisa de nutrientes diferentes dos cães crescidos. Portanto, entender quando mudar a dieta do pet é fundamental para garantir que ele cresça forte e saudável, e o Patas da Casa te ajuda nessa missão, esclarecendo as principais dúvidas sobre a alimentação do cachorro filhote. 

Por que a ração para cachorro filhote é diferente?

Nos primeiros dias de vida, o filhote de cachorro se alimenta exclusivamente do leite materno, que garante todos os nutrientes e anticorpos necessários para o início do desenvolvimento. A partir das 3 a 4 semanas de idade, começa a fase do desmame, quando o leite vai sendo substituído por uma alimentação mais sólida.

Nesse momento, é indicado oferecer uma papinha ou sachê próprio para filhotes para facilitar a mastigação e a digestão. Com o passar das semanas, o filhote se adapta e faz a transição para a ração seca, o que costuma ocorrer por volta dos 40 a 45 dias de vida.

A partir dessa etapa, o filhote de cachorro começa a crescer muito rápido e a alimentação precisa acompanhar esse ritmo. Por isso, a ração para cachorro filhote é formulada com mais proteínas, vitaminas, minerais e calorias do que a ração de adulto. Esse reforço nutricional é essencial para a formação dos ossos, músculos, sistema imunológico e até no desenvolvimento cognitivo.

E por quantos meses o cachorro tem que comer ração de filhote?

Na prática, os cãezinhos precisam de uma dieta especial até atingirem a maturidade, o que pode acontecer em momentos diferentes de acordo com o porte do animal. Para saber até quantos meses o cachorro deve comer ração de filhote, o tutor pode se basear na seguinte divisão:

  • Raças pequenas: geralmente até os 10 a 12 meses
  • Raças médias: por volta de 12 meses
  • Raças grandes e gigantes: podem precisar da ração de filhote até os 15 a 18 meses (já que seu crescimento é mais lento e prolongado)
Filhote de cachorro Labrador comendo ração no chão
Filhotes não devem consumir ração de cachorro adulto, pois ela não tem os nutrientes adequados para essa fase

Ou seja, não existe uma idade única para todos os cães, mas sim um período aproximado que varia conforme o tamanho e a velocidade de desenvolvimento do animal. Além disso, é sempre melhor consultar um veterinário para receber orientações mais apropriadas, que atendam (e respeitem) as necessidades do pet.

Uma vez chegada a hora de mudar a ração de filhote para adulto, tenha em mente que a troca deve ser feita de forma gradual, misturando a ração antiga com a nova por pelo menos 7 dias. Isso evita problemas gastrointestinais e ajuda o cachorro a se adaptar melhor ao novo sabor e textura.

Cachorro filhote pode comer ração de adulto?

Em meio a tantas questões e dúvidas que envolvem essa transição alimentar, muita gente se pergunta se um cachorro filhote pode comer ração de adulto, principalmente quando já existe um pet mais velho em casa. E a resposta é: não é o ideal!

A ração para cachorro adulto não tem os nutrientes na quantidade necessária para um filhote em crescimento, o que pode comprometer o desenvolvimento do animal. Se for uma situação emergencial, não há problema em oferecer um pouco da ração de adulto ao filhote, mas isso não deve se tornar rotina.

O mesmo vale para a situação contrária: um cachorro adulto até pode comer ração de filhote em situações pontuais, mas isso não é recomendado como alimentação diária. Isso porque a ração para cachorro filhote tem mais calorias e nutrientes voltados para o crescimento e, em cães adultos, esse excesso pode causar ganho de peso, sobrecarga nos rins e até desequilíbrios nutricionais.

Ou seja, não vai fazer mal imediato se o adulto comer uma vez ou outra a ração de filhote, mas, a longo prazo, a ração certa para ele é sempre a de adulto, formulada para manter a saúde e evitar problemas futuros. Então, sempre siga a recomendação de oferecer alimentos adequados para cada faixa etária canina, combinado?

Cachorro

O que significa quando o cachorro fica lambendo o ar?

Os cachorros têm uma série de manias curiosas que, muitas vezes, deixam os tutores intrigados. Correr atrás do próprio rabo, rodar a...

Cachorro

Por quantos meses o cachorro tem que comer ração de filhote?

A alimentação tem um papel decisivo no desenvolvimento de um filhote de cachorro. Nos primeiros meses de vida, o cãozinho cresce em ...

Cachorro

Lhasa Apso: entenda por que essa raça precisa de atenção com a saúde renal desde filhote

O Lhasa Apso é conhecido pelo charme, pelo jeitinho carinhoso e por ser um verdadeiro companheiro da família. Mas, por trás de toda ...

Cachorro

Banana para cachorro: quando é bom dar a fruta verde, madura e muito madura?

Na hora de paparicar seu cachorro com um mimo saboroso, a banana pode ser uma ótima opção de petisco saudável. Rica em diversos nutr...

Gato

Por que alguns gatos nascem com rabo curto?

O rabo comprido é uma das características mais marcantes dos gatos. Muito além de um detalhe estético, a cauda desempenha funções im...

Cachorro

O que significa quando o cachorro fica lambendo o ar?

Os cachorros têm uma série de manias curiosas que, muitas vezes, deixam os tutores intrigados. Correr atrás do próprio rabo, rodar a...

Gato

Check-up renal em gatos: quando fazer e quais exames pedir ao veterinário

A saúde renal dos felinos é um tema que merece atenção redobrada dos tutores, já que doenças nos rins estão entre os problemas de sa...

Cachorro

Por quantos meses o cachorro tem que comer ração de filhote?

A alimentação tem um papel decisivo no desenvolvimento de um filhote de cachorro. Nos primeiros meses de vida, o cãozinho cresce em ...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?