A alimentação tem um papel decisivo no desenvolvimento de um filhote de cachorro. Nos primeiros meses de vida, o cãozinho cresce em ritmo acelerado, gasta muita energia brincando, aprende a interagir com o mundo e precisa de uma dieta que acompanhe tudo isso. É aí que entra a ração para cachorro filhote, formulada especialmente para sustentar essa fase tão intensa.
No entanto, chega um momento em que é preciso fazer a transição para a ração de adulto, afinal, o filhote precisa de nutrientes diferentes dos cães crescidos. Portanto, entender quando mudar a dieta do pet é fundamental para garantir que ele cresça forte e saudável, e o Patas da Casa te ajuda nessa missão, esclarecendo as principais dúvidas sobre a alimentação do cachorro filhote.
Por que a ração para cachorro filhote é diferente?
Nos primeiros dias de vida, o filhote de cachorro se alimenta exclusivamente do leite materno, que garante todos os nutrientes e anticorpos necessários para o início do desenvolvimento. A partir das 3 a 4 semanas de idade, começa a fase do desmame, quando o leite vai sendo substituído por uma alimentação mais sólida.
Nesse momento, é indicado oferecer uma papinha ou sachê próprio para filhotes para facilitar a mastigação e a digestão. Com o passar das semanas, o filhote se adapta e faz a transição para a ração seca, o que costuma ocorrer por volta dos 40 a 45 dias de vida.
A partir dessa etapa, o filhote de cachorro começa a crescer muito rápido e a alimentação precisa acompanhar esse ritmo. Por isso, a ração para cachorro filhote é formulada com mais proteínas, vitaminas, minerais e calorias do que a ração de adulto. Esse reforço nutricional é essencial para a formação dos ossos, músculos, sistema imunológico e até no desenvolvimento cognitivo.
E por quantos meses o cachorro tem que comer ração de filhote?
Na prática, os cãezinhos precisam de uma dieta especial até atingirem a maturidade, o que pode acontecer em momentos diferentes de acordo com o porte do animal. Para saber até quantos meses o cachorro deve comer ração de filhote, o tutor pode se basear na seguinte divisão:
- Raças pequenas: geralmente até os 10 a 12 meses
- Raças médias: por volta de 12 meses
- Raças grandes e gigantes: podem precisar da ração de filhote até os 15 a 18 meses (já que seu crescimento é mais lento e prolongado)

Ou seja, não existe uma idade única para todos os cães, mas sim um período aproximado que varia conforme o tamanho e a velocidade de desenvolvimento do animal. Além disso, é sempre melhor consultar um veterinário para receber orientações mais apropriadas, que atendam (e respeitem) as necessidades do pet.
Uma vez chegada a hora de mudar a ração de filhote para adulto, tenha em mente que a troca deve ser feita de forma gradual, misturando a ração antiga com a nova por pelo menos 7 dias. Isso evita problemas gastrointestinais e ajuda o cachorro a se adaptar melhor ao novo sabor e textura.
Cachorro filhote pode comer ração de adulto?
Em meio a tantas questões e dúvidas que envolvem essa transição alimentar, muita gente se pergunta se um cachorro filhote pode comer ração de adulto, principalmente quando já existe um pet mais velho em casa. E a resposta é: não é o ideal!
A ração para cachorro adulto não tem os nutrientes na quantidade necessária para um filhote em crescimento, o que pode comprometer o desenvolvimento do animal. Se for uma situação emergencial, não há problema em oferecer um pouco da ração de adulto ao filhote, mas isso não deve se tornar rotina.
O mesmo vale para a situação contrária: um cachorro adulto até pode comer ração de filhote em situações pontuais, mas isso não é recomendado como alimentação diária. Isso porque a ração para cachorro filhote tem mais calorias e nutrientes voltados para o crescimento e, em cães adultos, esse excesso pode causar ganho de peso, sobrecarga nos rins e até desequilíbrios nutricionais.
Ou seja, não vai fazer mal imediato se o adulto comer uma vez ou outra a ração de filhote, mas, a longo prazo, a ração certa para ele é sempre a de adulto, formulada para manter a saúde e evitar problemas futuros. Então, sempre siga a recomendação de oferecer alimentos adequados para cada faixa etária canina, combinado?