Todo mundo sabe que passear com cachorro é uma das partes mais importantes da rotina de um pet. É assim que esses animais gastam energia, fazem suas necessidades e interagem com outros cães, melhorando a sua sociabilidade. O problema é quando chove e o tutor fica sem saber direito o que fazer. Será que nesses casos é melhor deixar o passeio para outro dia, ou pode passear com cachorro na chuva? Quais são os riscos e cuidados necessários para garantir a segurança e o conforto do seu amigo de quatro patas nos dias chuvosos? A seguir, te contamos tudo que você precisa saber sobre esse tipo de passeio e os acessórios que são essenciais nessas horas. Confira!

É recomendado passear com cachorro na chuva ou não?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Isso vai depender principalmente do comportamento do seu doguinho. Alguns cães só conseguem fazer as necessidades na rua, por exemplo, e nesses casos o passeio diário é essencial para que o animal consiga se aliviar, mesmo que esteja chovendo. Outro ponto que deve ser levado em consideração é como o seu amigo age diante de dias chuvosos, pois tem cachorro que sente medo da chuva e pode ficar estressado. Já se o seu pet não se importa em se molhar um pouquinho no passeio, não tem problema nenhum em sair com o cachorro na chuva, desde que você tenha alguns cuidados com ele antes, durante e depois que voltar da rua.

Sendo assim, antes de sair de casa é preciso separar alguns acessórios para evitar que o cachorro fique muito molhado. Durante o passeio, é importante ficar atento a qualquer sinal de estresse ou incômodo no animal, mesmo que isso não seja habitual dele. Nem sempre o pet está em um bom dia. Já quando retornarem da rua, o tutor deve limpar muito bem o seu cãozinho, enxugando e secando completamente. Deixá-lo úmido e molhado pode ocasionar problemas de pele no doguinho.


Passear com cachorro na chuva exige alguns cuidados a mais
Passear com cachorro na chuva exige alguns cuidados a mais

Veja alguns acessórios indispensáveis para passear com cachorro na chuva!

• Capa de chuva para cachorro: existem várias opções de capa de chuva para cachorro, mas o modelo mais comum é o feito com PVC. Como o material precisa ser impermeável para não deixar o cão molhado, é imprescindível ficar atento a esse detalhe antes de comprar uma capinha para o seu pet. Além disso, certifique-se de que a capa de chuva para cachorro não limita os movimentos do animal e consegue deixá-lo bem confortável.

• Guarda-chuva para cachorro: pode parecer estranho, mas existe sim o que chamamos de guarda-chuva para cachorro e ele funciona de uma maneira bem simples. Ele vem acompanhado de uma corrente guia que se encaixa na coleira do doguinho e, assim, o protege o pet dos pingos 

• Sapato para cachorro: alguns cães podem se sentir incomodados com o acessório, mas nos dias chuvosos ele é bem útil. As almofadinhas são regiões frágeis, e o acúmulo da água da chuva pode favorecer problemas com fungos nas patas do seu amigo. Por isso, o sapato para cachorro é uma forma de garantir que as almofadinhas ficarão secas e seguras durante o passeio. Mas, caso seu amigo não se sinta confortável, é melhor não insistir.

• Coleira e guia para cachorro com identificação: não importa se faz chuva ou sol, a coleira com guia de identificação são acessórios essenciais para qualquer passeio com o cão. Ela deve conter as principais informações para identificá-lo, como o nome do doguinho e um telefone para contato. Isso é extremamente útil caso o cachorro se perca por algum motivo. (Lembre-se: imprevistos acontecem, e se precaver é sempre a melhor opção).

Cachorro na chuva: doenças como a leptospirose canina podem afetar o animal?

Uma das maiores preocupações de sair com o cachorro na chuva é que o animal pode ficar doente por diferentes razões. Gripe, pneumonia, leptospirose em cães, doenças de pele: tudo isso pode acabar afetando a saúde do cão se ele não receber os cuidados necessários para passear nos dias chuvosos. A idade também é um fator que influencia nesse aspecto, já que cães idosos ou filhotinhos têm uma saúde mais frágil e, portanto, estão mais vulneráveis à doenças. Mas se for um cão adulto, forte, saudável e vacinado, as chances disso acontecer são bem pequenas - ainda mais se o tutor gosta de se prevenir e não hesita em utilizar todos os acessórios que são recomendados para passear com cachorro na chuva.

Redação: Juliana Melo