Uma dúvida que muitos tutores têm é se pode levar cachorro no transporte público. Diversas vezes precisamos nos deslocar com o pet para algum lugar, mas não é possível fazer o trajeto a pé. Nesses casos, o uso de transportes públicos ou aplicativos de transporte se faz necessário. Mas afinal, pode levar cachorro no ônibus coletivo? E quanto a aplicativos de transporte: pode levar cachorro no uber? O Patas da Casa te explica como funciona a lei e o que é permitido ou não durante o transporte de cães em serviços públicos. Confira!

Pode levar cachorro no ônibus coletivo e no metrô?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por muito tempo, cães e gatos não eram permitidos em transportes públicos. Felizmente, hoje em dia é cada vez mais comum que os estados brasileiros confiram esse direito aos animais de pequeno porte. Na maior parte das cidades do Brasil, o tutor pode levar cachorro no transporte público. Mas, como cada município tem leis específicas, é importante verificar qual está em vigor sempre que visitar um lugar novo. Tomando como base as principais capitais do país, o tutor pode levar cachorro no ônibus coletivo desde que siga algumas regras. Além disso, também podemos ver o cachorro no metrô e no trem.

O tutor deve seguir algumas regras para poder levar cachorro no transporte público

Depois de descobrir que você pode levar cachorro no transporte público na sua cidade, é importante checar as condições. Afinal, a prática é permitida mas existem regras a serem cumpridas. Cada estado estabelece um regulamento para cachorro no metrô, ônibus e outros transportes. No Rio de Janeiro, por exemplo, você pode levar cachorro no ônibus coletivo desde que ele tenha até 25 Kg, enquanto em São Paulo o peso máximo deve ser de 10 Kg. No geral, as regras gerais para que o cão entre em um transporte público são:

  • O cachorro deve respeitar o limite máximo de peso instituído pela lei de cada cidade
  • O animal deve ser transportado dentro de caixa de transporte com um material resistente
  • O transporte do cão não pode atrapalhar o conforto de outros passageiros
  • O animal deve estar com a vacinação em dia (a carteira de vacinação pode ser requisitada no embarque)
  • Em algumas cidades, o animal não pode ser transportado em horários de pico (entre 6h e 9h e entre 17h e 19h, normalmente), a não ser em casos de procedimentos cirúrgicos

Algumas condições para pode levar cachorro no metrô, ônibus ou qualquer transporte público podem variar

Seguindo as leis, você pode levar cachorro no transporte público sem problema. Quando falamos de empresas de ônibus intermunicipais, interestaduais e/ou de iniciativa privada (como ônibus de viagem, por exemplo), normalmente são mantidas as mesmas leis, mas outras condições podem ser especificadas. Quanto ao valor da passagem, em geral você pode levar cachorro no ônibus coletivo sem pagar tarifas extras, desde que siga as condições. Porém, é importante ver se isso vale para a sua cidade. Em alguns casos, é necessário pagar uma passagem para o animal quando for viajar com cachorro caso ele vá ocupar um assento - principalmente quando falamos de empresas privadas. Essas condições geralmente valem também para cachorro no metrô, trens e outros transportes públicos.


Pode levar cachorro no Uber e transportes públicos desde que você siga a legislação
Pode levar cachorro no Uber e transportes públicos desde que você siga a legislação

Uber aceita cachorro? Conheça as políticas de aplicativos de transporte

Hoje em dia, aplicativos de transporte, como a Uber, são cada vez mais usados em deslocamentos. Apesar de ser mais caro, tem outras vantagens como conforto e praticidade, além de ser a melhor saída para quem tem cães que não se enquadram nas regras dos transportes públicos. Mas afinal, pode levar cachorro no Uber? Sim! O Uber aceita cachorro e gato, mas também existem regras a serem seguidas. 

Antes de tudo, é importante avisar ao motorista que está levando um pet. Você deve ligar ou mandar mensagem para ele perguntando se o Uber aceita cachorro. Então, fica a critério do motorista. Se o Uber leva cachorro, o tutor também deve fazer sua parte e transportar o animal em uma caixa de transporte para evitar danos e sujeira no automóvel. Portanto, o Uber leva cachorro, desde que o motorista aceite e o tutor cumpra as regras. Existe uma taxa de limpeza para o caso do carro ser danificado.

Serviços de táxi dog são a melhor solução para transportar cachorro

Mesmo sabendo que pode levar cachorro no Uber, é bem comum que motoristas não aceitem a corrida por medo de danos ao automóvel. Por um tempo, houve até mesmo um serviço chamado Uber Pet (que servia especialmente para transportar animais), mas ele deixou de existir. Felizmente, hoje em dia empresas de táxi dog vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Elas são especializadas no transporte de cães e gatos e, como você não precisa da aprovação do motorista, é mais fácil que um aceite. O táxi dog é uma ótima opção quando se tem um cão muito agitado - que provavelmente faria bagunça - ou para fazer trajetos muito longos - em que o animal possa ficar entediado e atrapalhar em um transporte público. 

Animais de serviço tem sempre seu lugar garantido em transportes públicos

Quando falamos de animais de serviço, a lei é diferente. Cães de serviço são aqueles que auxiliam o tutor de alguma maneira, por conta de deficiências ou doenças - como o cão-guia. Nesses casos, o animal não só pode como deve usar transportes públicos. O motorista não pode negar a presença de um cão-guia e, caso faça isso, a empresa pagará uma multa e o motorista pode ter até sua licença suspensa. 

O mesmo vale para aplicativos de transporte. A Uber aceita cachorro de serviço em qualquer viagem e não pode negar sua presença para tutores que precisam deles. Em algumas cidades, também já existem leis para cães de suporte emocional, que ajudam pessoas com transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade. No Rio de Janeiro, por exemplo, cães de suporte emocional podem frequentar qualquer ambiente coletivo, assim como os cães-guia.

Redação: Maria Luísa Pimenta