Os dias mais quentes do ano podem ser um grande problema para os animais. Tanto os gatos quanto os cachorros sofrem com as altas temperaturas, e cabe aos tutores procurar a melhor forma de amenizar o calor dos bichinhos nessa época. No caso dos cães, existem várias possibilidades que incluem, por exemplo, dar água gelada para cachorro ou até oferecer cubinhos de gelo. Mas será que isso é algo benéfico ou pode fazer mal para a saúde do animal de algum jeito? Para aliviar o calor do seu amigo de quatro patas, nós separamos algumas dicas bastante criativas e úteis que podem ajudar. Veja!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, pode dar gelo para cachorro nos dias quentes?

Sim, pode dar gelo para cachorro sempre que o seu amigo estiver com calor. Mas claro que não é simplesmente pegar vários cubos de gelo e dar de qualquer forma para o cão: é necessário saber exatamente como oferecê-lo. O cachorro que gosta de gelo vai adorar ter esses cubinhos acrescentados no seu potinho de água, por exemplo, mas não vai gostar de tomar um banho em uma bacia cheia de gelo - até porque isso poderia agredir a pele do animal.

Vale ressaltar também que, assim como qualquer outro hábito, é importante evitar excessos para que o cão não sofra com nenhum problema de saúde. O gelo geralmente desperta ainda mais o interesse dos cães pela hidratação, mas beber bastante água nem sempre é sinônimo de um organismo saudável. Muitas vezes quando um cachorro bebe água além do que o normal é um indicativo de que há algo de errado com ele. Por isso, é importante também ficar atento à quantidade de água que o cachorro bebe no dia a dia.

pode dar gelo para cachorro: cão tomando picolé para cachorro

7 formas de aliviar o calor na rotina do seu pet

 

1) Colocar cubinhos de gelo no pote de água do seu pet é uma ideia excelente. Assim, a água que ele consome sempre vai estar bem geladinha e, ao contrário do que alguns podem pensar, o cachorro pode beber água gelada sim. Não faz mal para a saúde deles, e é uma ótima forma de aliviar o calor do dia a dia, desde que seja sem exageros. 

2) O tamanho dos cubos de gelo deve ser pequeno para evitar a quebra dos dentes do cachorro. Os cães podem acabar se empolgando na hora de consumir a água com gelo, e justamente por isso é importante que as pedrinhas sejam de um tamanho menor. Caso contrário, eles podem acabar querendo mordê-las e se elas estiverem muito duras, isso pode acabar quebrando os dentes do animal.

3) Servir frutas congeladas é uma ótima forma de aliviar o calor do cãozinho. Mas atenção: nesse caso é importante saber quais são as frutas que o cachorro pode comer. Vale separar algumas opções liberadas e congelar para oferecer ao animal como forma de petisco.

4) Sorvete para cachorro também é uma boa solução para os dias quentes. Tanto o sorvete quanto o picolé para cães são opções refrescantes e que podem vir a calhar no verão. Para isso, você pode misturar várias frutas e até deixar alguns pedacinhos no meio do líquido para ele experimentar texturas diferentes. Mas nada de botar chocolate, açúcar nem nada muito elaborado, hein? Os sorvetes e picolés devem ser totalmente naturais.

5) O tapete gelado para cães é super indicado. Assim o cãozinho tem um lugar ideal para se refugiar nos dias quentes: basta ele deitar em cima do acessório que poucos minutos depois o tapete começa a ficar geladinho. 

6) Alguns brinquedos para cachorro podem ser refrigerados. Existem opções como mordedores, por exemplo, que podem ser colocados na geladeira ou no congelador, e é totalmente possível oferecê-lo geladinho para o seu amigo brincar nas horas livres.

7) Ventilador e ar condicionado ajudam a refrescar o animal. Quando está muito quente, os humanos logo recorrem a equipamentos como o ventilador e o ar condicionado, e a boa notícia é que o seu amigo de quatro patas também pode aproveitar isso. É importante ter alguns cuidados, como não deixar o animal ficar exatamente na frente do ar condicionado.

Redação: Juliana Melo