Assim como a gripe canina e a gastroenterite, a pneumonia em cachorro é uma doença dos animais que tem um equivalente na versão humana. Causada pela proliferação de bactérias no pulmão do animal, ela pode causar complicações respiratórias — cachorro espirrando muito e tosse de cachorro  são comuns — e outros sintomas. Se  não for tratada corretamente, a pneumonia pode ser fatal. Para evitar esse tipo de problema com o seu amigo, nós conversamos com o veterinário Gabriel Mora de Barros, do grupo Vet Popular. Dá uma olhada no que ele explicou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Patas da Casa: Quais são os sintomas da pneumonia em cachorro? 

Gabriel Mora de Barros: Os sintomas de pneumonia em cachorro não são muito diferentes dos nossos. O termo significa que os pulmões estão comprometidos por processos inflamatórios e infecciosos. Esses processos geram produção de muco, que é um alimento muito bom para bactérias. Elas interagem com esse muco e geram o catarro. Fica difícil de respirar e vira e mexe o animal espirra e tosse, soltando a secreção de coloração amarelada esverdeada. Portanto, dificuldade respiratória e produção de catarro já são dois sinais clínicos do cachorro com pneumonia.

Animais que estão com o nariz/focinho entupidos não conseguem sentir muito bem o cheiro do alimento. Esse fator, mais o da debilidade pela pneumonia, podem fazer com que ele não coma, piorando bastante o organismo. Aquela história de que “se você não come bem, o melhor remédio do mundo não vai fazer o efeito desejado” é verdade. Precisamos ter um bom aporte de nutrientes no nosso organismo para que tudo faça efeito, inclusive as medicações. E isso vale para os cachorros. Febre também é um achado comum, já que se trata de uma infecção. Distúrbios gastrointestinais podem ocorrer pelo processo inflamatório e pelo jejum prolongado, caso haja demora de tratamento do animalzinho. 

PC: O que causa a pneumonia em cachorro? É certo considerar que ela é uma gripe em cachorro que se desenvolveu e ficou pior?

GMB: A pneumonia normalmente é ocasionada por uma bactéria oportunista que se instala no pulmão do animal e se desenvolve, gerando muco e catarro e fazendo o organismo do animal tentar combater aquela secreção. A gripe dos cães (tosse dos canis) pode evoluir para uma pneumonia se não for diagnosticada e tratada no período inicial. Por isso a importância de levar ao médico veterinário quando houver qualquer um desses sinais mencionados acima.

 

A pneumonia em cachorro faz com que ele fique mais abatido e quietinho A pneumonia em cachorro tem os espirros como um dos principais sintomas

 

PC: Como funciona o tratamento da pneumonia em cachorro? 

 

GMB: O tratamento deve ser iniciado após o diagnóstico da pneumonia, feito com exames de sangue e raio X do pulmão. Ele é feito com a medicação suporte para aquele determinado caso (anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos), de acordo com a necessidade e avaliação clínica do animal, que identifica se é possível melhorar com remédios por via oral ou se é necessária a internação para aplicação de antibióticos na veia. O uso de remédio caseiro para curar pneumonia de cachorro não é recomendado. 

PC: A pneumonia em cachorro pode ser fatal? 

GMB: A pneumonia se agrava quando, na tentativa de combate do organismo, as bactérias acabam entrando na corrente sanguínea do animal. Isso pode gerar infecções generalizadas que são muito graves. Algumas vezes, quando o animal já está muito debilitado, os antibióticos podem não funcionar adequadamente e a infecção não cessa, causando a morte. Quando o médico veterinário percebe que a pneumonia está presente e em estágio mais avançado, indica a internação desse paciente para receber medicações injetáveis que fazem efeito mais rápido e conseguem ser aplicadas várias vezes ao dia, tentando ao máximo combater as bactérias da circulação e do pulmão.

PC: Existe alguma forma de prevenir a pneumonia em cachorro?

GMB: Nem sempre é possível prevenir a pneumonia. Há um quadro patológico de gripe dos cães que pode ser evitado com a vacina anual de gripe canina, que diminui a probabilidade do animal adquirir essa doença e, consequentemente,  também há menor possibilidade de evolução para a pneumonia. Porém, alguns tipos de animais que estão com a imunidade baixa ou que ficam em locais que tem presença de bactérias muito resistentes podem gerar pneumonia e esta não pode ser prevenida. O ideal é que se faça um controle da imunidade desse cachorro com frequência por meio de exames periódicos e que ele não fique em locais que podem ser foco de proliferação de bactérias.

Redação: Ariel Cristina Borges