Quem cria um felino em casa sabe bem que as dúvidas sobre o que o gato pode comer ou não, além da ração no dia a dia, são comuns. O leite, por exemplo, é um dos alimentos de “humanos” que mais faz sucesso com os gatinhos — pelo menos enquanto eles ainda são filhotes. O que muita gente não sabe é que, assim como os cachorros, os gatos também podem ficar bem felizes com petiscos oferecidos entre as refeições. Para descobrir os melhores momentos e como fazer esse agrado para o seu gato, dá uma conferida aqui embaixo! 

A quantidade de petiscos para gatos que você vai oferecer por dia deve ser a sua primeira preocupação

Assim como acontece com os lanches e sobremesas na nossa dieta, é comum que os petiscos sejam alimentos que dão mais prazer para o gato que está comendo. Por isso, se você não controlar a quantidade, ele sempre vai aceitar e, nesse caso, os excessos podem trazer malefícios para a saúde do animal. A causa disso é a composição dos petiscos: geralmente, eles têm uma quantidade maior de açúcares e gordura que, se ingeridas de forma exagerada pelo seu amigo, podem causar obesidade, problemas renais, hipertensão, diabetes e uma série de outros problemas. Fique atento com a quantidade diária recomendada na embalagem do petisco e converse com o seu veterinário sobre os limites antes de oferecer o agrado para o gato.


Os petiscos para gatos não podem atrapalhar a alimentação normal do seu animal
Os petiscos para gatos não podem atrapalhar a alimentação normal do seu animal

Os petiscos não podem interferir diretamente na dieta do animal 

Além dos malefícios para a saúde que os petiscos para gatos podem causar caso sejam oferecidos de forma excessiva, os lanchinhos não podem atrapalhar o momento em que o seu animal vai comer, necessariamente, ração de gato. O alimento de uso constante é mais balanceado e tem todos os nutrientes que o seu gato precisa para se manter saudável — seja na versão seca ou sachês. Por isso, evite oferecer os petiscos quando ele estiver com fome ou logo depois que você colocar a ração no prato. Também é bom se certificar de que os petiscos serão algo esporádico e não um costume: assim, vão continuar sendo “novidade” e o gato vai entender que não deve esperar aquilo constantemente. 

Cuidado com o momento em que você vai oferecer os petiscos para gatos 

Assim como acontece com os cachorros quando são adestrados, os petiscos para gatos podem servir para reforçar algum comportamento dependendo do momento em que são oferecidos. Por isso, fique atento e não dê o lanchinho quando o animal fizer alguma coisa errada. Desse jeito, você não vai correr o risco dele entender que está sendo recompensado por esse comportamento!

Redação: Ariel Cristina Borges 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.