Adoção animal

Pastor-de-shetland: tudo sobre a raça de cachorro escocesa

Publicado - 28 Julho 2022 - 15h57

Atualizado - 21 Abril 2024 - 20h26

O Pastor de Shetland é um cachorro apaixonante! Com porte pequeno e uma pelagem espetacular, esse cão é a prova de que perfeição existe. Além de bonito, ele é muito obediente, tem uma inteligência pra lá de desenvolvida e ainda é capaz de assumir funções muito importantes, como pastoreio de gado. Ao mesmo tempo, o Sheltie é um cachorro super companheiro para curtir a cidade, proteger a casa de estranhos, brincar com crianças e construir memórias incríveis em família!

O Patas da Casa preparou um guia completo sobre o Pastor de Shetland: descubra de onde veio, como se comporta e quais cuidados a raça de cachorro pastoreio precisa para se manter feliz e saudável. Veja, também, quais são as principais características do Sheltie e quanto custa um filhotinho. Continue lendo!

Pastor de Shetland: conheça a origem dessa raça de cachorro pastoreio

Na Escócia, um país no norte do Reino Unido repleto de montanhas e lagos, foi onde surgiu o Pastor de Shetland, mais especificamente nas Ilhas Shetland. Fruto do cruzamento entre raças como Collie, Spitz Pastor Escocês e até mesmo o Cavalier King Charles Spaniel, esse cãozinho costumava enfrentar condições adversas na Europa antiga, como escassez na vegetação, e se dava bem por conta de seu tamanho, consideravelmente menor que seus antepassados.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, o Pastor Sheltie conquistava os fazendeiros graças a suas habilidades de cachorro pastoreio. Pois é! Mesmo com sua aparência fofa, o Sheltie era muito útil como cachorro pastoreio de ovelha, de gado, etc. Na vida moderna, as características comuns a um cachorro de pastoreio - como responsabilidade e senso de cuidado - são muito apreciadas pelas famílias, principalmente quando há crianças.

cachorro pastor de shetland correndo no jardim

Sheltie é um cachorro pequeno: ele não passa dos 12 kg quando adulto

A primeira reação de muitas pessoas ao ver um Pastor de Shetland pessoalmente é pensar que ele se parece com um Border Collie, porém menor. E não deixa de ser uma impressão verdadeira, já que as duas raças têm antepassados em comum. O Pastor Sheltie - ao contrário do seu “primo”- tem as dimensões mais adequadas à criação indoor: mesmo adulto, ele não passa de 37cm de altura. Apesar de volumoso - por conta da sua pelagem exuberante - é um cão leve, que pode pesar entre 6 e 12 kg. O Pastor Shetland é um cão de raça pequena!

Por falar nos pelos do Sheltie, eles podem aparecer em diferentes cores e padronagens, mas quase sempre têm a cor branca como base, bem aparente na área do pescoço. O cachorro pode ter detalhes em sable, merle, castanho e preto. O que chama atenção de verdade na pelagem do Pastor de Shetland é o desenho natural e único que cada cachorro tem. Nessa raça, a cara do cachorro parece ter sido pintada à mão, com detalhes simétricos em duas ou até três cores. O Pastor Shetland tem também o tronco colorido, como se estivesse usando uma capa. Seus pelos são lisos, compridos e brilhantes.É realmente um cachorro muito bonito de se admirar!

Pastor de Shetland: personalidade obediente e inteligência aguçada são características da raça

Convivência

Em geral, esse é um cachorro de temperamento dócil, muito bonzinho, que gosta de brincar e ama receber carinho. É uma raça de cachorro que pode construir uma linda amizade com crianças, desde que haja respeito: qualquer cachorro que tiver seu rabo puxado, por exemplo, tende a mostrar seu descontentamento. Sob a supervisão de um adulto, porém, Shelties e crianças podem brincar por um dia inteiro sem se cansar! Uma casa com mais cachorros e bastante espaço para brincar e correr é o mundo ideal de um Pastor de Shetland. 
 

cachorro pastor de shetland ao lado de criança

Socialização

O Pastor de Shetland precisa começar a ser socializado com outras pessoas e animais ainda filhote, para que cresça acostumado a receber visitas em casa e a passear na rua tranquilamente. Como qualquer uma das raças de cachorro pastoreio, ele vai precisar aprender a controlar seu instinto quando vive na cidade. Acredite: esse cachorro pode tentar pastorear crianças quando não é adestrado e é um exímio perseguidor de pombos.

Adestramento

Ser adestrado, para um cachorro da raça Pastor Shetland, é tanto um prazer como uma necessidade. Muito inteligente, esse cãozinho precisa ter estímulos mentais novos periodicamente para que se sinta bem. Ele não terá dificuldade em aprender comandos, pois é bem obediente e ágil. Essas características fazem com que eles saiam bem inclusive em competições esportivas para cachorro. 

Como tutor, você pode ensinar alguns truques por conta própria, principalmente os mais simples, como sentar, dar a pata e rolar no chão. Mas se você puder investir em adestramento profissional, verá que a capacidade de aprendizado do Sheltie não tem limites. Além disso, você verá o seu Pastor Sheltie bem feliz e relaxado quando ele é estimulado física e cognitivamente. 

3 curiosidades sobre o Pastor Shetland

1. O Pastor Sheltie é uma das 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo, de acordo com o psicólogo norte-americano Stanley Coren.

2. É da natureza do Pastor Shetland latir muito! Ele faz isso para informar ao seu tutor de que algo diferente está acontecendo, e tende a aumentar a intensidade do latido quando acha que o caso é grave. Um verdadeiro protetor!

3. O  Pastor de Shetland ganhou esse nome após criadores de Collies não aceitarem que ele fosse chamado de Shetland Collies.

cachorro pastor de shetland latindo

Pastor de Shetland filhote: como cuidar desse cachorrinho?

Assim como qualquer outro filhote de cachorro, Pastor de Shetland precisa ser vacinado e tomar medicamentos para verminoses logo nas primeiras semanas de vida. A atitude mais correta é iniciar os cuidados com a saúde do cachorro contando com a orientação de um veterinário. Depois que o filhote de Sheltie estiver devidamente protegido, inicie uma rotina de passeios que tem dois objetivos: deixar que o cão socialize e que gaste energia. Essa deve ser uma programação diária, principalmente se o cachorro vai ser criado em um apartamento. 

Desde bem novinho o Pastor Shetland filhote já dá sinais claros de sua inteligência acima da média. Esse é o período ideal para começar o adestramento. Quanto à alimentação, até que o Sheltie filhote complete 12 meses, sirva ração para raças pequenas adequada a essa faixa etária em pequenas quantidades ao longo do dia. Dividir a comida em 3 ou 4 porções não sobrecarrega o pequeno estômago desse animal e garante energia ao longo de todo o dia, sendo a melhor escolha para o metabolismo acelerado dessa raça.

O cachorro Pastor de Shetland precisa de algum cuidado especial no dia a dia?

O principal cuidado com um Pastor Shetland é a manutenção de sua pelagem, que é vasta e precisa ser escovada diariamente. Esse cão também possui uma camada de subpelo que é felpuda e espessa. Sem esse cuidado, podem se formar nós que, além de prejudicarem a aparência do cachorro Sheltie, tornam a escovação mais complicada e até dolorosa para o pet. Aproveite o momento de higiene para escovar, também, os dentes do cachorro. É ou não é uma excelente forma de se preparar para o passeio do dia?

Rotina de cuidados com cachorro Sheltie

Banho: Por ser extremamente peludo, o cachorro Pastor Sheltie precisa ser muito bem seco depois de cada banho, que pode ocorrer a cada 15 dias ou mensalmente, dependendo do tipo de atividades que o cachorro faz. Se ele vive em apartamento, pode tomar banhos mais espaçados. Se mora em um local que permite que ele interaja com terra ou areia, por exemplo, não pode ficar muito tempo sem ser higienizado. 

Unhas: certifique-se que as unhas do Sheltie estão aparadas e não tocam excessivamente o chão quando o cachorro caminha. Unhas grandes demais podem incomodar e muito o animalzinho.

Ouvido: a orelha do Pastor Sheltie, apesar de apontada para o alto, é bem protegida por pelos, de modo que não costuma ficar muito suja, mas também pode esconder insetos, por exemplo, e por isso não deve ser esquecida. Periodicamente, passe um pano macio e limpo no interior do ouvido, caso perceba necessidade.

cachorro pastor de shetland olhando para a câmera

Saúde do Pastor Sheltie: o que todo tutor precisa saber

Cada raça possui predisposições específicas, e com o Pastor de Shetland não é diferente. A estrutura óssea da raça de porte pequeno pode sofrer principalmente em dois pontos: joelho e quadril. Nos joelhos, muitos cães da raça Sheltie desenvolvem luxação patelar, um deslocamento parcial ou completo da patela, osso do joelho também conhecido como rótula. O resultado é, além de muita dor, dificuldade para caminhar. O tratamento pode ser feito no consultório veterinário, em sessões de fisioterapia ou, em casos mais graves, ser cirúrgico.

A Displasia de Quadril também costuma acometer o Pastor de Shetland com certa frequência e assim, como o deslocamento da patela, também pode fazer com que o cachorro ande mancando. A doença degenerativa é também congênita. Ou seja: cachorros podem nascer com má formação na articulação do quadril ou podem desenvolver esse problema com o passar dos anos. 

A pele do Sheltie também merece a atenção do tutor! A Dermatomiosite é uma doença cutânea de natureza hereditária, infelizmente muito comum entre os Pastores de Shetland, que causa lesões por todo o corpo do cão, mas principalmente próximo aos olhos, além de coceira, alopecia, descamação e formação de crostas. Quando não tratada, a doença pode evoluir para lesões musculares, que podem levar a problemas digestivos e pneumonia por aspiração.

Filhote de cachorro de pastoreio Pastor de Shetland podem custar até R$6 mil

Uma raça antiga como o Pastor de Shetland custa sempre mais caro. No caso desse cachorro em especial, que é compacto, muito bonito e bem fácil de educar, os valores podem ser ainda um pouco mais salgados. Filhotes de Sheltie podem custar entre R$3 mil e R$6 mil. Desconfie de valores muito abaixo dessa faixa: ou não se trata de um Pastor Shetland autêntico, ou o canil pode estar promovendo formas nada saudáveis de reprodução. Aliás, é sempre bom checar a reputação do canil antes de adotar Pastor Sheltie ou qualquer outra raça.

Raio-x do cachorro Sheltie

Origem: Escócia

Pelagem: abundante, comprida e lisa, com presença de subpelo 

Cores: branco, sable, merle, castanho e preto

Personalidade: inteligente, amável, brincalhão, protetor, responsável

Altura: 37 cm

Peso: 6 a 12 kg

Expectativa de vida: 12 a 13 anos

 

Redação: Mariana Fernandes

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas