Passear com cachorro é um momento de lazer, diversão e experiências únicas para o seu doguinho. São tantos cheiros, lugares e pessoas diferentes que essa se torna facilmente uma das atividades preferidas dos cães. Mas sabia que é importante ter alguns cuidados antes, durante e após o passeio? Cachorro precisa saber se comportar nessas horas, e tanto a ansiedade quanto a falta de socialização adequada podem atrapalhar. Além disso, é importante investir nos acessórios certos para garantir que tudo corra bem. Para te guiar nessa tarefa, separamos algumas dicas importantes para passear com o cachorro de forma tranquila e segura!

1) Cachorro ansioso para passear? Controle o animal antes de sair de casa

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se o seu cãozinho é daqueles que não pode nem ouvir a palavra “passeio” que já fica em êxtase, é necessário avaliar o comportamento do seu amigo antes de sair de casa. Um cachorro ansioso e esbaforido muitas vezes não consegue se conter quando sai na rua e o que era para ser divertido se torna estressante e frustrante para ambos os lados. Portanto, é importante tentar acalmar o cãozinho antes de sair de casa. Além disso, o tutor deve estar sempre no comando do passeio com o cachorro, sem deixar que o animal assuma as rédeas da situação, com tentativas de puxões e afins. Ele precisa aprender a obedecer, e se for necessário, você deve interromper o passeio algumas vezes até que o cachorro entenda o que o você espera.

2) Cachorros passeando: a socialização é fundamental para evitar brigas e conflitos

Alguns cães são naturalmente mais sociáveis do que outros, mas não importa qual seja o padrão de comportamento do seu doguinho, todos os cachorros devem passar pela socialização. Esse processo é indispensável para garantir que passear com cachorro não vai ser sinônimo de briga e problemas, pois o pet saberá se comportar e não terá problemas em fazer amizades com outros cães. Quanto antes a socialização acontecer, melhor! Então, se você tem um filhote de cachorro, espere até que o seu cãozinho receba todas as vacinas necessárias para dar início aos passeios. Assim ele vai se acostumar desde cedo a estar rodeado de diferentes tipos de pessoas e animais, e não vai procurar confusão à toa.


Passear com cachorro: escolher a coleira ideal vai tornar o passeio muito melhor
Passear com cachorro: escolher a coleira ideal vai tornar o passeio muito melhor

3) Passeando com cachorro: estabeleça uma rotina com o tempo necessário para cansar o pet

Separar um tempinho para passear com cachorro deve fazer parte da rotina. Dar uma volta no quarteirão nem sempre é suficiente para satisfazer as necessidades energéticas dos cães. Esses passeios mais curtinhos servem, no máximo, para que eles possam fazer as necessidades (especialmente aqueles que não têm o hábito de fazer xixi e cocô em casa). 

Logo, é importante criar uma rotina com horários definidos para que o cãozinho consiga gastar toda a energia acumulada. Em alguns casos, 20 minutos é suficiente para cansar o animal; mas dependendo do nível de atividade e energia dele, esse tempo pode ser maior, chegando até 1 hora de passeio em alguns casos.

4) Escolha os acessórios certos para passear com cachorro

Para garantir a segurança do seu doguinho durante o passeio, é imprescindível investir em acessórios como a guia e coleira com identificação para cães. Pode parecer exagero, mas todo cuidado é pouco com seu amigo de quatro patas e, caso aconteça algum imprevisto ou acidente, é bom que o cãozinho esteja devidamente identificado. Informações como seu nome e o número de telefone atualizado devem constar na plaquinha.

Sobre o tipo de coleira, existem diferentes opções, mas os melhores modelos costumam ser o peitoral ou a coleira anti puxão. Ambas permitem um passeio calmo e tranquilo, e ajudam a controlar os movimentos do cachorro sem machucá-lo.

5) Durante o passeio, cachorro deve estar protegido contra pulgas e carrapatos

Se o passeio com o cachorro for em um ambiente com vários outros doguinhos, como o parcão, é importante redobrar a atenção com parasitas. A infestação de pulgas e carrapatos ficar muito tempo em um local se não receber o cuidado necessário. Por isso, certifique-se de sempre proteger muito bem o seu cãozinho, seja com remédios anti parasitários ou com uma coleira antipulga e carrapato. Mas nada de se preocupar à toa, hein? Se o seu cachorro estiver protegido, deixe ele se divertir e fazer vários aumigos.

Redação: Juliana Melo