Brinquedos

Osso para cachorro faz mal? Saiba qual o melhor tipo para dar ao seu cão

Saiba quais cuidados deve-se ter ao oferecer ossos para os cachorros
Saiba quais cuidados deve-se ter ao oferecer ossos para os cachorros

Cachorros costumam amar roer ossos e esse hábito pode ajudá-los a relaxar, evitar tártaro, mas sabia que nem todos os materiais são seguros e saudáveis para eles? Apesar de fontes de proteínas, os ossos podem se despedaçar quando mordidos e causar lesões intestinais e até mesmo a morte do seu cachorro por asfixia ou lesão em órgãos internos. Mas calma! Nem todos os ossos são perigosos e existem tipos que podem servir de petisco para cães. Vem com a gente conhecer quais estão liberados para o seu cachorro.

Quais ossos podem ser usados como petisco para cachorro

  • Osso de boi: além de saboroso, os ossos de boi podem fornecer grande quantidade de cartilagem e até mesmo carne. Outro benefício é a limpeza bucal. Apesar de indicado, sempre fique de olho enquanto oferece ossos para seu cachorro;
  • Osso de porco: caso vá oferecer ossos de porco para seu cachorro, prefira os maiores como de joelho e fêmur. Dessa maneira, você afasta os riscos de asfixia e continua oferecendo todos os benefícios dos ossos como a cartilagem e o relaxamento que o hábito de roer provoca;
  • Petiscos próprios para roer: além dos ossos in natura, também é possível encontrar no mercado petiscos caninos que têm forma de osso e podem ser roídos pelos cães por horas (ou minutos, no caso dos mais gulosos). Feitos principalmente de cereais e carnes, esses sticks ajudam, inclusive, na manutenção da higiene oral do seu cachorro.

Principais cuidados ao oferecer ossos ao seu cachorro

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Saiba quais tipos de ossos são perigosos para os cachorros
    Saiba quais tipos de ossos são perigosos para os cachorros

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    • Fique de olho: por mais que sejam indicados, os cães podem se engasgar. É importante agir rápido nessas horas;
    • Não ofereça ossos de galinha: ossos de galinha são muito frágeis, pequenos e podem ficar pontiagudos quando mastigados. Isso pode causar feridas na boca e nos órgãos internos do seu cachorro;
    • Não ofereça osso de couro: quando mastigado, o material desse osso amolece e fica gelatinoso, podendo soltar pedaços que podem causar asfixia e até mesmo grudar nos órgãos internos do cachorro;
    • Não deixe os ossos por longos períodos com o cão: ossos são muito duros e resistentes. Apesar de prazeroso, após um longo período eles podem forçar demais a mandíbula;
    • Não ofereça ossos que restaram do churrasco: além do sal presente, os ossos assados no churrasco também podem ficar frágeis e, quando mastigados, ficar pontiagudos e causar ferimentos iguais aos de galinha.


    Alerta Patas da Casa: como já falamos acima, mesmo os ossos liberados podem ser perigosos para qualquer raça ou porte de cachorro. Quando mastigados, os pedaços - de qualquer tipo - podem asfixiar e/ou machucar os animais. Sempre que oferecer os petiscos, supervisione o seu cachorro.

    Brincadeiras para cachorro:

    Próxima matéria

    Brincadeiras para cachorro: "posso deixar meu pet brincar com gravetos que ele encontra na rua?"

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Roupa para cachorro: saiba quando usar e como ajudar seu cão a se adaptar!
    Cuidados

    Roupa para cachorro: saiba quando usar e como ajudar seu cão a se adaptar!

    Os cães se tornaram verdadeiros filhos para nós humanos. Por isso, alguns tutores fazem de tudo para oferecer o melhor para seus peludos, e isso vai de brinquedos e petiscos até roupa para cachorro. O acessório não é somente um mimo para o seu animal. Em lugares onde a temperatura está sempre mudando, a roupinha de cachorro é uma aliada para aliviar o frio e até prevenir doenças respiratórias. Quer saber como deixar o seu pet ainda mais fofo? Veja nossas dicas de como escolher roupa para cachorro e como adaptá-lo com o novo acessório.

    Onde colocar a comida do cachorro? Saiba também como escolher a melhor opção
    Alimentação

    Onde colocar a comida do cachorro? Saiba também como escolher a melhor opção

    Comida de cachorro sempre envolve muitas dúvidas: quantidade, horários, quantas vezes ao dia, qual a melhor ração, etc. Mas você sabia que os cachorros precisam não só de um local como de uma altura específica para os potes de ração e água não causarem problemas na coluna ou na digestão? Outro ponto muito importante é não colocar a alimentação perto do tapete higiênico ou do jornal onde eles fazem as necessidades. Isso pode causar com que eles não se alimentem ou não aprendam o local de fazer xixi e cocô. Esses espaços devem ser bem delimitados e afastadoS. Os potes também devem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada animal: além do tamanho, existem diferentes materiais. Veja abaixo:

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Ver Todas >

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?
    Comportamento animal

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?

    Dentre tantas raças de cachorro que existem, uma das mais adoráveis e cativantes certamente é o Bulldog Inglês. “Mas eles não são mal humorados?” - é o que muitos se perguntam, principalmente por causa da carinha de rabugento típica da raça. A verdade é totalmente diferente disso: qualquer pessoa que tem a chance de conviver com um cachorro Bulldog Inglês sabe bem como esses animais podem ser amorosos e brincalhões. 

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?
    Comportamento animal

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?

    Roer e morder são necessidades naturais dos cães. Esse hábito também é associado à saúde mental, já que os mordedores próprios ajudam o animal a relaxar. Além disso, disponibilizar os brinquedos ideais para cachorro morder evita que o animal desconte sua energia nos móveis e objetos da casa, principalmente quando ele é filhote. O casco para cachorro é uma opção muito utilizada para redirecionar as mordidas, mas o "brinquedo" divide opções: o objeto prejudica o cachorro de alguma forma?

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino
    Comportamento animal

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino

    Quem nunca se perguntou se o gato enxerga no escuro ou até mesmo se assustou com o olho felino brilhando à noite? O olhar de gato é cheio de particularidades, assim como outras partes do seu corpo. Pais de primeira viagem podem estranhar essas alterações no olhar que são comuns em todos os felinos. Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, o Patas da Casa reuniu uma série de curiosidades que vão te ajudar a entender melhor por que a pupila do gato muda de acordo com o ambiente e como os gatos enxergam no escuro. 

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?

    Passear com cachorro é uma das melhores formas de gastar energia dos animais domésticos. Os cães adoram sair de casa, fazer novos amigos e passar um tempo de qualidade com o tutor. O problema é que normalmente a hora do passeio desperta a agitação sem fim nos cãezinhos. Alguns, inclusive, não podem ver a coleira e a guia que já começam a pular e correr pela casa. 

    Ver Todas >