Os amantes dos felinos que prestam atenção no comportamento animal sabem exatamente os sinais que um gato triste apresenta, principalmente quando estão em sua própria residência, onde deveriam estar a vontade. Diferente dos cachorros, os felinos são animais que expressam seus sentimentos de maneira sutil, e pode ser que as alterações de humor passem batidas pela maioria das pessoas. Então se você está em casa e começou a reparar seu gatinho tristinho, o Patas da Casa vai te ajudar a pensar em maneiras de ajudar o seu bichano a ter uma vida feliz e confortável dentro de casa.
Como saber se o gato está triste?
Pode ser que os gatos sejam animais incompreendidos pelos seus tutores por serem animais mais reservados, então é natural se perguntar como saber se o gato está triste, já que alguns bichanos são mais introspectivos. Por isso, é fundamental prestar atenção no comportamento do seu pet para identificar se ele precisa ou não de sua ajuda.
É natural que os animais, ao se sentirem desconfortáveis, apresentem sinais que vão demonstrar sua frustração. Vamos listar abaixo, no caso de gato triste, sintomas mais comuns que podem ser notados pelos donos.
- Apatia: é comum que gatos chateados se mostrem menos ativos, menos interessados em brincadeiras e fiquem sempre deitados.
- Olhar através da janela: você pode se deparar com o seu amigo olhando através da janela durante longos períodos de tempo.
- Vocalização excessivos: os miados são uma forma dos bichanos se comunicarem com seus tutores, e se forem frequentes e intensos, podem expressar descontentamento.
- Isolamento: outro mudança de comportamento comum entre os gatos tristes é se isolar da presença de pessoas e animais.
- Pouca alimentação: quando tristes, os bichanos tendem a recusar comida ou a se alimentar em menor quantidade.
Afinal, gatos sozinhos ficam tristes?
Todo animal doméstico precisa de atenção constante para o seu bem estar físico e emocional, então se você tem dúvida se o gato sozinho fica triste, já que eles são considerados animais mais independentes, saiba que qualquer animal que fique sozinho por muito tempo pode apresentar sinais de tristeza, mesmo os mais reservados. Por isso, se você passa bastante tempo fora de casa, é obrigatório investir nesses brinquedos interativos para o seu bichano, e evitar o surgimento de problemas como a depressão e ansiedade em gatos.
Gato triste: o que fazer para ajudar o seu bichano?
Assim como qualquer outro animal, os bichanos precisam de atenção e cuidados diários dos seus tutores para que eles não se sintam abandonados. Por isso, é fundamental separar um tempinho todos os dias para zelar pela sua relação com o seu pet.
Como são animais bastante instintivos, gatos adoram dar voltinhas nas ruas, é importante oferecer em sua casa experiências parecidas com as que teriam em ambientes externos, como explorar e caçar. Uma forma de ajudar o pet a se sentir mais feliz em casa é investir no enriquecimento ambiental para gatos, um cuidado necessário para garantir qualidade de vida do animal. Alguns exemplos de produtos para entreter são os arranhadores, prateleiras, rede para gatos e as bolinhas interativas.
Se o seu gato foi resgatado da rua, ele tem mais chance de apresentar sinais de tristeza por ficar dentro de uma residência, já que ele estava acostumado com sua liberdade para explorar. Por isso, a gatificação da casa é tão importante para que esses animais expressem seus comportamentos naturais.
Outra forma de deixar você e o seu gato mais feliz é adotando um novo gatinho. Com a companhia um do outro, é menos provável que eles se sintam entediados, já que vão poder brincar juntos e aproveitar quando estiverem sozinhos.