Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Diferente do que muitos pensam, os gatos podem amar carinho. A ideia de que esses animais são ariscos nem sempre condiz com a realidade: os felinos podem ser, sim, muito dóceis e bons companheiros. O problema é que nem todo mundo sabe como se aproximar dos bichanos e muito menos como fazer carinho no gato - que, ao contrário dos cães, são mais exigentes com os toques pelo corpo. Quer aprender como se aproximar e onde fazer carinho no gato? O Patas da Casa preparou um infográfico com as melhores dicas!


Veja algumas dicas de como fazer carinho no gato do jeito certo
Veja algumas dicas de como fazer carinho no gato do jeito certo

Onde fazer carinho no gato: barriga e o rabo são áreas muito sensíveis

Há partes do corpo do gato que são bastante sensíveis, como a barriga, o rabo e as patas, e dificilmente os felinos aceitam serem acariciados nessas regiões. Se houver qualquer insistência, o bichano pode acabar adotando um comportamento mais agressivo, com mordidas e arranhões, para se defender. Portanto, o ideal é evitar ao máximo tocar nessas partes - a não ser que o gato dê abertura para isso. Outro cuidado é com os bigodes do animal: as vibrissas são muito delicadas e o toque pode incomodar o gatinho.  

Então, onde fazer carinho no gato? Existem vários lugares apropriados para isso: o topo da cabeça, assim como as bochechas e queixo, são super indicados e os bichanos amam! As costas do gato também são um excelente local, assim como o pescocinho e atrás da orelha. Alguns bichanos gostam de receber carinho na base da cauda (sem tocar no rabo, claro), mas é importante avaliar o nível de intimidade que você tem com o gato antes de acariciar essa região.

Outras dicas importantes de como fazer carinho no seu gato

Como todo mundo sabe, os felinos são animais mais reservados e que não gostam de demonstrações de afeto o tempo inteiro. Ao se aproximar do bichano para acariciá-lo, é bom ter certeza de que o animal está disposto a receber carinho (e saber como funciona a linguagem corporal do gato é muito importante nessas horas). Geralmente, é fácil de interpretar os momentos mais propícios para isso: o gato se entrelaça nas suas pernas ou se esfrega em você, mostrando que ele quer atenção. Outro possível indício é quando o gato começa a afofar o humano - o famoso “amassar pãozinho” -, mostrando que se sente confortável na sua presença e que deseja receber carinho.

Quando você começa a acariciar o gato, é importante ficar atento a alguns sinais também. Se ele quiser carinho, certamente não vai se incomodar com os toques e pode até dar alguns sinais de que está gostando, com ronronados, lambidas ou pequenas mordidas na mão do humano. Já se ele não estiver muito a fim, vai ficar mais retraído e se afastar. Nesse caso, é importante não forçar a barra, ou isso pode acabar irritando o gato.

A forma ideal de como fazer carinho no pet é com movimentos suaves na direção do crescimento dos pelos - como da cabeça até a base do rabo. Se o gatinho for desconhecido, não esqueça de deixá-lo cheirar sua mão antes de iniciar as carícias e observe como ele vai reagir. Na dúvida, sempre espere ele se aproximar de você!

Redação: Juliana Melo