Gato

Olho do gato: quais as doenças oculares mais comuns na espécie?

Publicado - 23 Dezembro 2021 - 10h07

Atualizado - 16 Maio 2024 - 10h41

O olho de gato, além de despertar muitas dúvidas sobre como funciona, também é uma região sensível e que pode sofrer com vários probleminhas. A lacrimação excessiva, por exemplo, muitas vezes é associada a doenças oculares. O mesmo ocorre quando vemos a membrana do olho do gato aparecendo, chamada de “terceira pálpebra” e que normalmente dá as caras somente quando há algo de errado com a saúde felina. Para que você conheça as principais doenças em olho de gato, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre os quadros clínicos aqui embaixo.

Conjuntivite felina é uma doença em olho de gato super comum

Ao ver qualquer mudança no globo ocular do seu pet - como o olho de gato lacrimejando e vermelho, por exemplo -, a suspeita inicial geralmente é de uma conjuntivite felina. Trata-se de uma inflamação da membrana que cobre o olho do animal, chamada de conjuntiva, e que pode acontecer por diferentes motivos. Além da lacrimação e vermelhidão na região do olho do gato, outros sintomas comuns na conjuntivite felina são: coceira, olho remelando, secreção com coloração amarelada ou escura. Em todo caso, é fundamental consultar um especialista para a recomendação do melhor tratamento.

A catarata em gatos pode deixar o animal cego se ele não receber o devido tratamento

A catarata em gatos é um problema mais delicado e que afeta uma parte diferente do olho: o cristalino. Para quem não sabe, o cristalino é uma lente localizada atrás da íris que permite a visão nítida das coisas e ajuda na formação de imagens. Logo, quando um animal sofre com essa doença em olho de gato, ele fica com a visão prejudicada.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para reconhecer a catarata em gatos não é muito difícil: os principais sintomas associados à patologia são a mudança na coloração dos olhos, que tendem a ficar mais esbranquiçados ou azulados, e opacidade na região. O gatinho também pode começar a esbarrar nos lugares por causa da vista debilitada. É indispensável o tratamento orientado por um veterinário oftalmologista, pois a evolução do quadro pode levar à cegueira.

Glaucoma em gatos é outra doença que, aos poucos, degenera a visão

Outra doença que precisa de atenção é o glaucoma em gatos. A patologia acomete principalmente felinos com uma idade mais avançada, mas todo cuidado é pouco. O glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular e acúmulo de líquido aquoso na região dos olhos, causando a perda progressiva da visão a longo prazo. Ainda que seja uma doença “silenciosa” e os tutores descubram o glaucoma em gatos quando a situação está séria, é bom ficar de olho em alguns dos sintomas.

Essa é uma doença que geralmente deixa o olho de gato vermelho, com pupilas dilatadas e opacidade da região. O acompanhamento veterinário é necessário para que o diagnóstico não seja tardio e comece logo o tratamento. Infelizmente não é possível recuperar parte da visão perdida, mas é possível retardar a progressão do glaucoma em gatos.

 

Gato preto e branco com problema em um dos olhos

 

Uveíte felina pode deixar o olho de gato lacrimejando e vermelho

A uveíte é uma doença em olho de gato que nada mais é do que uma inflamação da úvea, uma área do olho felino que é rico em vasos sanguíneos. Não é uma das patologias mais perigosas, mas ainda assim vale ficar atento. A uveíte tanto pode ser causada por pequenas lesões e agressões no olho de gato, como também pode ser consequência de doenças pré-existentes, como a própria catarata.

Dentre os principais sintomas, podemos destacar o olho de gato lacrimejando, vermelhidão, sensibilidade à luz, piscadas excessivas, dor e incômodo na região. Recomenda-se procurar um oftalmologista veterinário para buscar as melhores formas de tratamento.

Úlcera de córnea em gatos pode ser profunda ou superficial

A córnea é a camada mais externa do olho de gato que tem uma função refrativa importante, além de proteger as regiões mais sensíveis de possíveis agressões. Quando ocorre alguma lesão nessa parte do olho, é o que chamamos de úlcera de córnea. O problema pode ser classificado como uma úlcera profunda ou uma úlcera superficial, dependendo da gravidade do ferimento.

Para identificar a enfermidade, alguns sinais são perceptíveis como lacrimejamento excessivo, secreção ocular, vermelhidão, dor, fotofobia e mancha branca na região. Além disso, o gatinho afetado também fica com o olho mais fechado do que o normal. Para tratar, o veterinário poderá indicar o uso de colírios específicos.

Conheça 5 outras doenças em olho de gato para ficar atento!

E não para por aí: além dos problemas mencionados acima, que são os mais comuns, existem outros tipos de doença em olho de gato que são mais raros, mas também precisam da sua atenção. São elas:

  • Toxoplasmose ocular
  • Clamidiose felina
  • Terçol
  • Atrofia progressiva da retina
  • Descolamento da retina

Por isso, ao perceber qualquer alteração no globo ocular do seu amigo de quatro patas, não hesite em procurar ajuda de um profissional especializado na área. Ele vai analisar a situação e, com o diagnóstico definido, indicar o tratamento mais adequado para o seu pet.

Redação: Juliana Melo

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Esses são os 6 sinais mais comuns de verme de gato: alguns passam despercebidos até se você for um tutor muito atento

Assim como o verme em cachorro filhote e adulto, um dos problemas mais preocupantes que podem afetar os bichanos é o verme de gato. ...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas