Observou o olho do gato lacrimejando e não sabe muito bem o que isso significa? A gente explica: assim como ocorre com os humanos, os felinos podem lacrimejar como uma reação automática a algum incômodo na região dos olhos. Ou seja, não é algo “normal” e que acontece repentinamente, pois sempre existe um motivo para o gato com olho lacrimejando, que pode variar desde doenças oculares até reações alérgicas.
Nessas horas, muitos tutores não sabem muito bem o que fazer quando o olho do gato está está lacrimejando, mas o segredo é manter a calma e tentar fazer uma análise da situação. Em alguns casos, somente o médico veterinário poderá ajudar. Para te guiar nisso, o Patas da Casa te conta a seguir sobre as principais causas do problema e como lidar com um gato com olho lacrimejando.
Por que o olho do gato fica lacrimejando?
É natural que, ao perceber o olho do gato lacrimejando, surjam várias dúvidas sobre o que o sintoma pode indicar. Para começar, é preciso saber diferenciar a lubrificação da lacrimação: no primeiro caso, trata-se de um processo natural do corpo que serve para deixar os olhos do gato lubrificados, limpando o globo ocular e protegendo-o de agentes externos.
Já o gato com olho lacrimejando normalmente é sinal de que tem algo de errado com a visão do seu amigo. Pode ser um motivo simples, como um cisco ou poeirinha que tenha caído ali, ou uma situação mais séria, como o desenvolvimento de alguma enfermidade. Os principais motivos porque o olho do gato fica lacrimejando são:
- Corpo estranho no olho
- Conjuntivite
- Clamídia ocular felina
- Obstrução do canal lacrimal
- Uveíte
- Úlcera de córnea
- Gripe
- Alergias

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
O que fazer quando o olho do gato está lacrimejando?
Ao encontrar seu gato com os olhos lacrimejando, o principal a se fazer é não entrar em desespero e nem tentar diagnosticar o problema sem a ajuda de um especialista. A aplicação de colírios ou de receitas naturais, inclusive, é algo que está totalmente fora de cogitação e que pode piorar ainda mais o quadro do seu amigo de quatro patas. Por isso, se você não sabe o que fazer quando o olho do gato está lacrimejando, aqui vão algumas dicas valiosas:
1) Observe o aspecto da lágrima. O olho do gato lacrimejando e remelando, por exemplo, muitas vezes é um sinal de conjuntivite ou gripe. Além disso, a cor da secreção pode indicar diferentes situações que vão ajudar no diagnóstico do seu pet: a coloração amarelada ou escurecida geralmente indicam uma infecção.
2) Atenção a outros possíveis sintomas. É bom avaliar o quadro do seu amigo como um todo para ter todas as informações possíveis antes de levá-lo ao veterinário. Percebeu o olho do gato lacrimejando e vermelho? Não deixe de anotar! Isso também vale para outros sintomas como febre, espirros, falta de apetite e sensibilidade à luz.
3) Procure ajuda de um profissional. Se o olho do gato lacrimejando durar mais de uma hora, é bom marcar uma consulta veterinária o quanto antes. Isso porque quando a lacrimação acontece por causa da presença com um corpo estranho, o próprio organismo felino se encarrega de eliminá-lo sem a necessidade de ajuda, o que dura por volta de uma hora. Se ultrapassar esse tempo, pode ser algo mais grave.
4) Evite agir por conta própria. Nada de procurar receitas caseiras na internet ou comprar um colírio para o seu pet sem a devida orientação médica. A automedicação é um grande perigo e às vezes acaba piorando o quadro do gatinho, que vai ficar com o olho ainda mais incomodado.
Limpar o olho de gato lacrimejando com soro fisiológico pode ajudar
Como já deu para perceber, o gato com olhos lacrimejando pode acontecer por diferentes motivos. Ainda que a automedicação não seja uma opção, uma coisa que o tutor pode fazer para tentar aliviar o incômodo na visão do animal é aplicar soro fisiológico na região. Isso ajuda a limpar os olhos do gatinho, mas não é uma forma de tratar, efetivamente, o problema - é só uma solução temporária para minimizar os incômodos. Por isso, mesmo com a ajuda do soro fisiológico, a recomendação é procurar um veterinário de confiança.
Redação: Juliana Melo
