Observou o olho do gato lacrimejando e não sabe muito bem o que isso significa? A gente explica: assim como ocorre com os humanos, os felinos podem lacrimejar como uma reação automática a algum incômodo na região dos olhos. Ou seja, não é algo “normal” e que acontece repentinamente, pois sempre existe um motivo para o gato com olho lacrimejando, que pode variar desde doenças oculares até reações alérgicas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Nessas horas, muitos tutores não sabem muito bem o que fazer quando o olho do gato está está lacrimejando, mas o segredo é manter a calma e tentar fazer uma análise da situação. Em alguns casos, somente o médico veterinário poderá ajudar. Para te guiar nisso, o Patas da Casa te conta a seguir sobre as principais causas do problema e como lidar com um gato com olho lacrimejando.

Por que o olho do gato fica lacrimejando?

É natural que, ao perceber o olho do gato lacrimejando, surjam várias dúvidas sobre o que o sintoma pode indicar. Para começar, é preciso saber diferenciar a lubrificação da lacrimação: no primeiro caso, trata-se de um processo natural do corpo que serve para deixar os olhos do gato lubrificados, limpando o globo ocular e protegendo-o de agentes externos.

Já o gato com olho lacrimejando normalmente é sinal de que tem algo de errado com a visão do seu amigo. Pode ser um motivo simples, como um cisco ou poeirinha que tenha caído ali, ou uma situação mais séria, como o desenvolvimento de alguma enfermidade. Os principais motivos porque o olho do gato fica lacrimejando são:

  • Corpo estranho no olho
  • Conjuntivite
  • Clamídia ocular felina
  • Obstrução do canal lacrimal
  • Uveíte
  • Úlcera de córnea
  • Gripe
  • Alergias

O olho de gato lacrimejando pode indicar desde a presença de corpo estranho até doenças oculares mais sérias
O olho de gato lacrimejando pode indicar desde a presença de corpo estranho até doenças oculares mais sérias

O que fazer quando o olho do gato está lacrimejando?

Ao encontrar seu gato com os olhos lacrimejando, o principal a se fazer é não entrar em desespero e nem tentar diagnosticar o problema sem a ajuda de um especialista. A aplicação de colírios ou de receitas naturais, inclusive, é algo que está totalmente fora de cogitação e que pode piorar ainda mais o quadro do seu amigo de quatro patas. Por isso, se você não sabe o que fazer quando o olho do gato está lacrimejando, aqui vão algumas dicas valiosas:

1) Observe o aspecto da lágrima. O olho do gato lacrimejando e remelando, por exemplo, muitas vezes é um sinal de conjuntivite ou gripe. Além disso, a cor da secreção pode indicar diferentes situações que vão ajudar no diagnóstico do seu pet: a coloração amarelada ou escurecida geralmente indicam uma infecção.

2) Atenção a outros possíveis sintomas. É bom avaliar o quadro do seu amigo como um todo para ter todas as informações possíveis antes de levá-lo ao veterinário. Percebeu o olho do gato lacrimejando e vermelho? Não deixe de anotar! Isso também vale para outros sintomas como febre, espirros, falta de apetite e sensibilidade à luz.

3) Procure ajuda de um profissional. Se o olho do gato lacrimejando durar mais de uma hora, é bom marcar uma consulta veterinária o quanto antes. Isso porque quando a lacrimação acontece por causa da presença com um corpo estranho, o próprio organismo felino se encarrega de eliminá-lo sem a necessidade de ajuda, o que dura por volta de uma hora. Se ultrapassar esse tempo, pode ser algo mais grave.

4) Evite agir por conta própria. Nada de procurar receitas caseiras na internet ou comprar um colírio para o seu pet sem a devida orientação médica. A automedicação é um grande perigo e às vezes acaba piorando o quadro do gatinho, que vai ficar com o olho ainda mais incomodado.

Limpar o olho de gato lacrimejando com soro fisiológico pode ajudar

Como já deu para perceber, o gato com olhos lacrimejando pode acontecer por diferentes motivos. Ainda que a automedicação não seja uma opção, uma coisa que o tutor pode fazer para tentar aliviar o incômodo na visão do animal é aplicar soro fisiológico na região. Isso ajuda a limpar os olhos do gatinho, mas não é uma forma de tratar, efetivamente, o problema - é só uma solução temporária para minimizar os incômodos. Por isso, mesmo com a ajuda do soro fisiológico, a recomendação é procurar um veterinário de confiança.

Redação: Juliana Melo