Saúde

Obstrução intestinal em cães: como identificar, cuidados e tratamentos

Obstrução intestinal em cães: sintomas devem ser um sinal de alerta para os tutores
Obstrução intestinal em cães: sintomas devem ser um sinal de alerta para os tutores

Seu cãozinho tem o hábito de botar na boca tudo que vê pela frente? Então é necessário ter mais atenção a situações desse tipo, porque esse costuma ser o principal motivo para obstrução intestinal em cães. O problema acontece quando os cachorros ingerem objetos que não podem ser expelidos pelo organismo canino, causando um bloqueio no fluxo intestinal e impedindo que o animal consiga fazer cocô. Além disso, em alguns casos, esses objetos podem até mesmo chegar a perfurar o intestino do seu amigo, tornando a situação ainda mais complicada. Para compreender um pouco mais sobre a obstrução intestinal em cães, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Alair Paixão Sampaio, da Clivet Catu , em Salvador. Veja só o que ela nos disse!

Obstrução intestinal em cães pode ter diferentes causas

A obstrução intestinal nada mais é do que o bloqueio total ou parcial do trânsito intestinal, o que compromete todo o funcionamento do organismo do cachorro. “As causas são distintas, sejam elas mecânicas (como uma barreira física) ou alterações extra digestivas”, destaca a veterinária. A causa mecânica mais comum para a obstrução intestinal em cães é devido a ingestão de algum corpo estranho, principalmente se eles já têm a tendência de sair abocanhando tudo que estiver ao seu alcance. Sejam brinquedos, ossos, fios ou qualquer objeto que esteja a disposição do seu pet: se o objeto estiver dando mole, ele vai lá e “come”. Alguns alimentos também podem causar esse problema.

No entanto, conforme Alair conta, outras causas também podem estar associadas a esse quadro: “Animais idosos (principalmente os não castrados) que apresentam alterações prostáticas podem desenvolver hérnia perineal e ocorrer diminuição total ou parcial do trânsito intestinal, fratura de pelve, presença de endoparasitas, neoplasia (câncer)”. Além disso, distúrbios extra digestivos - como o hipotireoidismo - também podem levar a obstrução por retenção de fezes, por exemplo.

Obstrução intestinal de cachorro: sintomas para ficar atento

Perceber que o cachorro está com o intestino obstruído requer certa atenção, pois algumas mudanças na saúde e comportamento do animal podem surgir. Mas vale destacar também que, em alguns casos, a obstrução pode ser assintomática. Isso vai variar de acordo com a causa e o grau do problema, mas para identificar a obstrução intestinal em cães, sintomas bastante comuns são:

- Cachorro vomitando

- Perda de peso e de apetite

- Desidratação

- Constipação

- Dor abdominal

- Dificuldade para fazer cocô

Além disso, se o objeto ingerido for perfurante e isso ocasionar no cachorro com intestino perfurado, sintomas podem ser ainda mais gritantes. Então, esteja sempre atento a alguns sintomas de perfuração intestinal canina, como febre, calafrios e rigidez do abdômen do cãozinho, que pode ficar mais sensível ao toque.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Uma das causas da obstrução intestinal em cães é a ingestão de corpos estranhos, como pedaços de brinquedos
    Uma das causas da obstrução intestinal em cães é a ingestão de corpos estranhos, como pedaços de brinquedos

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Cachorro

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cachorro

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Cachorro

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Cachorro

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Diagnóstico da obstrução intestinal em cães pode salvar a vida do seu amigo

    Ao suspeitar da obstrução intestinal em cachorro e sintomas comprovarem isso, é fundamental levar o seu pet o mais rápido possível para uma clínica veterinária. Dependendo do objeto ingerido, isso pode trazendo graves consequências para a saúde do animal, como a perfuração do seu intestino. “É uma condição clínica que necessita de um diagnóstico preciso, caso contrário existe risco de óbito”, ressalta Alair.

    No veterinário, a confirmação do diagnóstico pode ser feita com exames físicos do paciente e outros exames complementares, como a radiografia e ultrassonografia abdominal. “A depender da suspeita, outros procedimentos se fazem necessários como exames de sangue, parasitológico de fezes, tomografia, citologia guiada por ultrassonografia”.

    Obstrução intestinal em cães: tratamento pode ser clínico ou cirúrgico

    Para definir o melhor tratamento para o seu cão, o veterinário precisa analisar o quadro completo do paciente e, principalmente, a causa por trás da obstrução intestinal. “Em casos de enfermidades extra digestivas que envolvam o manejo nutricional e/ou hormonal, o quadro pode ser revertido com tratamento clínico”, explica a veterinária. Já quando o motivo por trás do problema é a ingestão de corpo estranho, muitas vezes a melhor solução é passar por uma cirurgia de obstrução intestinal em cães, que pode ter até 20 manobras diferentes, variando o local e a abordagem. “Os fatores tempo, região afetada e grau de comprometimento vascular mediam a conduta cirúrgica, ou seja, em casos mais graves pode ser necessário a ressecção de uma porção do intestino. Por isso, assim que notar alterações no seu animal não demore a procurar por um profissional”, alerta.

    Saiba como evitar a ingestão de corpo estranho em animais!

    Uma das formas de prevenir que o seu amigo passe por um problema de obstrução intestinal é tendo muito cuidado com os objetos que ficam ao seu dispor.  “O tutor deve evitar deixar linhas e brinquedos não adequados para pets, por exemplo, com fácil acesso, principalmente em fase de crescimento”, orienta Alair. Além disso, manter a vermifugação e a vacinação do seu pet  em dia também deve fazer parte dessa rotina de cuidados.

    Já se o seu cãozinho simplesmente tem o hábito de devorar tudo que encontra pela frente, talvez uma boa opção seja o adestramento. Com um bom profissional, ele poderá ser educado para abandonar esse tipo de comportamento.

    Redação: Juliana Melo

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Próxima matéria

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Osteossarcoma em cães: veterinária explica as causas, sintomas, cuidados e tratamentos da doença
    Saúde

    Osteossarcoma em cães: veterinária explica as causas, sintomas, cuidados e tratamentos da doença

    O osteossarcoma canino é um dos tumores malignos mais comuns e a principal neoplasia de origem óssea nos cães. Assim como os seres humanos, os cachorros também podem ter câncer, especialmente à medida que envelhecem. Além da pele, sistema digestivo e mama, essa enfermidade que tanto preocupa os tutores pode afetar também os ossos do cachorro.

    Diabetes em cães: sintomas, causas, cuidados e tratamentos
    Saúde

    Diabetes em cães: sintomas, causas, cuidados e tratamentos

    Uma das doenças mais sérias e conhecidas entre nós, humanos, também tem a sua versão no mundo animal: diabetes canina tem ação parecida no corpo dos nossos amigos de quatro patas e também precisa de tratamento imediato logo depois do diagnóstico, já que também pode debilitar e ser fatal para eles. Para esclarecer dúvidas e contar tudo o que um pai de pet precisa saber sobre os sintomas, causas, formas de tratar e prevenir a diabetes em cães, a gente conversou com a médica veterinária Caroline Mouco Moretti, diretora geral do Hospital Veterinário Vet Popular.

    Giárdia em cães: transmissão, sintomas, tratamento e prevenção... saiba tudo sobre a doença!
    Diarreia

    Giárdia em cães: transmissão, sintomas, tratamento e prevenção... saiba tudo sobre a doença!

    A giárdia em cães ou giardíase, como é conhecida a doença, é uma zoonose — ou seja: também pode ser transmitida para humanos — causada por um protozoário que age na corrente sanguínea do cachorro contaminado. A partir do contágio, a giárdia causa uma série de alterações gástricas no animal. Mesmo que tenha cura, a giárdia canina pode matar se não for devidamente tratada. Para esclarecer diferentes dúvidas, como contágio, tratamento e as diferentes formas de prevenção da doença, conversamos com o veterinário Thiago Félix, de Brasília. Dá uma olhada!

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Ver Todas >

    Como funciona o repelente para cachorro não urinar no lugar errado?
    Cachorro

    Como funciona o repelente para cachorro não urinar no lugar errado?

    O xixi de cachorro fora do lugar costuma ser um problemão na vida de muitos tutores. Geralmente isso acontece quando o cãozinho ainda não aprendeu a fazer suas necessidades no lugar certo, seja ele filhote ou adulto, e os principais alvos costumam ser os sofás e tapetes. Muitos tutores recorrem ao repelente para cachorro não urinar em determinados lugares, mas será que realmente funciona? Separamos algumas informações sobre o uso do produto.

    Dermatite seborreica canina: entenda mais sobre o problema que atinge a pele dos cães
    Cachorro

    Dermatite seborreica canina: entenda mais sobre o problema que atinge a pele dos cães

    A pele dos cães é mais sensível e frágil do que parece. A dermatite seborreica em cachorro - também conhecida apenas como seborreia canina - é um problema de pele bastante comum nos nossos amigos de quatro patas. A doença em si não representa nenhuma ameaça à saúde do cachorro, mas a falta de tratamento adequado pode levar à progressão do quadro, o que, consequentemente, pode desencadear situações mais graves. 

    Saluki: 10 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro grande
    Cachorro

    Saluki: 10 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro grande

    O cachorro Saluki não é uma das raças mais conhecidas aqui no Brasil, mas é um cãozinho que definitivamente merece destaque. Com um corpo esbelto e atlético, o Saluki é uma ótima companhia para diversos momentos, desde que ele tenha um espaço apropriado para gastar toda a sua energia. Além disso, cuidados com a rotina e a saúde do cachorro também exigem certa atenção por parte do tutor. 

    5 erros comuns na hora de dar banho em cachorro medroso
    Cachorro

    5 erros comuns na hora de dar banho em cachorro medroso

    Os cachorros são os melhores amigos de quatro patas que qualquer pessoa pode ter, mas é importante lembrar que eles precisam de alguns cuidados no dia a dia. Os banhos, por exemplo, são algo que deve fazer parte da rotina de todo animal. No caso de um cachorro medroso, porém, o cuidado deve ser redobrado para que ele não veja a situação como algo negativo e se torne um trauma no futuro.

    Ver Todas >