Seu cãozinho tem o hábito de botar na boca tudo que vê pela frente? Então é necessário ter mais atenção a situações desse tipo, porque esse costuma ser o principal motivo para obstrução intestinal em cães. O problema acontece quando os cachorros ingerem objetos que não podem ser expelidos pelo organismo canino, causando um bloqueio no fluxo intestinal e impedindo que o animal consiga fazer cocô. Além disso, em alguns casos, esses objetos podem até mesmo chegar a perfurar o intestino do seu amigo, tornando a situação ainda mais complicada. Para compreender um pouco mais sobre a obstrução intestinal em cães, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Alair Paixão Sampaio, da Clivet Catu , em Salvador. Veja só o que ela nos disse!
Obstrução intestinal em cães pode ter diferentes causas
A obstrução intestinal nada mais é do que o bloqueio total ou parcial do trânsito intestinal, o que compromete todo o funcionamento do organismo do cachorro. “As causas são distintas, sejam elas mecânicas (como uma barreira física) ou alterações extra digestivas”, destaca a veterinária. A causa mecânica mais comum para a obstrução intestinal em cães é devido a ingestão de algum corpo estranho, principalmente se eles já têm a tendência de sair abocanhando tudo que estiver ao seu alcance. Sejam brinquedos, ossos, fios ou qualquer objeto que esteja a disposição do seu pet: se o objeto estiver dando mole, ele vai lá e “come”. Alguns alimentos também podem causar esse problema.
No entanto, conforme Alair conta, outras causas também podem estar associadas a esse quadro: “Animais idosos (principalmente os não castrados) que apresentam alterações prostáticas podem desenvolver hérnia perineal e ocorrer diminuição total ou parcial do trânsito intestinal, fratura de pelve, presença de endoparasitas, neoplasia (câncer)”. Além disso, distúrbios extra digestivos - como o hipotireoidismo - também podem levar a obstrução por retenção de fezes, por exemplo.
Obstrução intestinal de cachorro: sintomas para ficar atento
Perceber que o cachorro está com o intestino obstruído requer certa atenção, pois algumas mudanças na saúde e comportamento do animal podem surgir. Mas vale destacar também que, em alguns casos, a obstrução pode ser assintomática. Isso vai variar de acordo com a causa e o grau do problema, mas para identificar a obstrução intestinal em cães, sintomas bastante comuns são:
- Perda de peso e de apetite
- Desidratação
- Constipação
- Dor abdominal
- Dificuldade para fazer cocô
Além disso, se o objeto ingerido for perfurante e isso ocasionar no cachorro com intestino perfurado, sintomas podem ser ainda mais gritantes. Então, esteja sempre atento a alguns sintomas de perfuração intestinal canina, como febre, calafrios e rigidez do abdômen do cãozinho, que pode ficar mais sensível ao toque.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?
Diagnóstico da obstrução intestinal em cães pode salvar a vida do seu amigo
Ao suspeitar da obstrução intestinal em cachorro e sintomas comprovarem isso, é fundamental levar o seu pet o mais rápido possível para uma clínica veterinária. Dependendo do objeto ingerido, isso pode trazendo graves consequências para a saúde do animal, como a perfuração do seu intestino. “É uma condição clínica que necessita de um diagnóstico preciso, caso contrário existe risco de óbito”, ressalta Alair.
No veterinário, a confirmação do diagnóstico pode ser feita com exames físicos do paciente e outros exames complementares, como a radiografia e ultrassonografia abdominal. “A depender da suspeita, outros procedimentos se fazem necessários como exames de sangue, parasitológico de fezes, tomografia, citologia guiada por ultrassonografia”.
Obstrução intestinal em cães: tratamento pode ser clínico ou cirúrgico
Para definir o melhor tratamento para o seu cão, o veterinário precisa analisar o quadro completo do paciente e, principalmente, a causa por trás da obstrução intestinal. “Em casos de enfermidades extra digestivas que envolvam o manejo nutricional e/ou hormonal, o quadro pode ser revertido com tratamento clínico”, explica a veterinária. Já quando o motivo por trás do problema é a ingestão de corpo estranho, muitas vezes a melhor solução é passar por uma cirurgia de obstrução intestinal em cães, que pode ter até 20 manobras diferentes, variando o local e a abordagem. “Os fatores tempo, região afetada e grau de comprometimento vascular mediam a conduta cirúrgica, ou seja, em casos mais graves pode ser necessário a ressecção de uma porção do intestino. Por isso, assim que notar alterações no seu animal não demore a procurar por um profissional”, alerta.
Saiba como evitar a ingestão de corpo estranho em animais!
Uma das formas de prevenir que o seu amigo passe por um problema de obstrução intestinal é tendo muito cuidado com os objetos que ficam ao seu dispor. “O tutor deve evitar deixar linhas e brinquedos não adequados para pets, por exemplo, com fácil acesso, principalmente em fase de crescimento”, orienta Alair. Além disso, manter a vermifugação e a vacinação do seu pet em dia também deve fazer parte dessa rotina de cuidados.
Já se o seu cãozinho simplesmente tem o hábito de devorar tudo que encontra pela frente, talvez uma boa opção seja o adestramento. Com um bom profissional, ele poderá ser educado para abandonar esse tipo de comportamento.
Redação: Juliana Melo
