Seu cãozinho tem o hábito de botar na boca tudo que vê pela frente? Então é necessário ter mais atenção a situações desse tipo, porque esse costuma ser o principal motivo para obstrução intestinal em cães. O problema acontece quando os cachorros ingerem objetos que não podem ser expelidos pelo organismo canino, causando um bloqueio no fluxo intestinal e impedindo que o animal consiga fazer cocô. Além disso, em alguns casos, esses objetos podem até mesmo chegar a perfurar o intestino do seu amigo, tornando a situação ainda mais complicada. Para compreender um pouco mais sobre a obstrução intestinal em cães, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Alair Paixão Sampaio, da Clivet Catu , em Salvador. Veja só o que ela nos disse!

Obstrução intestinal em cães pode ter diferentes causas

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A obstrução intestinal nada mais é do que o bloqueio total ou parcial do trânsito intestinal, o que compromete todo o funcionamento do organismo do cachorro. “As causas são distintas, sejam elas mecânicas (como uma barreira física) ou alterações extra digestivas”, destaca a veterinária. A causa mecânica mais comum para a obstrução intestinal em cães é devido a ingestão de algum corpo estranho, principalmente se eles já têm a tendência de sair abocanhando tudo que estiver ao seu alcance. Sejam brinquedos, ossos, fios ou qualquer objeto que esteja a disposição do seu pet: se o objeto estiver dando mole, ele vai lá e “come”. Alguns alimentos também podem causar esse problema.

No entanto, conforme Alair conta, outras causas também podem estar associadas a esse quadro: “Animais idosos (principalmente os não castrados) que apresentam alterações prostáticas podem desenvolver hérnia perineal e ocorrer diminuição total ou parcial do trânsito intestinal, fratura de pelve, presença de endoparasitas, neoplasia (câncer)”. Além disso, distúrbios extra digestivos - como o hipotireoidismo - também podem levar a obstrução por retenção de fezes, por exemplo.

Obstrução intestinal de cachorro: sintomas para ficar atento

Perceber que o cachorro está com o intestino obstruído requer certa atenção, pois algumas mudanças na saúde e comportamento do animal podem surgir. Mas vale destacar também que, em alguns casos, a obstrução pode ser assintomática. Isso vai variar de acordo com a causa e o grau do problema, mas para identificar a obstrução intestinal em cães, sintomas bastante comuns são:

- Cachorro vomitando

- Perda de peso e de apetite

- Desidratação

- Constipação

- Dor abdominal

- Dificuldade para fazer cocô

Além disso, se o objeto ingerido for perfurante e isso ocasionar no cachorro com intestino perfurado, sintomas podem ser ainda mais gritantes. Então, esteja sempre atento a alguns sintomas de perfuração intestinal canina, como febre, calafrios e rigidez do abdômen do cãozinho, que pode ficar mais sensível ao toque.


Uma das causas da obstrução intestinal em cães é a ingestão de corpos estranhos, como pedaços de brinquedos
Uma das causas da obstrução intestinal em cães é a ingestão de corpos estranhos, como pedaços de brinquedos

Diagnóstico da obstrução intestinal em cães pode salvar a vida do seu amigo

Ao suspeitar da obstrução intestinal em cachorro e sintomas comprovarem isso, é fundamental levar o seu pet o mais rápido possível para uma clínica veterinária. Dependendo do objeto ingerido, isso pode trazendo graves consequências para a saúde do animal, como a perfuração do seu intestino. “É uma condição clínica que necessita de um diagnóstico preciso, caso contrário existe risco de óbito”, ressalta Alair.

No veterinário, a confirmação do diagnóstico pode ser feita com exames físicos do paciente e outros exames complementares, como a radiografia e ultrassonografia abdominal. “A depender da suspeita, outros procedimentos se fazem necessários como exames de sangue, parasitológico de fezes, tomografia, citologia guiada por ultrassonografia”.

Obstrução intestinal em cães: tratamento pode ser clínico ou cirúrgico

Para definir o melhor tratamento para o seu cão, o veterinário precisa analisar o quadro completo do paciente e, principalmente, a causa por trás da obstrução intestinal. “Em casos de enfermidades extra digestivas que envolvam o manejo nutricional e/ou hormonal, o quadro pode ser revertido com tratamento clínico”, explica a veterinária. Já quando o motivo por trás do problema é a ingestão de corpo estranho, muitas vezes a melhor solução é passar por uma cirurgia de obstrução intestinal em cães, que pode ter até 20 manobras diferentes, variando o local e a abordagem. “Os fatores tempo, região afetada e grau de comprometimento vascular mediam a conduta cirúrgica, ou seja, em casos mais graves pode ser necessário a ressecção de uma porção do intestino. Por isso, assim que notar alterações no seu animal não demore a procurar por um profissional”, alerta.

Saiba como evitar a ingestão de corpo estranho em animais!

Uma das formas de prevenir que o seu amigo passe por um problema de obstrução intestinal é tendo muito cuidado com os objetos que ficam ao seu dispor.  “O tutor deve evitar deixar linhas e brinquedos não adequados para pets, por exemplo, com fácil acesso, principalmente em fase de crescimento”, orienta Alair. Além disso, manter a vermifugação e a vacinação do seu pet  em dia também deve fazer parte dessa rotina de cuidados.

Já se o seu cãozinho simplesmente tem o hábito de devorar tudo que encontra pela frente, talvez uma boa opção seja o adestramento. Com um bom profissional, ele poderá ser educado para abandonar esse tipo de comportamento.

Redação: Juliana Melo