Durante as duas fases mais delicadas da vida de um cachorro, os primeiros meses e a terceira idade, é normal que ele precise de cuidados específicos diferentes dos necessários na fase adulta. A saúde mais frágil é uma das principais razões para tantas adaptações na rotina e a alimentação está completamente ligada a ela. Como é a ração que oferece a energia tanto para os filhotes, quanto para os cachorros idosos, o ideal é que eles tenham uma dieta nutritiva. Nesses períodos, pode ser que eles tenham um pouco mais de dificuldade na mastigação e é aí que surge uma das principais dúvidas dos donos de cachorro: é necessário cortar ou umedecer o kibble - o grão da ração - para facilitar a hora de comer? 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

As rações específicas para essas fases são mais fáceis de mastigar

A alimentação é uma das principais mudanças que devem ser feitas nesses dois períodos da vida de um cachorro. Uma parte disso, certamente, tem a ver com a mastigação do animal. Como os kibbles de ração para animais adultos são grandes e duros, nas versões para filhotes e idosos eles costumam ser mais maleáveis; o que facilita a mastigação. Ou seja: ao invés de se preocupar em cortar grão por grão da ração para deixar a hora de comer mais confortável para o seu cachorro, o ideal é que você compre o alimento adequado, de acordo com a idade dele. Isso também influencia na digestão, já que quando a ração é bem mastigada as chances de vômitos ou refluxo diminuem bastante.  

cachorro comendo pote de ração para cachorro

Por que não é bom oferecer ração de adulto durante toda a vida do cachorro

 

Além de facilitar na mastigação, o que faz a ração específica ser tão importante nas diferentes fases da vida do animal é o reforço nutricional que cada uma delas tem. Para os filhotes, por exemplo, é comum que haja uma porcentagem maior de proteínas que vão dar a energia necessária para o dia a dia e ajudar no ganho de massa muscular e na troca de pelos. O cálcio, por sua vez, é uma vitamina presente nos dois tipos de ração: para os filhotes, ajuda no desenvolvimento dos ossos; para os idosos, ajuda a fortalecer o esqueleto que já fica mais frágil. Além disso, para os cachorrinhos mais velhos também pode ser preciso repor outras substâncias como, por exemplo, o ferro e o fósforo — tudo isso é encontrado na ração para idosos.

Você também pode optar pela ração úmida para filhotes e cães idosos

A ração úmida também é uma opção incrível no que se trata da alimentação de cachorros filhotes ou idosos. Por ser mais macia, ela é mastigada com facilidade e, além disso, também costuma ser mais saborosa, ou seja: o seu amigo vai ficar muito mais feliz na hora de comer. Mesmo que você escolha não basear a alimentação dele completamente na ração úmida, pode oferecer algumas vezes por semana. Assim como acontece com a ração seca, a úmida também pode ser encontrada especificamente para essas fases da vida dos animais, ok? 

Redação: Ariel Cristina Borges