Você sabe o que gato pode comer na ceia de Natal? Essa época do ano consagra um dia de muita fartura de comes e bebes. É dia de reunir toda a família e celebrar ao lado daqueles que mais amamos - e de uma forma ou de outra, nossos amigos de quatro patas também estarão presentes. Apesar disso, todo gateiro sabe que existem alimentos proibidos para gatos e saber o que pode dar ou não da ceia é muito importante, principalmente porque os felinos são animais muito espertos e podem beliscar um pedacinho da ceia sem o tutor ver. O Patas da Casa preparou algumas dicas importantes para a alimentação do gato na noite especial. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que o gato pode comer da ceia?

A ceia de Natal é uma das melhores partes dessa data tão especial. Já que os felinos também fazem parte da família, é claro que eles também merecem um agrado no dia da celebração. Mas infelizmente existem alguns alimentos tóxicos para gatos e o tutor deve estar atento para que o gatinho não coma nada que possa prejudicar sua saúde. A má notícia é que existem pouquíssimos alimentos que gatos podem comer da ceia. Isso acontece porque a maioria das receitas de Natal possuem muita gordura ou açúcar. Por isso, é ideal deixar algumas comidinhas prontas para serem dadas como petisco. Frango desfiado sem temperos, pedacinhos de carne sem tempero e frutas liberadas são alguns exemplos de o que gatos podem comer para não ficarem de fora da celebração de natal. Mesmo assim, tudo deve ser oferecido com moderação. É importante lembrar que até mesmo os petiscos específicos para pets só podem compor entre 10% e 15% da alimentação diária do animal.

alimentos tóxicos para gatos: gato pegando comida

O que gato não pode comer na ceia de Natal?

A lista de alimentos proibidos da ceia é muito maior do que a de o que os gatos podem comer. Essa realidade acontece principalmente porque a maioria das receitas da ceia contém muitos temperos e ainda costumam ser muito gordurosas para os felinos. Ainda assim, existem muitos alimentos típicos do Natal que parecem inofensivos, mas também podem fazer muito mal ao organismo dos bichanos. Para que não restem dúvidas, separamos uma lista de comidas que gatos não podem comer típicas do Natal. Vale lembrar que, além de não oferecer aos bichanos, o tutor deve estar atento para que o animal não pegue nada do chão ou belisque algum prato da mesa. Confira a lista de alimentos proibidos:

  • peru
  • chester
  • salpicão
  • alimentos com cebola
  • panetone
  • chocotone
  • rabanada
  • nozes
  • macadâmia
  • uvas e passas
  • ossos

O que gatos podem comer além da ração? Aprenda receita de muffin para felinos

Por conta da quantidade de alimentos tóxicos para gatos que fazem parte da ceia de Natal, nada melhor do que oferecer uma receita especial para os felinos e não deixar a festividade passar em branco para eles. Que tal preparar uma receita especial de muffin de salmão para gatos comerem no Natal? Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de trigo integral
  • 1 ovo
  • 2 latas de patê de salmão (ou outro peixe, mas é importante que sejam alimentos específicos para pets)
  • queijo em fatias com baixo sal

O modo de preparo é super simples. Com o forno pré-aquecendo a 180º, misture as latas de patê com a farinha de trigo integral e o ovo. Coloque um pinguinho de azeite de oliva nos moldes do muffin e encha-os com a mistura até a metade. Por cima, você deve colocar um pedaço de queijo para derreter. Depois disso é só levar ao forno por 15 minutos e esperar esfriar para servir ao felino. A receita rende quatro muffins. Adicionar uma colher de chá de cúrcuma também é uma boa dica, pois o ingrediente é um dos alimentos que gatos podem comer.

Redação: Hyago Bandeira