Você já ouviu falar nos palitos de matatabi? Assim como a erva de gato, esse é mais um produto para gato que ajuda a entreter e afastar o estresse. Os palitos de matatabi para gatos são gravetos de uma planta originária da China e Japão, também conhecida como "silver vine" (videira prateada). Muito utilizada em tratamentos humanos na Ásia, cientistas descobriram que esse tipo de graveto causa um efeito semelhante ao catnip nos felinos. O matatabi contém substâncias como a actinidina e a dihidroactinidiolide, que ajudam a reduzir o estresse e ansiedade nos gatos.

Qual o efeito do matatabi para gatos?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como já dito, o matatabi para gatos tem um efeito bem parecido com o catnip. Os gravetinhos provocam uma sensação de felicidade e euforia nos bichanos. Por isso, é normal que os instintos do gato fiquem mais aguçados, fazendo com que eles tenham mais vontade de brincar, correr pela casa e explorar. Em alguns gatinhos, o matatabi pode deixar o instinto caçador ativado e fazer com que eles comecem a querer marcar território e cacem presas imaginárias. Você pode aproveitar esse momento para fazer brincadeiras com seu bichano e fazer com que ele gaste bastante energia - as varinhas para gatos são ideais para esse momento. Depois de experimentar as reações do matatabi, o gato ficará bem relaxado e pronto para uma boa soneca.


O matatabi para gatos costuma ter efeitos mais intensos do que o catnip
O matatabi para gatos costuma ter efeitos mais intensos do que o catnip

Matatabi: gato pode ficar viciado?

O matatabi não causa dependência nos felinos e tem um efeito passageiro. Inclusive, se você oferecer os gravetos com muita frequência, o gato pode perder o interesse ou mesmo nem sentir as mesmas sensações. O ideal é que os palitos de matatabi para gatos sejam oferecidos de vez em quando como uma recompensa ou para estimular o animal em alguma situação específica.

Normalmente o matatabi é indicado em casos de depressão ou ansiedade, já que ajuda a deixar o gato mais disposto e feliz. Além disso, o matatabi também auxilia na higiene bucal dos gatos, já que os palitinhos removem a placa bacteriana e o tártaro de forma natural. 

Matatabi para gatos ou catnip: qual a diferença?

A diferença entre o matatabi e a erva de gato é subjetiva, até porque cada felino pode reagir de forma diferente. O matatabi proporciona reações semelhantes ao catnip, mas tem um efeito mais intenso. Isso acontece porque as substâncias do matatabi podem ser até dez vezes mais potentes que as da erva de gato. Portanto, é mais provável que seu bichano goste mais do matatabi. O ideal é testar os dois para saber qual o gatinho prefere. Apesar da potência do matatabi, a reação vai variar de pet para pet.

Redação: Hyago Bandeira