O gato é uma das espécies mais envoltas em curiosidades fisiológicas e comportamentais. Você já reparou que os gatos possuem uma pelanquinha na barriga? Normalmente confundida com gordura abdominal, a resposta vai te surpreender. Então não, esse excesso de pele na barriga do gato não quer dizer que ele está acima do peso ou que está magro demais. O nome dessa pele flácida é bolsa primordial e, como toda característica da anatomia dos felinos, desempenha uma função importante na vida deles. Dá só uma olhada nas informações que reunimos sobre a bolsa primordial dos gatos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é a bolsa primordial dos gatos?

Como tudo na natureza, a bolsa primordial dos gatos não está lá à toa. A camada extra de pele protege os órgãos vitais da barriga do gato. Caso o felino se envolva em alguma briga, a bolsinha estará ali para proteger a região da barriga. Outra função da bolsa primordial é ganhar amplitude no salto ou corrida. A pele extra possibilita que o gatinho estenda a barriga e as patas na hora dos saltos ou nos momentos em que ele precisa correr mais rápido. Essa característica ajuda muito na famosa flexibilidade dos gatos- você já deve ter percebido que os gatos empre caem em pé, certo?! Além disso, a bolsa primordial pode ajudar o gato a armazenar alimentos em situações extremas. Depois de uma boa refeição, a barriga poderá se expandir para encher o estômago.

Bolsa primordial: gatos de todos os tipos têm essa característica?

A bolsa primordial nada mais é do que a pele flácida abrange toda a barriga do gato. Essa “pelanquinha” fica mais visível na região mais próxima das patas traseiras do felino. No entanto, toda a barriga é protegida pela bolsa primordial. Quando os bichanos andam, fica mais fácil de reparar, pois ela pode ficar balançando de um lado pro outro. Ao contrário do que muita gente pensa, isso não significa que o gato está obeso e não é um sintoma da doença.

Muita gente pode se perguntar se todos os gatos têm a bolsa primordial. Essa característica faz parte da anatomia de todos os felinos. Seja um gato castrado, macho, fêmea, pequeno, grande, horizontal ou vertical, ele sempre terá a bolsa primordial mesmo que não muito aparente. Mesmo que possa parecer estranho, geralmente ela é mais fácil de ser percebida em gatos mais magrinhos. Isso acontece porque os gatos mais cheinhos possuem a barriga maior, o que pode dificultar que ela fique mais visível.

bolsa primordial dos gatos: gato com barriga para cima

Bolsa primordial: gatos podem ter algum problema por causa da pelanquinha?

 

Como dito acima, a bolsa primordial é uma característica anatômica de todos os felinos. Os bichanos mais gordinhos podem ter uma barriguinha além da pele flácida, mas ter uma barriga com um pouco mais de gordura não necessariamente quer dizer que há algo de errado com o gato. Isso só será um problema quando o gato apresenta uma gordura abdominal em excesso por causa da obesidade mórbida.

Caso você apalpe a região abdominal do seu felino e identifique alguma formação mais rígida na bolsa primordial, a recomendação é consultar um médico veterinário de confiança. O profissional poderá fazer uma avaliação clínica no felino e ultrassom abdominal. A bolsa primordial, ao contrário da gordura em excesso e outros problemas de saúde, costuma ser flácida e de fácil movimento.

Redação: Hyago Bandeira