Uma das raças mais populares que existem é o Jack Russell Terrier. Embora seja um cachorro pequeno, possui características bastante particulares e é capaz de conquistar o coraçãozinho de qualquer pessoa. No entanto, um dos maiores questionamentos que circulam sobre essa raça é quanto ao temperamento do cachorro Jack Russell, que tem a fama de ser um tanto teimoso. Mas será que isso realmente condiz com a realidade? Como é a personalidade desse cãozinho? O adestramento é uma boa opção? Saiba mais sobre alguns detalhes do comportamento da raça Jack Russell a seguir!

Jack Russell Terrier é um cachorro teimoso ou obediente?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A raça Jack Russell é dona de uma personalidade muito forte e marcante, e que não dá para negar: os cachorros podem ser bastante teimosos se não forem adestrados logo cedo, o que muitas vezes acaba deixando os tutores um tanto inseguros. Afinal, lidar com um cãozinho teimoso não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, né? Por isso, a peça-chave para lidar com um cachorro Jack Russell é ter muito pulso firme e paciência, principalmente na hora de ensinar comandos básicos de obediência.

Mas calma! Isso não quer dizer que esses cãezinhos são necessariamente desobedientes, viu? Muito pelo contrário: a verdade é que o Jack Russell Terrier é um animal extremamente inteligente e que tem muita facilidade em aprender os comandos no geral. Contudo, é fundamental ensiná-lo desde filhotes o que é certo e errado, porque apesar da inteligência, são animais que tendem a ser naturalmente mais resistentes aos treinamentos. Mas nada de desistir: no fim das contas, ele vai se revelar um ótimo amigo de quatro patas e cheio de amor para dar!


O adestramento do filhote de Jack Russell pode ser muito mais eficaz do que na fase adulta
O adestramento do filhote de Jack Russell pode ser muito mais eficaz do que na fase adulta

Cachorro Jack Russell: conheça outros traços da personalidade desse cãozinho

Apesar da fama de teimosos, ninguém pode negar que o Jack Russell Terrier é uma raça extremamente companheira, leal e gentil. Esses cachorros fazem de tudo pela sua família e não vão medir esforços para protegê-la a qualquer custo - o que falta de tamanho, sobra de coragem. Outro ponto é que o cachorro Jack Russell é bastante extrovertido e alegre: com ele do seu lado, é difícil de ter tempo ruim. O cãozinho é capaz de contagiar todo o ambiente com seu pique espirituoso e divertido. 

Por outro lado, é importante ter em mente que essa é uma raça bastante ativa e energética e que precisa de doses diárias de exercício físico. Caso contrário, a convivência pode ser afetada e a saúde do cachorro também. Além do mais, vale destacar que eles são animais que demandam muita atenção por parte do tutor, principalmente porque são muito apegados à família e não gostam de passar longos períodos sem companhia em casa. Por isso, antes de comprar ou adotar um filhote de Jack Russell, é sempre bom ter certeza de que você conseguirá dar toda a atenção de que o bichinho necessita.

Filhote de Jack Russell pode ser facilmente adestrado

O adestramento é a melhor alternativa para melhorar o lado mais teimoso do cachorro Jack Russell. A recomendação, inclusive, é que os treinamentos se iniciem quando o cãozinho ainda é um filhote, já que essa é justamente a melhor fase para ensinar truques básicos. Isso porque se o animal já tiver atingido a fase adulta, o adestramento pode acabar dando um pouco mais de trabalho. Como não gostam de seguir regras no geral, os cachorros da raça Jack Russell tendem a apresentar certa resistência aos comandos introduzidos pelo tutor. Mas, em todo caso, é fundamental insistir e não abandonar os treinamentos. Com o passar do tempo e com as técnicas certas de adestramento, o animal ficará mais calmo e obediente.

Jack Russell Terrier: apartamento é um bom local para a raça?

Para quem tem dúvidas do local ideal para criar um Jack Russell Terrier, uma boa notícia: o cãozinho se adapta facilmente tanto a casas quanto apartamentos. Por ser um cachorro pequeno, ele consegue viver bem em qualquer lugar, desde que tenha uma rotina diária de exercícios físicos para gastar a energia. Além disso, brincadeiras interativas dentro de casa também são muito bem-vindas e é uma ótima oportunidade para estreitar ainda mais os laços com o seu amigo de quatro patas!

Redação: Juliana Melo