Nem sempre é possível passear com cachorro para gastar a energia dele, principalmente quando o tempo está chuvoso e a recomendação é ficar dentro de casa. Quando isso acontece, muitos tutores acabam esquecendo que, apesar do passeio “cancelado”, é importante buscar outras estratégias para deixar o animal entretido e ativo. Mas como fazer isso sem sair de casa? Acredite: é possível, e existem várias brincadeiras para cachorro que são bem úteis nesses momentos. Veja algumas dicas abaixo e saiba como gastar energia do cachorro dentro de casa!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Bolinha é um dos brinquedos para cachorro mais divertidos!

Não precisa ter muito espaço dentro de casa para jogar uma simples bolinha para cachorro, então esse acaba sendo o passatempo perfeito para os dias chuvosos. Não é mistério para ninguém que esse brinquedo de cachorro é um dos preferidos do universo canino, e o melhor de tudo é que existem vários modelos de bolinhas para escolher e distrair o seu pet. A única atenção, porém, é se certificar de que as janelas e portas da casa estão devidamente fechadas para não correr o risco do animal sair sem querer.

Uma das brincadeiras para fazer com cachorro é o esconde-esconde

O esconde-esconde é uma das várias brincadeiras para cachorro que podem ser feitas sem sair de casa. Além de ser uma forma de movimentar o pet, também é algo que estimula os instintos naturais do animal, pois ele precisa utilizar o faro para encontrar o dono. Mas é importante ter um cuidado especial caso o animal fique incomodado ou com medo. Nesses casos, o melhor a se fazer é interromper o jogo e transmitir segurança para o seu amigo, que pode ficar muito preocupado com seu “sumiço”.

Cachorro brincando de cabo-de-guerra é sinônimo de diversão

Para quem não sabe como gastar energia de cachorro, os brinquedos de corda abrem portas para muitas possibilidades e são ótimos para atividades dentro de casa. A corda trançada, por exemplo, pode ser usada como um tipo de mordedor e costuma resistir bem. No entanto, uma das brincadeiras para fazer com cachorro mais interessantes é o cabo de guerra para cachorro, pois exercita o animal fisicamente e mentalmente, além de criar um laço mais profundo dele com o seu humano.

brincadeiras para cachorro: cão brincando com corda

 

Brinquedo de cachorro interativo sempre é um grande aliado

 

Existem vários tipos de brinquedos para cachorro que fazem a felicidade dos peludos. Mas caso a ideia seja gastar a energia do pet dentro de casa, uma das melhores opções são os brinquedos interativos. Bolas recheadas com ração, quebra-cabeça para cachorro, discos ou tapetes interativos são algumas alternativas. Além disso, você também pode fazer o seu próprio brinquedo de cachorro utilizando uma garrafa pet e fazendo vários furinhos nela para liberar os grãos de ração. Assim o animal fica entretido enquanto tenta descobrir como acessar a comidinha que fica guardada dentro da peça.

O adestramento de cães é outra possibilidade divertida

Se o seu amigo gosta de ser desafiado e estimulado, uma das brincadeiras para cachorro mais recomendadas é o adestramento canino. Ao contrário do que muitos pensam, o treinamento dos cães não deve ser encarado como algo monótono e cansativo, mas como uma oportunidade de se divertir e estreitar os laços entre o tutor e o animal. Você pode ensinar o cachorro a dar a pata, sentar, deitar, rolar, fingir de morto e vários outros truques impressionantes! O reforço positivo com petiscos, elogios e carinhos é uma tática que ajuda ainda mais nessa missão.

Pista com obstáculos é uma forma de como gastar energia do cachorro

Já pensou em transformar a sala da sua casa em um verdadeiro playground canino? A ideia pode até não parecer muito boa, mas é muito mais fácil de colocar em prática do que você imagina. Basta ter um espacinho livre dentro de casa - e não precisa ser só na sala, ok? -, e usar a imaginação para fazer um pequeno circuito para o seu amigo. Você pode usar garrafas pet, bambolês, elásticos e outros obstáculos para montar a sua própria pista e depois ensinar o caminho correto para o animal espalhando alguns petiscos. O resultado? Um cachorro brincando muito e gastando toda a energia acumulada!

Redação: Juliana Melo