As músicas para gato dormir não são muito diferentes daquelas que estamos acostumados. Afinal, o dia a dia com os humanos faz com que os bichanos se acostumem a algumas canções. Mas isso não quer dizer que eles apreciam qualquer estilo! Os felinos também desenvolvem gostos e aversões por algumas canções e a playlist para gato relaxar deve ter composições selecionadas. A boa notícia é que não é muito difícil agradar ao bichano. Para ajudar você que está atrás de uma lista de música para gato dormir e quer entender como os felinos reagem diante das frequências sonoras, veja essa matéria que o Patas da Casa preparou.

1) Jazz é uma ótima música para gato dormir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para começo de conversa, é importante mencionar os barulhos que deixam um gato assustado: gritos, ruídos e qualquer estrondo os deixam apavorados. Isso acontece devido a capacidade auditiva dos bichanos, que é super potente. Então, Heavy Metal é a última opção para acalmar um felino. O certo é buscar um som mais tranquilo, como jazz suave. Eles adoram! Mas se você não conhece muitas composições, fique tranquilo. A playlist do Spotify abaixo foi feita especialmente para esses peludinhos.


2) Músicas para gato dormir que envolvem piano são as favoritas

Dizem que o piano é considerado um instrumento perfeito devido às possibilidades melódicas que ele é capaz de produzir: desde uma música agitada a um som sereno. A segunda opção é um ótimo estímulo auditivo para os felinos relaxarem. Além do piano, canções instrumentais são uma boa música para gato dormir, devido a ausência de intervenções vocais. Um dos motivos por trás disso é a audição do gato que consegue interpretar as emoções humanas de acordo com o tom de voz do tutor, por exemplo. Sem uma fala acompanhando a melodia, eles prestam atenção na música e dormem tranquilamente.


3) Os sons da natureza são como música para gato

Ao longo dos anos, os gatos domésticos aprenderam a trocar os sons do ar livre pelos barulhos da vida urbana. Mesmo assim, alguns ruídos devem ser evitados por conta dos ouvidos sensíveis. Por isso o gato tem medo de fogos, um tipo de barulho que causa muita ansiedade e pode ser prejudicial para a saúde felina. Já os sons da natureza têm efeito contrário, pois nada ali é intenso: a água de um rio ou cachoeira, as folhas das árvores batendo e o melhor, os passarinhos cantando. Tudo isso impacta no comportamento do gato, que se sentirá em seu habitat. Confira essa playlist.


Música para gatos relaxarem: dos passarinhos cantando a músicas clássicas
Música para gatos relaxarem: dos passarinhos cantando a músicas clássicas

4) Música para gatos: os felinos também adoram um clássico

Muito se fala sobre os benefícios de ouvir música clássica. Mas será que ela também é benéfica para a saúde dos gatos? Está certo que eles não possuem a mesma capacidade humana de interpretar os sons (música animada, baladas e por aí vai). Mesmo assim, eles ainda são dotados da mesma sensibilidade auditiva para captar uma frequência sonora. Incluindo a repetição melódica dos clássicos, que surte efeitos sobre um gato estressado. Faça o teste com essa playlist feita especialmente para eles.


5) Playlist de música para gatos dormir ao som de harpa

Na hora de escolher músicas para gato dormir, os instrumentos por trás da canção também contam. O sobressalto da bateria, por exemplo, provavelmente vai assustá-los. Então a tendência é que os gatos tenham preferência por instrumentos líricos, incluindo a harpa. Não à toa, a playlist abaixo, chamada “Relax My Cat” (Relaxar Meu Gato), é repleta de canções produzidas com esse clássico instrumento. Aperte o play!


Extra: pesquisadores descobriram a música para gatos relaxarem ideal!

O sonho de todo tutor é descobrir como acalmar um gato na hora de levar no veterinário. Afinal, uma simples consulta pode ser um pesadelo para os bichanos. Pensando em uma solução por meio da música, cientistas da Louisiana State University estudaram a reação dos felinos a uma canção feita especialmente para eles.

A pesquisa “Effects of music on behavior and physiological stress response of domestic cats in a veterinary clinic” (Efeitos da música no comportamento e na resposta fisiológica ao estresse de gatos domésticos em uma clínica veterinária) reuniu diversos gatos, que foram levados três vezes ao veterinário, com duas semanas de intervalo entre as visitas.

Durante as consultas, os gatos ouviram três estímulos auditivos: o silêncio, música clássica e a canção “Scooter Bere's Aria”, dedicada a eles. O nível de estresse foi avaliado por meio de imagens de vídeo do comportamento felino durante os exames. O resultado indica que a música para gatos teve pontos positivos, onde eles apresentaram menos estresse. Ou seja, ela pode ser a trilha sonora perfeita para acostumar um gato com a chegada de um filhote de cachorro.

A música “Scooter Bere's Aria” você confere a seguir.



Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes