close
Saúde

Mordida de cachorro: o que fazer ao ser atacado por um cão?

Atualizado · 24 de janeiro de 2022 · 17h46

Publicado · 24/01/2022 · 17h46

A mordida de cachorro pode causar infecções graves na pessoa atacada
A mordida de cachorro pode causar infecções graves na pessoa atacada

Levar uma mordida de cachorro é sempre uma situação inesperada. Seja de um animal desconhecido ou do seu próprio pet, um ataque pode ser muito perigoso. Pela mordida, o cachorro pode transmitir muitas doenças ao homem, sejam infecções mais brandas ou doenças graves, como a raiva. Como não podemos prever que um cão vai nos atacar, é importante estar sempre preparado. O Patas da Casa explica tudo que você precisa saber para lidar com uma mordida de cachorro: o que fazer imediatamente após a mordida, como fazer o cachorro parar de morder e que medidas tomar no caso de mordida de cachorro não vacinado. Confira!

Mordida de cachorro pode causar diversos tipos de infecções

Na boca do cachorro, existem diversos tipos de bactérias. Com a mordida, o cachorro pode acabar levando essas bactérias para a pessoa atacada, provocando infecções. Além disso, uma mordida de cachorro profunda pode causar lesões internas, gerando complicações como infecções nos ossos e tendões e, em alguns casos, fratura. Outro risco da mordida de cachorro é a raiva canina. Hoje, a doença não é tão comum graças às campanhas de vacinação, mas ainda existe o risco de levar uma mordida de cachorro não vacinado que transmite essa doença grave.

Mordida leve de cachorro, perfuração ou esmagamento: conheça os tipos de mordida

Antes de saber o que fazer quando levar mordida de cachorro, é importante identificar seu tipo. Pode ser uma mordida leve de cachorro ou uma mordida mais profunda. De acordo com o tipo, o risco de infecção e consequências graves é maior. Existem três tipos de mordida de cachorro:

  • Ferimento leve: é a mordida leve de cachorro, que causa uma pequena lesão com nenhum ou pouco sangramento, cessando rapidamente.
  • Perfuração: é um tipo de mordida de cachorro que requer mais atenção. Pode ser mais superficial ou mais profunda. Causa sangramentos e tem maior risco de infecção.
  • Dilaceração ou esmagamento: normalmente acontece pela mordida de cachorro com maxilar forte. O risco de infecção é muito alto e pode gerar lesões em órgãos internos, como ossos e tendões, podendo ocorrer até mesmo fraturas.

Mordida de cachorro: o que fazer imediatamente após um ataque?

É muito importante saber o que fazer quando levar mordida de cachorro. Afinal, nunca se sabe quando um ataque pode ocorrer. A primeira coisa a fazer é lavar muito bem a região com sabão e água ou soro fisiológico. O ideal é lavar por pelo menos cinco minutos. O próximo passo de o que fazer quando é mordido por cachorro é estancar o sangue, caso ocorra sangramento. Você pode fazer isso usando uma toalha limpa. Com a ferida protegida, procure imediatamente atendimento médico, principalmente se o sangramento não cessa ou há muita dor. Se perceber que a mordida de cachorro, mesmo que leve, está piorando com o tempo, não hesite em ir ao hospital rapidamente, pois provavelmente está infeccionando. Os sinais mais claros de infecção são dor no local, febre e inchaço.

No hospital, o médico vai fazer uma limpeza mais profunda na mordida de cachorro, além de avaliar melhor a gravidade da lesão. Normalmente são prescritos antibióticos como forma de combater infecções. Em alguns casos, pode ser necessário fazer pontos, mas feridas infeccionadas precisam ficar abertas para que cicatrizem sozinhas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Após uma mordida de cachorro é preciso lavar bem o local e procurar atendimento médico
    Após uma mordida de cachorro é preciso lavar bem o local e procurar atendimento médico

    Mais Lidas

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Como fazer o cachorro parar de morder: saiba como reagir durante um ataque

    Saber como fazer o cachorro parar de morder é a melhor forma de se preparar para lidar com um ataque canino. Primeiro, é importante ressaltar que, ao perceber um animal agressivo, jamais se deve fazer movimentos bruscos ou encará-lo. O instinto pode ser correr ou gritar, mas isso só piora a situação. Em caso de ataque, proteja bem seu corpo. Se o animal te derrubar, não o segure e tente sentar-se no chão abraçando os joelhos, pois isso protegerá sua barriga e cabeça. A melhor forma de como fazer o cachorro parar de morder é não atacando de volta. Uma hora o cachorro vai cansar e parar de atacar e, se não tiver ninguém para ajudar, essa pode ser a única maneira de se proteger. Quando acabar o ataque, siga as dicas de o que fazer quando é mordido por cachorro imediatamente. 

    Crianças sem supervisão costumam ser as principais vítimas de mordida de cachorro

    A maioria dos casos de mordida de cachorro vêm de cães já conhecidos. O cão morde quando se sente ameaçado de alguma forma, sendo um instinto natural. O motivo pode ser simplesmente uma pisada no rabo sem querer ou qualquer outra situação que o estressou. Se não houver nenhum motivo aparente que justifique a mordida, o cachorro deve ser levado ao veterinário, pois pode ser sinal de algum problema de saúde. Normalmente, as crianças são as principais vítimas da mordida de cachorro. Elas não têm noção de quando o animal está estressado e, por isso, podem insistir em brincadeiras que o irritem, levando o cachorro a morder. Cachorro e criança nunca devem ficar juntos sem supervisão, justamente para evitar esse tipo de problema.

    Mordida de cachorro não vacinado requer protocolo de vacinação antirrábica

    Quando a mordida de cachorro vem de um animal que não conhecemos, é preciso ficar bem mais alerta. Isso porque é muito capaz que seja uma mordida de cachorro não vacinado. O que fazer ao ser atacado por um cão de rua ou desconhecido? O ideal é tentar capturar o animal para que seja avaliado e observado por 10 dias (esse é o período em que os sintomas da raiva costumam aparecer em um cão infectado). Se isso não for possível, fica mais difícil identificar se o caso se trata de uma mordida de cachorro não vacinado e que tem raiva. Nesse caso, procure um posto de saúde do SUS imediatamente para iniciar o protocolo de vacinação antirrábica. A quantidade de doses depende do tipo de mordida, mas todas as equipes estão prontas para lidar com a situação.

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Anatomia canina: tudo sobre a respiração e pulmão de cachorro

    Próxima matéria

    Anatomia canina: tudo sobre a respiração e pulmão de cachorro

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Ver Todas >

    Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro
    Saúde animal

    Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro

    A doença do carrapato é uma das mais temidas pelos pais e mães de pets - e com razão. O contágio acontece quando um carrapato infectado com o parasita pica um cãozinho saudável. Pouco tempo depois, os sintomas da doença do carrapato já começam a aparecer. Um dos motivos do porque essa doença é tão perigosa é o fato de seus sintomas serem muito variados e se agravarem rapidamente. A doença do carrapato tem cura, mas quanto mais o tratamento demora a ter início, mais complicado fica. 

    Caspa em cachorro: tudo sobre o problema de pele
    Saúde animal

    Caspa em cachorro: tudo sobre o problema de pele

    A caspa em cachorro é uma das manifestações que acontece quando há alguma deficiência nutricional ou higienização inadequada do animal. Avistou algumas casquinhas brancas se soltando abaixo dos pelos do seu pet? Então continue lendo para saber tudo sobre cachorro com caspa e como livrar seu melhor amigo desse incômodo.

    Cachorro babando: quando é motivo para se preocupar com a saúde do pet?
    Saúde animal

    Cachorro babando: quando é motivo para se preocupar com a saúde do pet?

    A saliva do cachorro, assim como a nossa, tem diversas funções. Porém, quando há alterações na consistência e aparência da saliva, ou quando ela se torna muito abundante, é melhor ficar alerta: esse pode ser um sintoma de que algo não vai bem com a saúde do cachorro. Descubra agora como identificar a salivação anormal no seu melhor amigo.  

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães
    Saúde animal

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães

    Uma pergunta comum a todos os pais de pet que não gostam de ver o filho de quatro patas doente é como aumentar a imunidade do cachorro. Assim como acontece com os humanos, o sistema imunológico canino é como se fosse um mecanismo interno de defesa que ajuda a proteger os animais contra várias doenças. Isso quer dizer que qualquer alteração ou queda na imunidade deixa o organismo vulnerável, e pode afetar significativamente a saúde do cachorro.

    Ver Todas >