Quem é gateiro sabe o quanto o miado de gato pode ser apaixonante. Apesar dos felinos usarem pouco a comunicação vocalizada em comparação com os cachorros, eles podem utilizar a forma de expressão em diversas situações. Alguns cientistas dizem que existem cerca de 70 tipos de mio de gato diferentes. Por conta dessa pluralidade, muitos tutores ainda ficam confusos com o significado da vocalização do amor de quatro patas. Sabendo disso, reunimos 5 dicas que irão te ajudar a entender o que os peludos estão querendo dizer. Confira abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1. Preste atenção na expressão corporal do animal para entender o miado de gato

Seja para identificar miado de gato filhote ou adulto, é importante se atentar a linguagem corporal dos felinos no momento em que eles estão fazendo a vocalização. A cauda, orelhas e postura corporal do animal podem estar indicando aquilo que ele quer comunicar. As orelhas eretas e apontadas para fora alinhadas do olhar estreito sugerem o miado de gato bravo, por exemplo. Em contrapartida, quando o gato mia com as orelhas voltadas para frente e com os olhos semicerrados, isso indica que o felino está feliz. Nesse tipo de miado, os bichanos também costumam afofar o local que estão com as patinhas - ou a “amassar o pão” como a conduta é popularmente chamada.

2. Altura do som de gato miando pode definir o que ele quer dizer

Ficar ligado na altura do som do mio de gato também é importante para saber seu significado. O miado alto geralmente indica uma forma do pet chamar a atenção do tutor. Pode ser uma forma do animal pedir ajuda ou apenas um carinho, sendo também muito usado pelos gatinhos manhosos. Nesses casos, vale a pena dar uma atenção para o felino, pois com toda certeza ele está querendo ser visto. Já o miado baixo, pode indicar que o gatinho está com fome, ou algum outro tipo de necessidade. Os peludos também costumam miar baixo quando a caixinha de areia está suja ou inacessível.

miado de gato: gato miando

3. Duração do miado de gato também pode definir seu significado

 

Seu gato miou curto ou baixo? Essa informação pode ser crucial para saber o que o felino está querendo dizer com o miado de gato. O mio curto geralmente funciona como uma saudação, sendo muito usado quando o tutor chega em casa ou acorda de manhã. É uma forma do felino dizer: “Oi, tudo bem?” ou “Bom dia, humano!”. Já o miado de gato de longa duração geralmente indica algum desconforto para o felino. Esse tipo de vocalização pode ocorrer no momento de um colo indesejado ou outra situação de incômodo para o animal.

4. Miado de gato: som que acompanha vocalização também deve ser levado em conta

Muitas vezes, além de miar, os felinos também transmitem outros sons. Prestar atenção neles pode ser muito importante para identificar o que eles estão querendo dizer. O miado de gato no cio, por exemplo, muitas vezes vem acompanhado de um choro (que pode até se parecer com o som de um bebê humano chorando). Por outro lado, o miado acompanhado de rosnados, costuma indicar que o felino está bravo.

5. Mio de gato: os bigodes dos felinos também podem ser expressivos

As vibrissas dos gatos funcionam como um sensor para os felinos. Por isso, observá-las quando o pet está miando pode ajudar o tutor a entender o que o gato está sentindo. Pois além do mio de gato, toda a estrutura corporal dos felinos também "fala". Por isso, alinhar esses aspectos com o miado é tudo que você precisa para entender melhor o idioma felino. O bigode dos felinos se expressa da seguinte maneira:

 

  • bigodes afastados das bochechas (dando a impressão de um sorriso) indicam que o gato está relaxado
  • bigodes apontados pra frente indicam estado de atenção
  • bigodes recuados indicam estado de ansiedade
  • bigodes para trás ou eriçados indicam medo
  • bigodes apontados pra frente ou eriçados indicam frustração
  • bigodes rígidos e afastados do corpo indicam irritação


Vale lembrar também que as vibrissas de gato são muito importantes para o equilíbrio do animal enquanto ele explora os ambientes. Por isso, nunca corte os bigodes do seu bichano.

Redação: Hyago Bandeira