Um fato um tanto quanto curioso chamou a atenção dos moradores de Uberaba, cidade localizada no Triângulo Mineiro: o  miado de uma gata no cio, no meio do matagal, foi confundido com o choro de um bebê. Essa confusão mobilizou uma equipe de 18 bombeiros que achavam que o som se tratava de uma criança abandonada.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gata no cio em busca de acasalamento causou uma grande confusão em Uberaba

Moradores do bairro Estados Unidos, onde aconteceu todo o fato, relataram que o som era muito semelhante ao de uma criança chorando, e decidiram acionar o 8° Batalhão de Bombeiros Militar da Região. A equipe de salvamento contou com 18 bombeiros, dois cães farejadores, dois policiais militares e três funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Após alguns minutos de busca pelo local, a equipe encontrou um casal de gatos e perceberam que o som se tratava de um miado de gato no cio. Os dois animais fugiram após perceberem a presença dos bombeiros e a busca foi encerrada.

Miado de gato: como saber se a gata está no cio?

O som super fofo do miado de gato encanta os apaixonados pelos bichanos. Mas quando o gato está no cio, esse barulho pode ser um tanto quanto incômodo, já que durante esse período, é possível perceber uma mudança significativa no miado dos gatos. Então se você quer saber se sua gata está no cio, se liga nos principais sinais que o Patas da Casa separou.

  • Miados frequentes e longos

Quando os gatos estão no cio, ou seja, em busca de acasalamento, uma das principais formas de chamar a atenção do parceiro é a partir do miado. Dessa forma, o tom muda e o som fica bem mais alto e agudo, e de maneira persistente.

  • Gata se esfregando em tudo

Outro comportamento comum que precede o período “ideal” para o acasalamento de gatos é a fêmea ficar se esfregando em todos os cantos possíveis. Além disso, elas ficam mais manhosas e carinhosas com seus donos.

  • Gato macho no cio

O gato macho está sempre disposto ao acasalamento e só depende da permissão da  fêmea para se acasalar. Normalmente, quando escutam o miado de uma gata no cio, o bichano fica mais agressivo e predisposto a fugir de casa.

Como acalmar o gato no cio?

Miado de gato no cio fica bem mais alto e agudo

O cio de gato causa alterações comportamentais em ambos os sexos, por isso, é importante estar preparado para acalmar os felinos quando esse momento chegar. Antes de mais nada, é preciso paciência e compreensão para entender que esse é um comportamento natural do animal que não é castrado. 

Como o macho está sempre disposto ao acasalamento, incentive brincadeiras e dê mais atenção ao seu felino ao notar os sinais de mudança, brinquedos interativos para gatos são uma ótima opção. Assim, ele vai liberar seu estresse e ficar menos ansioso. 

Como as gatas no cio ficam mais dóceis e carinhosas, abuse de muito carinho na barriga e também incentive brincadeiras interativas.

Castração de gato é um investimento para a saúde do seu pet

Além de evitar as fugas comuns dos felinos durante o cio, a castração do gato traz inúmeros benefícios para o seu felino. Nas fêmeas, por exemplo, previne contra o câncer de mama e diminui as chances de desenvolver doenças reprodutivas, como a FIV. Já nos gatos machos, diminui as chances de desenvolver doenças testiculares. Além disso, a castração aumenta em dobro a expectativa desses animais.