Ração

Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

Veja o que você pode fazer para ajudar um cachorro que não quer comer
Veja o que você pode fazer para ajudar um cachorro que não quer comer

Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

Geralmente, a falta de apetite é um sinal de que alguma coisa não está certa com o cão. Por isso, é importante ficar atento para descobrir o quanto antes o motivo da falta de vontade de comer. Confira algumas possíveis causas para o seu cachorro não querer comer ração e o que fazer para lidar com o problema.

Meu cachorro não quer comer e está fraco, pode ser doença?

Normalmente, o primeiro sinal de que o cachorro está doente é a perda de apetite. Se o seu cachorro sempre comeu ração normalmente, você não trocou o sabor recentemente e ele não está passando por nenhum tipo de estresse, a falta de apetite pode estar sendo causada por alguma doença.

Muitas doenças podem fazer com que os cães parem de comer, principalmente se eles sentirem dor, enjôo ou febre. Se você suspeitar que esse é o motivo para a falta de apetite, é indispensável levá-lo ao veterinário. Só o profissional será capaz de determinar a causa do problema e a melhor solução para o seu pet!

O apetite seletivo é comum em cachorros, principalmente em dias quentes

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Nos dias de temperatura muito elevada, é comum que o cachorro tenha menos vontade de comer
    Nos dias de temperatura muito elevada, é comum que o cachorro tenha menos vontade de comer

    Mais Lidas

    Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!

    As frutas para cachorro são ótimas opções de petiscos para agradar o seu amigo de quatro patas. Os pets podem sim tirar proveito da ingestão de determinadas frutas que são liberadas e não fazem mal. Mas afinal, cachorro pode comer banana? Quais os benefícios dessa fruta para cachorros? Qual a quantidade correta? Posso fazer um petisco para cachorro com esses alimentos? Veja as respostas para todas essas dúvidas!

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    Quantas vezes o cachorro deve comer por dia?
    Alimentação animal

    Quantas vezes o cachorro deve comer por dia?

    Cuidar da alimentação do cachorro é uma responsabilidade que merece atenção durante toda a vida do animal. O cão geralmente leva a fama de comilão, e não é à toa: alguns cachorros comem tudo que veem pela frente (ou faz a famosa cara de cachorro pidão para os humanos). É exatamente por isso que é tão importante saber quantas vezes por dia o cachorro deve comer e, principalmente, qual a quantidade certa de ração que deve ser oferecida ao seu amigo de quatro patas. 

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Outro motivo que pode fazer o seu cachorro parar de comer é o apetite seletivo. Ele é mais comum nas raças pequenas, que podem rejeitar a ração e aceitarem apenas alimentos específicos. Já nas raças grandes, o apetite seletivo é mais raro e eles costumam ser mais comilões.

    Isso acontece mais frequentemente em dias de calor, já que as temperaturas elevadas podem deixar o animal mais lento e com menos apetite. Assim, os cães podem pular refeições ou mesmo ficar um dia inteiro sem comer. Se acontecer com o seu cachorro, fique atento para que ele não passe mais de um dia sem se alimentar.

    Meu cachorro está triste e não quer comer, o que fazer?

    Assim como os seres humanos, os cachorros também passam por problemas emocionais, como a ansiedade e até mesmo a depressão. Em alguns casos, quando um cãozinho muda de casa ou passa a ficar sozinho por muito tempo, ele pode sofrer com a ansiedade de separação. Essa também pode ser a causa da falta de apetite repentina.
    Se o seu peludo passou por alguma mudança recentemente e você notou que ele deixou de comer, ele pode estar passando pela ansiedade de separação. Nesse caso, é importante tratar o problema. Investir em brinquedos interativos pode ajudar o cão a voltar a comer, mas, se persistir, contratar um adestrador canino é uma boa solução.

    E se a recusa pela ração acontecer em filhotes?

    Quando passam pelo desmame, alguns filhotes recusam a ração seca. Isso acontece devido às diferenças entre a alimentação que tinham até então e a ração - que passa a ser uma novidade. Para evitar que isso aconteça, o ideal é não dar outros alimentos e oferecer ração úmida ou umedecer a ração seca para facilitar a transição para o sólido.

    O que fazer quando o cachorro não quer comer?

    Em último caso, visite o veterinário com seu cachorro que não quer comer nada
    Em último caso, visite o veterinário com seu cachorro que não quer comer nada

    A forma de fazer com que o seu cão volte a comer a ração vai depender do motivo que provocou a falta de apetite. Por isso, é importante verificar alguns fatores para descobrir o que fez com que ele parasse de comer normalmente. Se isso acontecer com seu amigo de quatro patas, certifique-se de que:

    • O cão não está passando por nenhum estresse ou mudança significativa que possa provocar ansiedade de separação;
    • O ambiente em que o seu cachorro fica ou se alimenta está agradável e ele não está sentindo calor;
    • A ração oferecida ao animal é adequado ao seu tamanho e idade e tem sabor agradável ao paladar do peludo;
    • Se for filhote, experimente umedecer e esquentar um pouco a ração no microondas para ativar o cheiro do alimento e deixá-lo mais macio;
    • Evite oferecer petiscos entre as refeições, isso pode fazer com que o cachorro perca a fome e recuse a ração;
    • Procure o veterinário para confirmar se o seu cão não está passando por nenhuma doença ou problema de saúde.

    Redação: Gabrielle Nunes

    Cachorro é onívoro ou carnívoro? Descubra essa e outras curiosidades sobre a alimentação canina

    Próxima matéria

    Cachorro é onívoro ou carnívoro? Descubra essa e outras curiosidades sobre a alimentação canina

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino
    Ração

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino

    Um dos sinais mais comuns que os gatos demonstram que alguma coisa não vai bem com a saúde é não querer comer ou comer bem pouco. Os motivos podem ser os mais diversos, desde uma leve indisposição a problemas mais graves. Por isso, conhecer bem o comportamento do seu felino e ficar atento aos demais sinais é essencial para agir corretamente e buscar ajuda veterinária a tempo. Para ajudar, vamos tirar algumas dúvidas e dar dicas de como fazer o seu gato voltar a comer.

    Ração

    "Meu gato não quer comer": saiba o que fazer quando o felino enjoa da ração

    Se você tem um bichano em casa, certamente deve saber que quando gato não quer comer é um sinal de que algo não está certo. Assim como acontece com os humanos, os felinos também podem perder o apetite por diferentes motivos, inclusive por enjoar da ração. Por isso, conhecer bem o comportamento do seu amigo e ficar atento aos outros sinais é essencial para agir corretamente. 

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado
    Passeio

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado

    Passear com cachorro é mais que um momento de lazer ou um horário destinado para o animal fazer as necessidades fisiológicas, é um ato de cuidado e amor. Ter um animal requer muita responsabilidade e algumas horas dedicadas para proporcionar mais qualidade de vida a ele. Isso inclui brincadeiras, cuidados com a higiene, visitas ao veterinário, uma alimentação de qualidade e, claro, os passeios. Antes de comprar ou adotar um cachorro, esteja preparado para sair com seu novo amigo pelo menos uma vez por dia.

    O que o cachorro não pode comer? Descubra quais alimentos são proibidos para os cães!
    Alimentação

    O que o cachorro não pode comer? Descubra quais alimentos são proibidos para os cães!

    Sabemos que é quase impossível resistir àquele olhar do nosso cachorro pedindo um pedaço da comida quando estamos fazendo alguma refeição. Mas antes de dar qualquer coisa além da ração, é importante saber o que é permitido e o que é proibido na alimentação dos pets, já que existem alimentos humanos que são tóxicos e prejudiciais para a saúde do cão. E fique de olho! Quanto menor for seu cachorro, maiores as chances de um pedacinho de algo proibido fazer mal a ele.

    Ver Todas >

    Como funciona a ração medicamentosa?
    Alimentação animal

    Como funciona a ração medicamentosa?

    A alimentação é uma das principais formas de cuidar da saúde do cachorro. As rações possuem nutrientes essenciais na quantidade certa para manter o organismo canino funcionando perfeitamente, e por isso é dever de todo tutor escolher a melhor ração para seu amigo de quatro patas. Mas e quando o cãozinho apresenta algum problema de saúde? Será que ele pode consumir qualquer tipo de ração, ou precisa de uma dieta mais específica?

    5 cuidados que todo tutor deve ter com a alimentação do gato
    Alimentação animal

    5 cuidados que todo tutor deve ter com a alimentação do gato

    A alimentação do gato é sempre uma preocupação para os tutores. Afinal, os felinos são animais extremamente exigentes quando o assunto é comida e, por isso, agradar o seu paladar rigoroso nunca é uma tarefa fácil. Não é à toa que é preciso seguir alguns critérios desde a escolha da ração para gato até os petiscos e sachês oferecidos para garantir a saúde e o bem-estar do seu bichano. Como esse é um assunto que geralmente desperta muitas dúvidas nas mães e pais de pet, nós reunimos cinco dicas preciosas sobre os cuidados fundamentais com a alimentação do seu gatinho. Dá uma olhada!

    Gato pode comer queijo? Descubra se o alimento está na lista de itens liberados para os felinos
    Alimentação animal

    Gato pode comer queijo? Descubra se o alimento está na lista de itens liberados para os felinos

    Os felinos têm um paladar bastante rigoroso, mas em alguns casos eles podem acabar se interessando por comida humana. Afinal, a curiosidade faz parte do instinto natural deles. No entanto, saber quais alimentos que gatos podem comer ou não é essencial antes de sair oferecendo qualquer tipo de comida para o seu amigo de quatro patas, como o queijo. Alguns felinos são simplesmente fissurados no alimento, e outros não dão muita bola. Mas será que o gato pode comer queijo ou faz mal? Se for liberado, como oferecer um pouco de queijo para o seu bichano? Vem que a gente te conta tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Alimentação do gato: entenda como funciona o exigente e criterioso paladar dos felinos
    Alimentação animal

    Alimentação do gato: entenda como funciona o exigente e criterioso paladar dos felinos

    Agradar o paladar dos felinos é uma tarefa bem difícil, mas não impossível. Todo mundo sabe que esses animais são mais rigorosos com o que comem e dificilmente se interessam por qualquer tipo de alimento. Não é à toa que cuidar da alimentação do gato exige alguns critérios por parte do tutor, tanto na hora de oferecer petiscos quanto na hora de escolher a melhor ração para gato. Mas por que será que o paladar felino é tão criterioso assim?

    Ver Todas >