close
Comportamento

Matatabi X Catnip: qual é o melhor para o seu gato e quais as diferenças?

Atualizado em 25 de novembro de 2021 às 17h43

Publicado em 25 de novembro de 2021 às 17h42

O matatabi é uma planta com efeitos parecidos ao catnip, mas com intensidade diferente
O matatabi é uma planta com efeitos parecidos ao catnip, mas com intensidade diferente

O matatabi e a erva do gato (catnip) são plantas capazes de causar alguns eveitos no comportamento dos bichanos. Ao usar o catnip ou o matatabi, o gato costuma ficar mais relaxado, o que impacta muito na sua saúde ao deixá-lo menos estressado. Apesar de serem produtos naturais e provocarem efeitos parecidos, não são a mesma coisa. O matatabi e a erva para gato possuem origens em plantas distintas e têm intensidades diferentes. Além disso, um mesmo gato pode não gostar ou não sentir os efeitos de uma, mas se apaixonar pela outra. O Patas da Casa te explica as diferenças entre matatabi e erva do gato, para que serve cada uma, se o matatabi ou erva do gato faz mal e qual é a melhor para o seu bichano. Confira!

A erva de gato é uma planta medicinal relaxa e estimula os comportamentos naturais do pet

A erva para gato ou catnip é uma planta bastante conhecida pelos gateiros. É uma planta medicinal que possui suas origens na Europa e Ásia Central. A erva do gato, planta que vem da mesma família da hortelã, possui uma substância chamada nepetalactone, que age no cérebro do gato alterando o comportamento ao estimular seus instintos naturais. Mas afinal, erva do gato faz mal? Não mesmo! A erva do gato não vicia, então não tem problema oferecer ao seu pet, além de não ter restrição a nenhum bichano - apesar de alguns veterinários não recomendarem para gatos não castrados, já que a erva do gato é um estimulante que pode deixá-lo mais eufórico. Existem várias maneiras de oferecer a erva do gato. Comprar a erva em si e colocar um pouquinho no chão é uma delas. Basta esperar que logo mais o bichano vai se interessar pelo cheiro. Além disso, brinquedos para gatos com catnip fazem muito sucesso e aguçam ainda mais os instintos do pet.

O matatabi para gatos vem de uma flor branca e aguça o instinto caçador do animal

O matatabi é outra planta medicinal e tem suas origens no Japão e na China. É um graveto que vem de uma flor branca de uma espécie de kiwi. Também conhecida como videira prateada, o matatabi é usado até mesmo no tratamento de doenças humanas. As reações do matatabi para gatos são bem parecidas com as do catnip, pois também aguçam seu instinto caçador. Além disso, o matatabi também não vicia - na verdade, o matatabi para gatos em excesso (assim como a erva para gatos) pode causar desinteresse, então é preciso ter um espaço de tempo entre os usos. Na hora do uso, basta oferecer o matatabi para o gato que ele vai se sentir atraído pelo cheiro e logo começará a lamber e morder o graveto

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    A erva do gato, assim como o matatabi, estimula os instintos do pet e o deixa mais eufórico e ao mesmo tempo relaxado
    A erva do gato, assim como o matatabi, estimula os instintos do pet e o deixa mais eufórico e ao mesmo tempo relaxado

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Erva para gato e matatabi ajudam a afastar o estresse e sedentarismo

    Agora que você sabe mais sobre o matatabi e a erva do gato, para que serve cada uma? A verdade é que seus efeitos são bem parecidos. Tanto o matabi quanto a erva para gato estimulam os sentidos do animal, deixando-o mais explorador e entusiasmado. Seus instintos selvagens e naturais vêm à tona com bastante euforia, o que os deixam mais animados durante as brincadeiras. Por isso, colocar o catnip no arranhador ou dentro de brinquedos é uma ótima dica. O matatabi para gatos, assim como o catnip, estimulam o pet a correr, rolar e desbravar tudo pela frente. Assim que os efeitos da erva do gato do começarem, não estranhe se o bichano começar a correr pela casa, pular e subir nos locais mais altos da casa. 

    A erva do gato e o matatabi são indicados para gatos sedentários (evitando assim a obesidade felina) e para aqueles que apresentam um quadro depressão (pois trazem uma dose de alegria). Porém, os gatos mais agitados, estressados e ansiosos também se beneficiam. No caso deles, o matatabi e a erva do gato ajudam a desestressar, acalmando-os. Ou seja, tanto o catnip quanto o matatabi para gatos trazem benefícios ao corpo e bem-estar do animal. 

    A principal diferença entre matatabi e erva do gato é a potência de reação dos efeitos

    Como explicamos, o matatabi e a erva do gato possuem efeitos bastante parecidos no corpo do animal, trazendo reações bem similares. A principal diferença entre os dois, porém, está na intensidade. O matatabi é bem mais potente do que a erva do gato. Isso acontece porque o matatabi tem uma substância chamada actinidina que é 10 vezes mais potente que a concentração de nepetalactone presente na erva para gato. Assim, é mais comum que os gatos se interessem mais pelo matatabi do que pelo catnip, já que seus efeitos são sentidos com intensidade. Por isso, caso a erva para gatos não provoque muitas reações no seu pet, pode ser que o matatabi consiga esse feito.

    Qual é melhor: matatabi ou erva para gato?

    O matatabi para gatos e a erva do gato são igualmente indicados e trazem diversos benefícios. Por isso, é difícil escolher qual é a melhor. O ideal é testar tanto o matatabi quanto a erva do gato. Comprar as duas e ver qual seu pet mais aproveita é a melhor forma de descobrir qual vale mais a pena no seu caso. Mesmo que o matatabi seja mais potente, não quer dizer que o bichano sempre vai preferir essa opção. Seja qual for a planta que trouxer melhores resultados, aproveite o momento para se divertir e brincar bastante com seu pet!  

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Cachorro entende quando o outro morre? Como os cães reagem quando perdem um amigo de quatro patas?

    Próxima matéria

    Cachorro entende quando o outro morre? Como os cães reagem quando perdem um amigo de quatro patas?

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!
    Saúde

    Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!

    O plano de saúde para gatos pode ser uma ótima alternativa para quem tem um felino em casa! Os pets fazem parte da família e, como qualquer ente querido, demandam atenção e cuidados especiais. No caso dos gatinhos, essa série de precauções inclui check-ups anuais, vacinas e visitas frequentes ao consultório veterinário. Manter essa rotina saudável não precisa, necessariamente, ser um peso no orçamento.

    Caixa de transporte de gato: quais os modelos? Como escolher?
    Cuidados

    Caixa de transporte de gato: quais os modelos? Como escolher?

    Os gatos são animais que amam a liberdade e sempre procuram uma forma de explorar o ambiente. Quem tem um bichano em casa sabe da importância de manter a segurança dos animais, principalmente quando eles estão fora de casa. Para isso, é fundamental ter uma caixa de transporte para gato

    Ração para gatos: quais os melhores tipos para filhotes, castrados, idosos ou com insuficiência renal
    Ração

    Ração para gatos: quais os melhores tipos para filhotes, castrados, idosos ou com insuficiência renal

    Alimentação é uma das principais preocupações dos donos de gatos. Não só pela quantidade, mas também qualidade. Assim como humanos, cada fase da vida do felino precisa de nutrientes que auxiliem no desenvolvimento do animal, no bem estar e na qualidade de vida. A proporção correta de vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras são essenciais para a longevidade do seu gatinho. Para ajudar, vamos especificar os diferentes tipos de ração presentes nos pet shops, supermercados e lojas especializadas.

    Ver Todas >

    Pastor Alemão: 11 curiosidades sobre a personalidade dessa raça de cachorro grande
    Comportamento animal

    Pastor Alemão: 11 curiosidades sobre a personalidade dessa raça de cachorro grande

    O Pastor Alemão é um dos cachorros mais populares e queridos do Brasil. Embora carregue a fama de bravo, o cão desta raça conta com uma personalidade amável e brincalhona que resulta em um verdadeiro combo de energia. Além disso, quando se trata do Pastor Alemão, personalidade obediente e o seu nível de inteligência fazem dele um ótimo candidato a cão de guarda. 

    Gato Persa branco: o que esperar do bichano com essa cor?
    Comportamento animal

    Gato Persa branco: o que esperar do bichano com essa cor?

    O gato Persa branco é aquele animal que nunca vai passar despercebido. Além de ser lindo, o Persa também tem uma personalidade única. O gato Persa é conhecido pela variedade de cores dos pelos. A pelagem branca, inclusive, está ligada a alguns traços comportamentais (com respaldo científico, heim?!). É por isso que fomos atrás de informaçõespara descobrir o que esperar do temperamento do Persa branco. 

    O que esperar do comportamento da Pitbull fêmea?
    Comportamento animal

    O que esperar do comportamento da Pitbull fêmea?

    Apesar de todos os mitos que rondam o comportamento do Pitbull, os cães dessa raça podem ser muito dóceis se forem criados da forma correta. Mas será que o fato de ser um Pitbull fêmea ou macho faz diferença? Assim como em outras raças de cachorro (e até mesmo no vira-lata), é normal que cadelas e cães machos apresentem comportamentos diferentes, já que a espécie também recebe influência dos hormônios produzidos pelo organismo. Então, fica a dúvida: o que esperar do comportamento da Pitbull fêmea?

    Dachshund ou Basset Hound? Descubra as diferenças entre as raças de
    Comportamento animal

    Dachshund ou Basset Hound? Descubra as diferenças entre as raças de "cachorro salsicha"

    Basset Hound e Dachshund são raças que costumam ser muito confundidas, e não é à toa: os dois tipos de cachorro salsicha realmente compartilham algumas semelhanças. Rebolativos pela forma mais alongada, as raças de cachorro Basset e Dachshund são ótimas opções de pets para adultos e crianças, além de poderem viver tranquilamente em apartamentos por conta do tamanho reduzido. Mas, afinal, quais são as grandes diferenças entre elas?

    Ver Todas >