close
Pequenos

Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno

Atualizado em 11 de junho de 2021 às 14h49

Publicado em 11 de junho de 2021 às 14h49

Maltês: personalidade do cãozinho é adorável
Maltês: personalidade do cãozinho é adorável

O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. Confira!

1) Maltês: cachorro é reconhecido principalmente por conta da pelagem branca

Os pelos branquinhos do Maltês chamam a atenção de longe. Essa é uma raça que não tem diferentes tons, então o branco é a única cor aceita e reconhecida oficialmente. O que pode acontecer é que alguns exemplares de cachorro Maltês têm tons um pouco mais escuros ao redor das patas e orelhas, mas o resto do corpo todo é sempre bem branquinho.

2) Os pelos da raça Maltês precisam de cuidados especiais

O tipo de pelo do Maltês é longo e liso - e deixá-lo sempre com um aspecto saudável e bonito não é uma tarefa simples. A escovação é um cuidado essencial que deve ser feito diariamente para desembaraçar possíveis nós e retirar a pelagem morta que se acumula pelo corpo do cãozinho. Além disso, banho e tosa são outras formas de cuidar da pelagem da raça de cachorro Maltês, e por isso é importante não esquecer de agendar a ida do cãozinho ao pet shop.

3) Maltês mini é uma nomenclatura usada de forma errada

Algumas raças de cachorro podem ter diferentes variações de tamanho, mas esse não é o caso do Maltês. Na verdade, as pessoas têm o costume de se referir como “Maltês mini” ao menor filhote da ninhada. Todos os cães da raça seguem um padrão único de tamanho, então não tem porque diferenciá-los com os termos mini ou micro.

4) Maltês: personalidade do cãozinho é gentil, divertida e carinhosa

O cachorro da raça Maltês conquista a todos com seu carisma. Com um jeitinho carinhoso e animado, esse é um cão que sempre leva muita alegria para dentro de casa. Ele gosta de brincar, não dispensa carícias e adora ser o centro das atenções. Também se apega muito facilmente a sua família humana, e faz questão de acompanhar os humanos o tempo todo.

5) A raça de cachorro Maltês também é bastante destemida

Tamanho definitivamente não é documento, e a raça de cachorro Maltês é a prova viva disso. Apesar de ser um cãozinho bem pequeno, ele é super valente e corajoso. Faz de tudo para proteger quem ele ama, e se detectar qualquer ameaça, o Maltês não vai hesitar em te alertar ou defender - mesmo quando se trata de um cachorro muito maior do que ele.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    O Maltês é alegre, brincalhão e uma companhia super divertida
    O Maltês é alegre, brincalhão e uma companhia super divertida

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães. O cachorro Yorkshire é ideal para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. A raça Yorkshire é reconhecida de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    6) O Maltês costuma latir bastante

    Como o Maltês está sempre em alerta, ele pode latir bastante quando se sentir ameaçado ou querer chamar a atenção do tutores. Os latidos do cachorro são parte importante da comunicação da espécie, mas caso se torne excessivo, pode ser contornado com o adestramento ou mesmo com o enriquecimento ambiental para que ele se mantenha distraído por mais tempo. 

    7) Raça de cachorro Maltês é super inteligente

    Se você optar pelo adestramento, não vai se arrepender. O Maltês é uma raça muito inteligente e que aprende rapidamente o que é ensinado, então não vai ser difícil inibir comportamentos indesejados dele (como os latidos). Para o treinamento ter êxito, o cãozinho precisa ser treinado por alguém que ele ama e confia, pois o Maltês costuma ser mais obediente com pessoas com quem têm vínculo afetivo.

    8) Maltês: cachorro pode sofrer com ansiedade de separação

    Por ser um cãozinho super apegado com a família, o Maltês não gosta de ficar muito tempo sozinho em casa. Na verdade, é muito comum que a raça sofra com a ansiedade de separação. Quando isso acontece, o cachorro chora sempre que o tutor sai de casa e/ou pode começar a ter atitudes destrutivas. É importante não incentivar ainda mais esse problema - e em casos mais graves o indicado é procurar um veterinário comportamental.

    9) A socialização do cachorro Maltês é fundamental para que ele conviva bem com todos

    Os cães da raça Maltês normalmente se dão bem com todo tipo de gente, inclusive crianças (de preferência mais velhas). O temperamento dócil e calmo do bichinho facilita muito esse tipo de interação, mas ainda assim é importante investir na socialização do Maltês logo no primeiro ano de vida do filhote (após as vacinas, claro). Isso facilita bastante o processo de conhecer outros cães e pessoas para evitar problemas de convivência na vida adulta do pet.

    10) O cachorro Maltês tem tendência a desenvolver alguns problemas de saúde

    Doenças cardíacas e obesidade são os problemas mais comuns na raça de cachorro Maltês. No primeiro caso, é importante observar qualquer sinal de cansaço excessivo ou dificuldade respiratória para procurar ajuda especializada. Já a obesidade canina deve ser prevenida principalmente com a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada. Lembre-se que assim como qualquer outro cãozinho, o Maltês também precisa de passeios diários para gastar energia.

    Redação: Juliana Melo

    Nomes para gatos pretos: veja uma seleção com 100 opções

    Próxima matéria

    Nomes para gatos pretos: veja uma seleção com 100 opções

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Ver Todas >

    Maltês: características, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre essa raça pequena (+ 40 fotos)
    Adote um animal

    Maltês: características, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre essa raça pequena (+ 40 fotos)

    Pequeno e brincalhão, o Maltês é um dos cachorros que faz mais sucesso entre os brasileiros, principalmente por conta do seu porte reduzido. Facilmente reconhecido pelo seu pelo longo e branquinho, a raça de cachorro Maltês é muito popular não apenas por conta sua aparência, mas também por causa do seu temperamento dócil e afetuoso. Além disso, esse é um cãozinho com vários outros atributos: quando se trata do Maltês, personalidade inteligente é outro aspecto que se sobressai.

    Cachorro gigante: qual a diferença de cuidados em relação a um cãozinho pequeno?
    Adote um animal

    Cachorro gigante: qual a diferença de cuidados em relação a um cãozinho pequeno?

    Para ter um cachorro gigante, é bom ter em mente que esses animais precisam de cuidados especiais no dia a dia (mas calma: não é nenhuma missão impossível). A maioria dos cães gigantes são cheios de energia, por exemplo, e por isso precisam de espaço para correr e praticarem seus instintos. A alimentação também muda, já que uma raça de cachorro gigante precisa de uma quantidade de nutrientes diferente dos cachorros pequenos - e é por isso que existe até ração específica de acordo com o porte dos pets. 

    Maior cachorro do mundo: saiba quem é e qual o seu tamanho (spoiler: ele é maior do que muitos humanos)
    Adote um animal

    Maior cachorro do mundo: saiba quem é e qual o seu tamanho (spoiler: ele é maior do que muitos humanos)

    O título de “maior cachorro do mundo” desperta muita curiosidade nas pessoas. Afinal, quem nunca teve vontade de descobrir quem é o maior dog do mundo, não é mesmo? O que poucos sabem é que, apesar de ser um título que muda frequentemente, o cachorro mais alto do mundo muitas vezes pertence à raça Dogue Alemão, que é uma das maiores raças que existem.

    Doberman: temperamento, cuidados, saúde, preço... saiba tudo sobre essa raça de cachorro
    Adote um animal

    Doberman: temperamento, cuidados, saúde, preço... saiba tudo sobre essa raça de cachorro

    Popular por ser utilizado como cão de guarda e considerado uma das raças de cachorro mais inteligentes, o Doberman é uma raça muito procurada quando o assunto é segurança. Não é à toa que eles são os cães preferidos para situações de resgate e escolta policial. Mas por trás desse jeito durão e protetor, existe um companheiro muito amável e carinhoso, que sempre vai estar do lado do seu tutor, não importa o que aconteça.

    Ver Todas >