Pequenos

Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno

Maltês: personalidade do cãozinho é adorável
Maltês: personalidade do cãozinho é adorável

O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. Confira!

1) Maltês: cachorro é reconhecido principalmente por conta da pelagem branca

Os pelos branquinhos do Maltês chamam a atenção de longe. Essa é uma raça que não tem diferentes tons, então o branco é a única cor aceita e reconhecida oficialmente. O que pode acontecer é que alguns exemplares de cachorro Maltês têm tons um pouco mais escuros ao redor das patas e orelhas, mas o resto do corpo todo é sempre bem branquinho.

2) Os pelos da raça Maltês precisam de cuidados especiais

O tipo de pelo do Maltês é longo e liso - e deixá-lo sempre com um aspecto saudável e bonito não é uma tarefa simples. A escovação é um cuidado essencial que deve ser feito diariamente para desembaraçar possíveis nós e retirar a pelagem morta que se acumula pelo corpo do cãozinho. Além disso, banho e tosa são outras formas de cuidar da pelagem da raça de cachorro Maltês, e por isso é importante não esquecer de agendar a ida do cãozinho ao pet shop.

3) Maltês mini é uma nomenclatura usada de forma errada

Algumas raças de cachorro podem ter diferentes variações de tamanho, mas esse não é o caso do Maltês. Na verdade, as pessoas têm o costume de se referir como “Maltês mini” ao menor filhote da ninhada. Todos os cães da raça seguem um padrão único de tamanho, então não tem porque diferenciá-los com os termos mini ou micro.

4) Maltês: personalidade do cãozinho é gentil, divertida e carinhosa

O cachorro da raça Maltês conquista a todos com seu carisma. Com um jeitinho carinhoso e animado, esse é um cão que sempre leva muita alegria para dentro de casa. Ele gosta de brincar, não dispensa carícias e adora ser o centro das atenções. Também se apega muito facilmente a sua família humana, e faz questão de acompanhar os humanos o tempo todo.

5) A raça de cachorro Maltês também é bastante destemida

Tamanho definitivamente não é documento, e a raça de cachorro Maltês é a prova viva disso. Apesar de ser um cãozinho bem pequeno, ele é super valente e corajoso. Faz de tudo para proteger quem ele ama, e se detectar qualquer ameaça, o Maltês não vai hesitar em te alertar ou defender - mesmo quando se trata de um cachorro muito maior do que ele.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O Maltês é alegre, brincalhão e uma companhia super divertida
    O Maltês é alegre, brincalhão e uma companhia super divertida

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    6) O Maltês costuma latir bastante

    Como o Maltês está sempre em alerta, ele pode latir bastante quando se sentir ameaçado ou querer chamar a atenção do tutores. Os latidos do cachorro são parte importante da comunicação da espécie, mas caso se torne excessivo, pode ser contornado com o adestramento ou mesmo com o enriquecimento ambiental para que ele se mantenha distraído por mais tempo. 

    7) Raça de cachorro Maltês é super inteligente

    Se você optar pelo adestramento, não vai se arrepender. O Maltês é uma raça muito inteligente e que aprende rapidamente o que é ensinado, então não vai ser difícil inibir comportamentos indesejados dele (como os latidos). Para o treinamento ter êxito, o cãozinho precisa ser treinado por alguém que ele ama e confia, pois o Maltês costuma ser mais obediente com pessoas com quem têm vínculo afetivo.

    8) Maltês: cachorro pode sofrer com ansiedade de separação

    Por ser um cãozinho super apegado com a família, o Maltês não gosta de ficar muito tempo sozinho em casa. Na verdade, é muito comum que a raça sofra com a ansiedade de separação. Quando isso acontece, o cachorro chora sempre que o tutor sai de casa e/ou pode começar a ter atitudes destrutivas. É importante não incentivar ainda mais esse problema - e em casos mais graves o indicado é procurar um veterinário comportamental.

    9) A socialização do cachorro Maltês é fundamental para que ele conviva bem com todos

    Os cães da raça Maltês normalmente se dão bem com todo tipo de gente, inclusive crianças (de preferência mais velhas). O temperamento dócil e calmo do bichinho facilita muito esse tipo de interação, mas ainda assim é importante investir na socialização do Maltês logo no primeiro ano de vida do filhote (após as vacinas, claro). Isso facilita bastante o processo de conhecer outros cães e pessoas para evitar problemas de convivência na vida adulta do pet.

    10) O cachorro Maltês tem tendência a desenvolver alguns problemas de saúde

    Doenças cardíacas e obesidade são os problemas mais comuns na raça de cachorro Maltês. No primeiro caso, é importante observar qualquer sinal de cansaço excessivo ou dificuldade respiratória para procurar ajuda especializada. Já a obesidade canina deve ser prevenida principalmente com a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada. Lembre-se que assim como qualquer outro cãozinho, o Maltês também precisa de passeios diários para gastar energia.

    Redação: Juliana Melo

    Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

    Próxima matéria

    Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Raças

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. 

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Ver Todas >

    Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande
    Adote um animal

    Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande

    O Pastor Belga é um cãozinho muito peculiar e surpreendente. Ele tem um porte grande, e embora muitas vezes seja confundido com o Pastor Alemão, a verdade é que existem diferenças bem notáveis entre as duas raças - basta ter um olhar mais atento. Além disso, poucas pessoas sabem, mas o Pastor Belga tem algumas variações, como o Pastor Belga Malinois e o Pastor Belga Groenendael. 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Adote um animal

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?
    Adote um animal

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?

    Husky Siberiano, Malamute do Alasca são cães muito confundidos por aí. De fato a aparência das raças originárias dos lugares mais frios do mundo é bem parecida, mas como diferenciar esses dois cães? Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de vários amantes de cachorro, especialmente aqui no Brasil, onde o Husky é mais popular. Mas mesmo que fisicamente esses dois doguinhos tenham algumas semelhanças, existem muitas diferenças entre eles. 

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Adote um animal

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

    O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

    Ver Todas >