O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. Confira!

1) Maltês: cachorro é reconhecido principalmente por conta da pelagem branca

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os pelos branquinhos do Maltês chamam a atenção de longe. Essa é uma raça que não tem diferentes tons, então o branco é a única cor aceita e reconhecida oficialmente. O que pode acontecer é que alguns exemplares de cachorro Maltês têm tons um pouco mais escuros ao redor das patas e orelhas, mas o resto do corpo todo é sempre bem branquinho.

2) Os pelos da raça Maltês precisam de cuidados especiais

O tipo de pelo do Maltês é longo e liso - e deixá-lo sempre com um aspecto saudável e bonito não é uma tarefa simples. A escovação é um cuidado essencial que deve ser feito diariamente para desembaraçar possíveis nós e retirar a pelagem morta que se acumula pelo corpo do cãozinho. Além disso, banho e tosa são outras formas de cuidar da pelagem da raça de cachorro Maltês, e por isso é importante não esquecer de agendar a ida do cãozinho ao pet shop.

3) Maltês mini é uma nomenclatura usada de forma errada

Algumas raças de cachorro podem ter diferentes variações de tamanho, mas esse não é o caso do Maltês. Na verdade, as pessoas têm o costume de se referir como “Maltês mini” ao menor filhote da ninhada. Todos os cães da raça seguem um padrão único de tamanho, então não tem porque diferenciá-los com os termos mini ou micro.

4) Maltês: personalidade do cãozinho é gentil, divertida e carinhosa

O cachorro da raça Maltês conquista a todos com seu carisma. Com um jeitinho carinhoso e animado, esse é um cão que sempre leva muita alegria para dentro de casa. Ele gosta de brincar, não dispensa carícias e adora ser o centro das atenções. Também se apega muito facilmente a sua família humana, e faz questão de acompanhar os humanos o tempo todo.

5) A raça de cachorro Maltês também é bastante destemida

Tamanho definitivamente não é documento, e a raça de cachorro Maltês é a prova viva disso. Apesar de ser um cãozinho bem pequeno, ele é super valente e corajoso. Faz de tudo para proteger quem ele ama, e se detectar qualquer ameaça, o Maltês não vai hesitar em te alertar ou defender - mesmo quando se trata de um cachorro muito maior do que ele.


O Maltês é alegre, brincalhão e uma companhia super divertida
O Maltês é alegre, brincalhão e uma companhia super divertida

6) O Maltês costuma latir bastante

Como o Maltês está sempre em alerta, ele pode latir bastante quando se sentir ameaçado ou querer chamar a atenção do tutores. Os latidos do cachorro são parte importante da comunicação da espécie, mas caso se torne excessivo, pode ser contornado com o adestramento ou mesmo com o enriquecimento ambiental para que ele se mantenha distraído por mais tempo. 

7) Raça de cachorro Maltês é super inteligente

Se você optar pelo adestramento, não vai se arrepender. O Maltês é uma raça muito inteligente e que aprende rapidamente o que é ensinado, então não vai ser difícil inibir comportamentos indesejados dele (como os latidos). Para o treinamento ter êxito, o cãozinho precisa ser treinado por alguém que ele ama e confia, pois o Maltês costuma ser mais obediente com pessoas com quem têm vínculo afetivo.

8) Maltês: cachorro pode sofrer com ansiedade de separação

Por ser um cãozinho super apegado com a família, o Maltês não gosta de ficar muito tempo sozinho em casa. Na verdade, é muito comum que a raça sofra com a ansiedade de separação. Quando isso acontece, o cachorro chora sempre que o tutor sai de casa e/ou pode começar a ter atitudes destrutivas. É importante não incentivar ainda mais esse problema - e em casos mais graves o indicado é procurar um veterinário comportamental.

9) A socialização do cachorro Maltês é fundamental para que ele conviva bem com todos

Os cães da raça Maltês normalmente se dão bem com todo tipo de gente, inclusive crianças (de preferência mais velhas). O temperamento dócil e calmo do bichinho facilita muito esse tipo de interação, mas ainda assim é importante investir na socialização do Maltês logo no primeiro ano de vida do filhote (após as vacinas, claro). Isso facilita bastante o processo de conhecer outros cães e pessoas para evitar problemas de convivência na vida adulta do pet.

10) O cachorro Maltês tem tendência a desenvolver alguns problemas de saúde

Doenças cardíacas e obesidade são os problemas mais comuns na raça de cachorro Maltês. No primeiro caso, é importante observar qualquer sinal de cansaço excessivo ou dificuldade respiratória para procurar ajuda especializada. Já a obesidade canina deve ser prevenida principalmente com a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada. Lembre-se que assim como qualquer outro cãozinho, o Maltês também precisa de passeios diários para gastar energia.

Redação: Juliana Melo