Você sabe o que é malte para gatos? Esse produto, chamado de malt paste em inglês, traz muitas vantagens para os pets que sofrem com bolas de pelo. Quando elas se formam, os bichanos apresentam alguns sintomas muito desconfortáveis que podem prejudicar o sistema digestivo. O malte para gatos é uma solução natural e muito prática para reverter esse problema, sendo de grande ajuda para os bichanos. O Patas da Casa te explica exatamente o que é a pasta de malte, como e quando usá-la e qual a quantidade ideal que deve ser oferecida ao gato. Confira!

O que é o malte para gatos? Saiba qual é a composição do produto

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O malte para gatos é uma pasta composta por extrato de malte, óleos vegetais, fibras, leveduras, laticínios e vitaminas. Ele pode ainda ter corantes e aromatizantes, que ajudam a fazer o gato se interessar pelo produto. O malt paste tem uma consistência pastosa e normalmente é vendido em um tubo parecido com os de pasta de dente. Existem muitas variedades de pasta malta para gatos de diferentes marcas. Cada uma delas pode ter formatos, cheiros e composições diferentes (apesar de todas terem o malte como base).

O malt paste ajuda o gato a eliminar as bolas de pelo

Os bichanos são animais muito higiênicos e que realizam a auto limpeza com a língua. Eles lambem o corpo e assim conseguem retirar a sujeira da pelagem. A língua do gato possui papilas, que são estruturas ásperas que ajudam a remover sujeiras e escovar os pelos. Porém, ao fazer isso, os bichanos acabam removendo os pelos soltos do seu corpo e os engolem no processo. Esse excesso de pelos ingeridos formam as famosas bolas de pelo, que se alojam em órgãos do sistema digestivo, como estômago ou intestino. Em muitos casos, os gatos conseguem expelir sozinhos essas bolas de pelo.

Porém, às vezes isso não é possível e elas acabam se acumulando. Quando isso acontece, o gato apresenta náusea, vômito e falta de apetite. Para remover a bola de pelo e acabar com esses sintomas, o tutor pode dar o malt paste para que o gato consiga expelir com mais facilidade ao ingerirem esse produto. Isso acontece porque a pasta de malte tem um efeito laxante, possibilitando que as bolas de pelo sejam eliminadas naturalmente. Além disso, o malte para gatos também é indicado em casos de prisão de ventre, justamente por esse efeito laxante.

A pasta de malte deve ser oferecida em pequenas quantidades

Apesar de ser uma ótima ajuda, o malte para gatos deve ser oferecido com moderação. Como explicamos, o produto tem efeitos laxantes que, em excesso, podem ser prejudiciais ao animal. O recomendado é que a dose de pasta de malte oferecida seja do tamanho de uma avelã. Para gatos de pelo curto, duas vezes por semana é uma boa frequência para se oferecer o malt paste. Gatos de pelos longos, porém, costumam formar bolas de pelo com mais facilidade. Nesse caso, pode dar até quatro vezes por semana. De qualquer forma, antes de oferecer a malt paste, é importante ler a bula. Além disso, é sempre bom conversar com o veterinário antes de dar qualquer produto novo ao seu pet.


O malte para gatos pode ser ingerido direto do tubo, aplicado na pata para lamber ou colocado diretamente na boca do bichano
O malte para gatos pode ser ingerido direto do tubo, aplicado na pata para lamber ou colocado diretamente na boca do bichano

Como dar malte para gatos? 

Alguns bichanos amam a past malte, enquanto outros não são tão fãs assim. Por isso, existem diversas maneiras de como dar o malte para gatos, dependendo de como seu pet se adapta. De acordo com a bula da malt paste, o produto deve ser sempre ingerido via oral. Quando o gato gosta do malt paste, ele normalmente come direto da embalagem. Já se o pet resistir, uma solução é colocar um pouquinho de malte para gatos no canto da boca ou na patinha do animal. Assim, quando ele for se lamber, vai ingerir o produto. 

Caso o pet continue resistindo dessa forma, será necessário dar o malte para gatos como se fosse um remédio, colocando direto na boca do bichano. Dependendo do seu gato, você pode precisar de um tempinho e de paciência para conseguir. Não é recomendado misturar a pasta malta para gatos na ração, pois a consistência não fica boa e o animal pode rejeitar. Além disso, caso o bichano não se adapte ao malt paste de primeira, vale testar outras marcas até achar uma que ele goste mais. 

Escovação dos pelos frequente evitam as bolas de pelo em gatos

O malte para gatos é uma ótima solução para livrar o pet das bolas de pelo, mas também é muito importante evitar que elas sequer apareçam. A melhor forma de fazer isso é com a escovação dos pelos. O ideal é escovar os pelos do gato ao menos uma vez por semana, com uma frequência maior durante o período de troca e se o gato tiver pelos muito longos. Com esse cuidado diário, você remove os pelos soltos e evita que o gatinho os engula durante a auto limpeza. Além disso, uma boa alimentação evita a formação de bolas de pelo. Rações super premium têm mais fibras em sua concentração, o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal.  

Redação: Maria Luísa Pimenta