close
Adote um animal

Mãe de pet: 11 motivos para adotar um cachorro ou gato e encher sua vida de amor

A mãe de pet faz de tudo pelos seus filhos de quatro patas. Saiba mais sobre a adoção animal
A mãe de pet faz de tudo pelos seus filhos de quatro patas. Saiba mais sobre a adoção animal

O dia das mães se aproxima, e sempre surge aquela velha pergunta: será que mãe de pet também é mãe? A resposta é sim - e tem até estudos científicos que comprovam o fato. Um pesquisador japonês chamado Takefumi Kikusui descobriu que quando as mulheres olham para os seus bichinhos, elas liberam hormônios semelhantes àqueles de quando uma mãe olha para o filho recém-nascido. Por isso, quem é mãe de cachorro ou gato também pode comemorar a data.

Se você ainda não tem um bichinho de estimação, mas sempre sonhou com a adoção animal, esse momento é seu: listamos 11 motivos para adotar cachorro ou gato que vão te fazer virar uma mãe de pet bem coruja!

1) Ser mãe de cachorro ou gato é sinônimo de felicidade

É isso mesmo! Quando você tem um bichinho do seu lado - não importa a espécie -, é praticamente impossível não ser feliz com ele. São tantos momentos especiais juntos que não dá para contar nos dedos. Ah, e uma coisa é certa: a diversão e os sorrisos vão ser sempre garantidos, seja com um cachorro ou gato.

2) A companhia desses animais é ótima para a nossa saúde

Pode parecer brincadeira, mas não é: a companhia canina e felina traz vários benefícios, e um deles está intimamente ligado à nossa saúde. Pesquisas concluíram que a presença de um cão é capaz de contribuir significativamente para o tratamento de fibromialgia, e por isso esses animais são muito utilizados no que é popularmente conhecido como “pet terapia”. Já os gatos têm um poder calmante que, ao ronronar, ajudam a tranquilizar e reduzir quadros de ansiedade.

3) Os bichinhos nos oferecem amor e carinho incondicionais

Ao abrir as portas de casa para um animal de estimação, não vai faltar amor e carinho. Cada espécie tem um comportamento distinto nessas horas: os cachorros geralmente são mais eufóricos para demonstrar isso, enquanto os gatos são mais reservados e sutis na hora de expressar o que sentem. A verdade é que quem é mãe de pet sempre recebe muito afeto dos seus filhos de quatro patas.

4) A mãe de gato ou de cachorro se torna mais responsável

É inevitável: depois que você adota um gatinho ou um cãozinho, precisa assumir várias responsabilidades para cuidar dessa nova vida. Por serem animais que dependem de nós para beber, comer, brincar, ir ao veterinário, tomar banho, cortar as unhas e escovar os dentes, cabe à mãe de pet lidar com todos esses cuidados dos animais para oferecer uma vida digna e saudável para os peludinhos.

5) Adotar um cachorro ou gato diminui o número de animais abandonados

Seria incrível viver em um mundo onde todos os gatos e cachorros têm um lar seguro e confortável para viver, mas infelizmente essa não é a realidade. Na verdade, o número de animais abandonados cresce cada vez mais e a maioria desses bichinhos está em busca de uma família para chamar de sua. Por isso, se você quer ser mãe de pet e não sabe por onde começar a procurar, aqui vai uma dica: a adoção animal é uma ótima forma de encontrar um filho de quatro patas.

Brinquedos para gatos: faça o quiz e descubra qual o tipo preferido do

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Você passou um tempo fora de casa e quando voltou seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato costuma te acordar?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato reage ao ver uma caixa de papelão?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual dessas definições mais combina com a personalidade do seu gato?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se seu gato fosse humano, qual desses comportamentos ele mais teria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual desses brinquedos reciclados seu gatinho mais adoraria?

Question Header Background

O arranhador é o brinquedo ideal para seu felino! Seu gato faz a festa com brinquedos que “não são” brinquedos! Seu bichano é apaixonado pelos brinquedos clássicos!
    Mãe de cachorro e gato une o melhor dos dois mundos
    Mãe de cachorro e gato une o melhor dos dois mundos

    Mais Lidas

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Gato

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Gato

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Gato

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Gato

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    6) Os cães e os bichanos são boas companhias para todas as horas

    Por mais que o comportamento do gato e do cachorro sejam bem distintos, esses animais compartilham uma característica em comum: o amor por seus humanos. Por isso, não importa se o momento é bom ou ruim, o seu filho de quatro patas nunca vai te abandonar e nem vai embora porque as coisas estão difíceis. Pelo contrário, eles permanecem e fazem a gente se lembrar do que é importante nessas horas. 

    7) A mãe de pet coleciona momentos memoráveis com seus bichinhos

    Ninguém pode negar que ter um doguinho ou um bichano rende bons momentos. Às vezes, por mais simples que eles sejam, já são o suficiente para dar um quentinho no coração e deixar tudo um pouco melhor. No final das contas vão ser tantas lembranças ao lado do seu novo filho de quatro patas que você vai querer guardar cada segundo num potinho!

    8) O comportamento animal pode te surpreender de várias maneiras

    O comportamento canino e felino são super curiosos. De vez em quando eles agem de uma maneira inesperada, e acabam nos surpreendendo positivamente. Os gatos, por exemplo, têm o hábito de afofar as patinhas nos humanos e de cheirar o nariz do dono como uma forma de expressar carinho. Já os cães não desperdiçam uma boa chance de dormir encostado no tutor e de segui-lo pela casa só para mostrar o quanto você é importante para ele.

    9) A mãe de gato ou de cachorro leva uma vida mais leve

    A companhia de animais de estimação é praticamente terapêutica para quem vive uma vida muito estressada e agitada. Os cães e gatos melhoram significativamente o nosso humor, especialmente quando tudo parece estar por um fio. Basta o seu pet chegar perto com aquele jeitinho manso e carinhoso que tudo fica um pouquinho mais leve e tranquilo.

    10) O sentimento de gratidão nos animais é imenso

    A adoção animal é um ato de amor que salva vidas e mesmo que os cães e gatos não tenham uma plena noção disso, eles sempre vão sentir uma enorme gratidão por todo esse acolhimento. Quer motivo melhor do que esse para adotar um gato ou cachorro? 

    11) Mãe de pet também pode curtir o dia das mães 

    Claro que ter um bichinho de estimação é bem diferente de criar um ser humano, mas o senso de responsabilidade também é grande. Afinal, querendo ou não, se trata de uma outra vida que depende da gente para viver. A diferença é que, enquanto o bebê cresce, amadurece e se torna adulto, os cachorros e os gatos continuam dependentes dos humanos até o fim de suas vidas. Sendo assim, dá pra brincar de colocar mãe de pet em um patamar semelhante, né? É por isso que o Patas da Casa deseja um feliz dia das mães de pet para todas as mulheres que têm um gatinho ou doguinho que são praticamente seus filhos!

    Redação: Juliana Melo

    Gato Angorá: conheça todas as características da raça!

    Próxima matéria

    Gato Angorá: conheça todas as características da raça!

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Cachorro e gato juntos: como acostumar os pets com a nova rotina!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: como acostumar os pets com a nova rotina!

    A rivalidade entre cães e gatos é tão histórica que até ditado popular ela já virou. Mesmo assim, no dia a dia o que não falta por aí são donos de pet que não conseguem decidir entre uma das espécies e dividem o amor com os cachorros e gatos ao mesmo tempo e embaixo do mesmo teto. A parte boa disso é que você não precisa aceitar que eles vão viver sempre em pé de guerra: juntar cachorro e gato em casa é possível, sim! Descubra, aqui embaixo, como você pode aproveitar a companhia de dois animaizinhos completamente diferentes, mas que também podem se tornar super amigos!

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano
    Adoção

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano

    “Quero adotar um gato”. Se esse pensamento já passou alguma vez pela sua cabeça é porque falta pouco para um bichano te conquistar de vez - e, acredite, os gatos conseguem isso com uma facilidade incrível. Sim, é isso mesmo: por trás do jeitinho reservado, esses animais são puro amor e companheirismo, e tem tudo para se tornar grandes amigos dos humanos.

    Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!
    Caixa de areia

    Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!

    Não adianta: ter um animal de estimação em casa aumenta consideravelmente a quantidade de tarefas diárias que você precisa fazer para manter tudo em ordem. O trabalho compensa no final, mas para garantir um ambiente confortável tanto para você, quanto para o bichinho, a limpeza não pode ser deixada de lado — principalmente se ele for um gato. Como os felinos são bem organizados e higiênicos, a caixa de areia do gato precisa ser limpa regularmente, já que, se ele não se sentir confortável no lugar certo, vai acabar fazendo xixi e cocô em outros lugares da casa. Confira, aqui embaixo, cinco dicas que vão tornar essa rotina mais simples (mesmo se você morar em apartamento)!

    Ver Todas >

    Seu gato vomita com frequência? Entenda o que pode ser e se está na hora de levá-lo no veterinário
    Gato

    Seu gato vomita com frequência? Entenda o que pode ser e se está na hora de levá-lo no veterinário

    Se você já viu seu gato vomitando, com certeza já se questionou se esse é um comportamento normal ou pode indicar um problema de saúde. A frequência dos vômitos vão determinar isso: se o gato vomita com uma frequência alta, como todo dia, é importante ligar o alerta. Agora se os vômitos ocorrem de vez em quando, pode ser um sinal de bolas de pelos ou até mesmo um leve desconforto no sistema digestório - situações que podem até ser evitadas com cuidados específicos.

    Como prevenir a giárdia em gatos?
    Gato

    Como prevenir a giárdia em gatos?

    A giárdia em gatos é uma zoonose de rápida contaminação que pode afetar os bichanos. Essa doença ataca o sistema digestivo do gato e pode atingir também humanos, cachorros e outros animais. Ao contrair a giárdia, gatos passam a ter sintomas como diarreia e vômito, o que causa grande desconforto. Porém, a giárdia em gatos pode ser evitada ao seguir algumas medidas muito fáceis de serem cumpridas no dia a dia. 

    Gato idoso: quais os sinais de que seu gatinho está envelhecendo?
    Gato

    Gato idoso: quais os sinais de que seu gatinho está envelhecendo?

    Os animais de estimação necessitam de cuidados especiais em todas as fases da vida, e com o gato idoso não é diferente. Por isso, é muito importante saber quais doenças podem atingir um gato velho e conseguir identificar os sinais da terceira idade felina. Afinal de contas, entender algumas características específicas dessa fase são essenciais para aprender a como cuidar de gato idoso. 

    Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?
    Gato

    Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?

    O gato Bengal - também conhecido como gato-de-bengala - tem uma história fascinante: a raça é derivada do cruzamento entre um felino doméstico e um leopardo selvagem. Na prática, isso quer dizer que, diferente da maioria dos gatinhos que vemos por aí, o gato Bengal tem uma aparência inusitada e um comportamento ainda mais instintivo por ser descendente direto de selvagens. 

    Ver Todas >