O dia das mães se aproxima, e sempre surge aquela velha pergunta: será que mãe de pet também é mãe? A resposta é sim - e tem até estudos científicos que comprovam o fato. Um pesquisador japonês chamado Takefumi Kikusui descobriu que quando as mulheres olham para os seus bichinhos, elas liberam hormônios semelhantes àqueles de quando uma mãe olha para o filho recém-nascido. Por isso, quem é mãe de cachorro ou gato também pode comemorar a data.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você ainda não tem um bichinho de estimação, mas sempre sonhou com a adoção animal, esse momento é seu: listamos 11 motivos para adotar cachorro ou gato que vão te fazer virar uma mãe de pet bem coruja!

1) Ser mãe de cachorro ou gato é sinônimo de felicidade

É isso mesmo! Quando você tem um bichinho do seu lado - não importa a espécie -, é praticamente impossível não ser feliz com ele. São tantos momentos especiais juntos que não dá para contar nos dedos. Ah, e uma coisa é certa: a diversão e os sorrisos vão ser sempre garantidos, seja com um cachorro ou gato.

2) A companhia desses animais é ótima para a nossa saúde

Pode parecer brincadeira, mas não é: a companhia canina e felina traz vários benefícios, e um deles está intimamente ligado à nossa saúde. Pesquisas concluíram que a presença de um cão é capaz de contribuir significativamente para o tratamento de fibromialgia, e por isso esses animais são muito utilizados no que é popularmente conhecido como “pet terapia”. Já os gatos têm um poder calmante que, ao ronronar, ajudam a tranquilizar e reduzir quadros de ansiedade.

3) Os bichinhos nos oferecem amor e carinho incondicionais

Ao abrir as portas de casa para um animal de estimação, não vai faltar amor e carinho. Cada espécie tem um comportamento distinto nessas horas: os cachorros geralmente são mais eufóricos para demonstrar isso, enquanto os gatos são mais reservados e sutis na hora de expressar o que sentem. A verdade é que quem é mãe de pet sempre recebe muito afeto dos seus filhos de quatro patas.

4) A mãe de gato ou de cachorro se torna mais responsável

É inevitável: depois que você adota um gatinho ou um cãozinho, precisa assumir várias responsabilidades para cuidar dessa nova vida. Por serem animais que dependem de nós para beber, comer, brincar, ir ao veterinário, tomar banho, cortar as unhas e escovar os dentes, cabe à mãe de pet lidar com todos esses cuidados dos animais para oferecer uma vida digna e saudável para os peludinhos.

5) Adotar um cachorro ou gato diminui o número de animais abandonados

Seria incrível viver em um mundo onde todos os gatos e cachorros têm um lar seguro e confortável para viver, mas infelizmente essa não é a realidade. Na verdade, o número de animais abandonados cresce cada vez mais e a maioria desses bichinhos está em busca de uma família para chamar de sua. Por isso, se você quer ser mãe de pet e não sabe por onde começar a procurar, aqui vai uma dica: a adoção animal é uma ótima forma de encontrar um filho de quatro patas.


Mãe de cachorro e gato une o melhor dos dois mundos
Mãe de cachorro e gato une o melhor dos dois mundos

6) Os cães e os bichanos são boas companhias para todas as horas

Por mais que o comportamento do gato e do cachorro sejam bem distintos, esses animais compartilham uma característica em comum: o amor por seus humanos. Por isso, não importa se o momento é bom ou ruim, o seu filho de quatro patas nunca vai te abandonar e nem vai embora porque as coisas estão difíceis. Pelo contrário, eles permanecem e fazem a gente se lembrar do que é importante nessas horas. 

7) A mãe de pet coleciona momentos memoráveis com seus bichinhos

Ninguém pode negar que ter um doguinho ou um bichano rende bons momentos. Às vezes, por mais simples que eles sejam, já são o suficiente para dar um quentinho no coração e deixar tudo um pouco melhor. No final das contas vão ser tantas lembranças ao lado do seu novo filho de quatro patas que você vai querer guardar cada segundo num potinho!

8) O comportamento animal pode te surpreender de várias maneiras

O comportamento canino e felino são super curiosos. De vez em quando eles agem de uma maneira inesperada, e acabam nos surpreendendo positivamente. Os gatos, por exemplo, têm o hábito de afofar as patinhas nos humanos e de cheirar o nariz do dono como uma forma de expressar carinho. Já os cães não desperdiçam uma boa chance de dormir encostado no tutor e de segui-lo pela casa só para mostrar o quanto você é importante para ele.

9) A mãe de gato ou de cachorro leva uma vida mais leve

A companhia de animais de estimação é praticamente terapêutica para quem vive uma vida muito estressada e agitada. Os cães e gatos melhoram significativamente o nosso humor, especialmente quando tudo parece estar por um fio. Basta o seu pet chegar perto com aquele jeitinho manso e carinhoso que tudo fica um pouquinho mais leve e tranquilo.

10) O sentimento de gratidão nos animais é imenso

A adoção animal é um ato de amor que salva vidas e mesmo que os cães e gatos não tenham uma plena noção disso, eles sempre vão sentir uma enorme gratidão por todo esse acolhimento. Quer motivo melhor do que esse para adotar um gato ou cachorro? 

11) Mãe de pet também pode curtir o dia das mães 

Claro que ter um bichinho de estimação é bem diferente de criar um ser humano, mas o senso de responsabilidade também é grande. Afinal, querendo ou não, se trata de uma outra vida que depende da gente para viver. A diferença é que, enquanto o bebê cresce, amadurece e se torna adulto, os cachorros e os gatos continuam dependentes dos humanos até o fim de suas vidas. Sendo assim, dá pra brincar de colocar mãe de pet em um patamar semelhante, né? É por isso que o Patas da Casa deseja um feliz dia das mães de pet para todas as mulheres que têm um gatinho ou doguinho que são praticamente seus filhos!

Redação: Juliana Melo