A linguagem canina é cheia de peculiaridades, e nem sempre é totalmente compreendida pelos humanos. Poucas pessoas sabem por que os cachorros ficam girando antes de fazer cocô ou por que eles cheiram o rabo de outros cães, por exemplo. Mas um comportamento canino que sempre chama muita atenção dos tutores é quando o animal levanta a patinha sem motivo aparente. Já se perguntou por que isso acontece e o que o cachorro quer dizer com esse comportamento? Então chegou a hora de desvendar o mistério.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Na linguagem canina, o cachorro com a pata da frente levantada é um convite para brincar

Você já deve ter reparado que a linguagem corporal canina muda de acordo com a situação, certo? Durante os passeios, o cachorro levanta a pata para se concentrar e identificar um cheiro em específico com maior precisão, mas quando o animal está em casa, relaxado e descontraído, a pata de cachorro levantada é uma forma de te chamar para brincar. Quando isso acontece, o convite geralmente vem acompanhado de uma mudança de postura logo em seguida: o cachorro estende as patas dianteiras e abaixa a cabeça, com o rabinho balançando de um lado para o outro. Latidos animados também costumam estar presentes.

Mesmo com o enriquecimento ambiental e vários brinquedos à disposição do cãozinho, ele pode sentir falta do contato diário com o tutor. Então é muito importante reservar uma horinha do seu dia para brincar com o cachorro e estreitar os laços entre vocês.

 

linguagem canina: cão levantando a pata

Em alguns casos, a pata de cachorro sinaliza um pedido de carinho

 

Os cães são naturalmente mais apegados aos seus donos e gostam de ser mimados o tempo inteiro, principalmente com carícias. Por isso, às vezes o cachorro levanta a patinha como forma de chamar a atenção do tutor e pedir um pouco de carinho. Nessas horas, a linguagem corporal canina utiliza as mais diversas artimanhas para conseguir o que quer, que variam desde o famoso olhar pidão até o lamber las mãos do humano. O comportamento mais conhecido é quando a pata de cachorro da frente levanta e vai até o tutor, normalmente tocando nas suas mãos ou no joelho. Também é comum que o cãozinho repita esse gesto para continuar ganhando carinho sem parar.

A pata de cachorro levantada também faz parte do instinto natural de caça

Os cães foram domesticados há séculos, mas alguns instintos naturais perduram até hoje, como é o caso da pata de cachorro que se levanta de repente durante os passeios. O comportamento faz parte do instinto de caça da espécie: quando o cão está farejando ou sente o cheiro de uma presa, ele automaticamente levanta a pata da frente por puro reflexo. Isso indica concentração e foco e ajuda o cãozinho a localizar o seu alvo mais facilmente. 

Em determinadas ocasiões, outros odores também podem servir como um estímulo para a manifestação dessa linguagem corporal canina, como o cheiro de uma comida gostosa ou até mesmo para rastrear uma fêmea no cio.

Redação: Juliana Melo