Manter os pelos do cachorro bonitos e saudáveis é um cuidado importante, principalmente com raças mais peludinhas, como é o caso do Lhasa Apso.  Escovação dos pelos e banho e tosa são indispensáveis na rotina da raça, tanto por uma questão de higiene como também para deixar o cãozinho com uma boa aparência. É possível tosar o Lhasa Apso de diferentes formas, desde um visual mais simples e higiênico até um corte mais exótico, como a tosa japonesa. Listamos abaixo os tipos de tosa para Lhasa Apso.

Lhasa Apso: tosa na tesoura ou na máquina? O que é melhor?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa é uma dúvida muito comum, mas que vai depender muito do que o tutor procura e do quanto ele está disposto a investir no corte para cachorro. O Lhasa Apso tosado com uma tesoura normalmente fica com um visual mais natural e menos marcado, uma vez que a ferramenta ajuda a diminuir consideravelmente o volume dos pelos do cãozinho. Contudo, o preço desse tipo de tosa para Lhasa Apso tende a ser mais caro do que a tosa com máquina, e é por isso que muita gente acaba deixando essa opção de lado.

Já a tosa de Lhasa Apso com máquina é a mais comum. O resultado desse corte deixa o animal bastante marcado, mas costuma variar muito porque existem diferentes tipos de corte para essa raça de cachorro, como veremos a seguir.


Por ter a pelagem longa, a tosa para Lhasa Apso é bastante necessária
Por ter a pelagem longa, a tosa para Lhasa Apso é bastante necessária

Saiba quais são os principais tipos de tosa para Lhasa Apso

• Tosa Lhasa Apso: essa é a tosa padrão da raça Lhasa Apso e que mantém as características originais da pelagem do cãozinho. Ou seja, na prática os pelos são aparados, mas não é algo que interfere diretamente na forma como eles crescem. A tosa Lhasa Apso geralmente é indicada para aqueles que desejam manter a aparência do cachorro mais próxima do natural. A manutenção dos pelos em casa com a escovação é super importante.

• Tosa bebê: Lhasa Apso fica com uma aparência de filhote quando esse é o corte escolhido. Com essa técnica, os pelos ficam bem baixinhos ao redor do corpo e das patas, mas sem deixar o animal pelado, enquanto os pelos do rabo e da cabeça são aparados bem de leve, deixando-o com um aspecto mais jovem, como se fosse um bebê. O ideal é que essa tosa de Lhasa Apso seja feita por um profissional.

• Tosa japonesa: A técnica consiste em deixar o cachorro com o corpo totalmente raspado, enquanto algumas áreas - como cabeça, patas e rabo - ficam com os fios mais compridos. Como a tosa japonesa tem características bastante específicas e um ar mais exótico, a recomendação é procurar a ajuda de um especialista para não errar no corte.

• Tosa higiênica: esse é um tipo de tosa de Lhasa Apso que também pode ser realizada em todas as outras raças de cachorro. Como o próprio nome já diz, a ideia é cuidar da higiene do cãozinho, então ocorre a limpeza das principais regiões, como as genitálias, patas e, em alguns casos, a barriga do animal. 

• Tosa verão: uma das melhores opções para as épocas mais quentes do ano é a tosa verão. O objetivo do corte é remover todos os pelos do corpo do seu amigo do animal, diminuindo o calor e aumentando o bem-estar do cachorro nos dias mais quentes. É uma tosa de Lhasa Apso bastante prática e que pode ser feita tanto pelo tutor com uma máquina quanto por um profissional no pet shop. Só é preciso ter cuidado para não machucar as áreas mais sensíveis do corpo do cãozinho.

Redação: Juliana Melo