Com pelagem cinza e olhos verdes, o Korat tem charme, companheirismo e muito amor para dar aos donos. Conhecida pelas características físicas, a raça de gato cinza nasceu na Tailândia, onde é visto como um amuleto da sorte por onde quer que passe. Por causa do temperamento dócil, é uma ótima opção de animal de estimação para quem tem crianças em casa ou para aqueles que procura um bichinho para companhia constante: conheça mais sobre o gato Korat aqui embaixo!
Gato Korat: o temperamento amigável e dócil é uma das marcas do animal
O Korat é carinhoso, amigável, tranquilo e ama a companhia dos donos. Ele é capaz de conviver bem com outros animais e crianças se for socializado e acostumado com esse tipo de companhia quando ainda é um gato cinza filhote. Uma das raças de gato mais brincalhonas que você vai encontrar, o gato Korat vai amar passar um tempo de qualidade com um dos tutores se isso envolver joguinhos de perseguir objetos com catnip e outros tipos de brincadeiras agitadas.
Mesmo assim, o tutor não deve esquecer que o Korat ainda é um gato e que, de uma forma geral, é metódico e gosta da própria rotina: mantendo a caixa de areia sempre limpa e os potes de água e ração no mesmo lugar, dificilmente você terá problemas com essa raça. Ele costuma se adaptar com facilidade a diferentes espaços se essas necessidades forem sempre bem atendidas. Por causa do apego ao dono, também é comum que o Korat não goste de passar muito tempo sozinho em casa e não curte lares muito barulhentos ou situações que tiram o foco da atenção do dono dele.
O adestramento dessa raça de gato cinza não acontece com dificuldade
Mesmo que o adestramento seja uma prática mais comum para cachorros do que para gatos, você pode fazer o seu felino passar por esse tipo de treinamento. Os benefícios são os mesmos: ele vai aprender a conviver melhor com outros animais, com pessoas estranhas e vai responder a diferentes tipos de comandos, que vão desde os mais “bonitinhos” até os mais práticos para o seu dia a dia. Se esse for o caso, o Korat não vai demonstrar resistência: mesmo tendo traços dominantes na personalidade, ele é muito inteligente e vai gostar de obedecer instruções quando perceber que isso te agrada.








Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?
A pelagem cinza não é a única marca física do gato Korat
Mesmo que seja conhecido pela pelagem de curta a média, sempre num tom de cinza azulado e pelos olhos verdes e brilhantes, o gato Korat também tem outra características únicas em seu corpo. Unindo o porte que vai de pequeno a médio — ele não passa de 5kg — a membros musculosos e fortes (o que explica a paixão que o Korat tem por saltos e por explorar lugares altos), ele é esbelto e delicado: as características ideais para as sessões de carinho que são tão admiradas por esse animal. O Korat tem o rosto em forma de coração, com o queixo mais fino do que a testa. As orelhas são largas na base e bem pontudas nas extremidades e os focinho é alongado, mas não chega a ser pontiagudo.
Gato cinza: raça Korat tem um dia a dia simples e tranquilo
A estrutura corporal forte e musculosa do Korat é tudo o que o animal precisa para um dia a dia com bastante atividade. Por isso, as brincadeiras e exercícios físicos que ele ama fazer acabam sendo necessárias para a manutenção do bem estar do animal: ele evita o sedentarismo, a obesidade e o estresse com essas práticas no dia a dia. Vale a pena investir na “gatificação” da sua casa pensando nisso. Para sustentar o pique, o gato Korat precisa de uma alimentação balanceada e bem nutritiva: converse com o seu veterinário para decidir as melhores opções de rações e quantas vezes o animal precisa comer por dia.
A alimentação nutritiva também influencia na saúde dos pelos e na aparência do animal. Como a pelagem dele não é tão longa, escovar uma vez por semana é suficiente para que os fiapos soltos saiam e ele não espalhe o próprio DNA por todos os cantos da casa. A atenção também é algo importante no dia a dia do Korat: se ele precisar ficar sozinho em casa por longos períodos de tempo, compense essas horas com bastante carinho e cuidado sempre que você puder e estiver perto do gatinho.
O que deve chamar a sua atenção na saúde do gato Korat
Essa raça de gato cinza costuma ser bem saudável e não dá muito trabalho para o tutor no dia a dia se tiver acesso a uma alimentação de qualidade e conseguir se exercitar com frequência, mas existem dois pontos específicos que devem chamar a sua atenção no que se trata da saúde do Korat. A gangliosidose, um problema genético no sistema nervoso que pode atrapalhar o bem-estar do animal no dia a dia, é uma delas. Por ser hereditário, o ideal é saber se os pais do seu gatinho tiveram essa condição e acompanhar o possível desenvolvimento com o veterinário antes dos primeiros sinais. O baixo percentual de gordura corporal que eles têm também pode fazer com que a sensibilidade dessa raça a diferentes tipos de anestesia seja maior: fique atento antes de procedimentos cirúrgicos de qualquer ordem e avise o veterinário.
Redação: Ariel Cristina Borges
