Conhecida pelas características físicas, o gato cinza da raça Korat nasceu na Tailândia, onde é visto como um amuleto da sorte por onde quer que passe. Com pelagem cinza e olhos verdes, o Korat tem charme, companheirismo e muito amor para dar aos donos. Por causa do temperamento dócil, é uma ótima opção de animal de estimação para quem tem crianças em casa ou para aqueles que procuram um bichinho que sirva como companhia constante.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Esse gato grafite é sinônimo de apego aos tutores e apesar de ser de uma das raças mais antigas que existem, ele não tem nada de primitivo. Esse pet necessita de muita atenção e muito carinho de seus pais humanos. O Patas da Casa preparou uma matéria completa para você conhecer mais sobre o gato Korat. Confira aqui embaixo!

Raça de gato cinza: quais existem?

Se você é apaixonado por gatos, já deve ter se perguntado: “qual a raça do gato todo cinza?”. Esses bichanos possuem uma beleza exuberante que encanta todos, Por conta disso, é comum que muitas pessoas fiquem curiosas sobre quais são as raças de gato cinzento. O Korat é um deles, porém existem outras raças como gato Chartreux, Nebelung, Gato Azul Russo e outras. Esses são outros felinos cinza que fazem sucesso por onde passam. Muita gente compara o Chartreux e Korat. A maior diferença entre os dois é a cor dos olhos. Diferente do Korat, essa raça é conhecida por ser de gato cinza com olho amarelo.

Além disso, outras raças com pelagem cinza também chamam atenção, como o Siamês, que pode ser conhecido como o gato cinza do olho azul. Além deles, o gato vira-lata cinza também tem seu charme: os SRDs encantam os lares de milhares de pessoas e muitos possuem a pelagem acinzentada.

Korat: qual a história da raça do gato cinza?

Esse gato de raça cinza surgiu na província de Korat, na Tailândia. O registro mais antigo deste felino é de um livro do ano de 1350. O livro cita o Korat como um gato que dava sorte na Tailândia, assim como o Siamês (gato cinza com olho azul) e o Havana. O gato Korat era um pet extremamente valorizado em sua localidade por ser considerado um amuleto de sorte. Apesar disso, não eram só pessoas da nobreza que os tinham como animais de companhia. Muitas pessoas comuns da região o possuíam, diferente de outras raças que só eram acessadas pela nobreza.

A pelagem cinza não é a única marca física do gato Korat

Mesmo que seja conhecido por ser um gato cinza de raça com pelagem de curta a média, sempre num tom de cinza azulado, e olhos verdes e brilhantes, o Korat também tem outras características únicas em seu corpo. Unindo o porte que vai de pequeno a médio — seu peso varia de 2 a 4 kg — a membros musculosos e fortes (o que explica a paixão que o Korat tem por saltos e por explorar lugares altos), ele é esbelto e delicado: as características ideais para as sessões de carinho que são tão admiradas por esse animal. O gato cinza com olhos verdes tem o rosto em forma de coração, com o queixo mais fino do que a testa. As orelhas são largas na base e bem pontudas nas extremidades e o focinho é alongado, mas não chega a ser pontiagudo. A altura dessa raça de gato cinza peludo varia de 20 a 25 cm.

Raça: gato cinza exibe beleza em suas fotos

 

O gato Korat fica com o pelo cinza azulado na claridadeEssa raça de gato cinza é amorosa e brincalhonaGato cinza: olho verde brilhante são uma marca do KoratO gato Korat se adapta bem a apartamentosO gato cinza filhote precisa ser socializado para lidar bem com pessoas e animais estranhosKorat: gato é sociável, mas não gosta de ambientes muito barulhentosGato Korat: valor não é nada comparado a essa companhia incrívelO gato Korat precisa de bastante atenção dos donos no dia a dia

 

Gato Korat: o temperamento amigável e dócil é uma das marcas do animal

 

O gato (ou gata) cinza é carinhoso, amigável, tranquilo e ama a companhia dos donos. Ele é capaz de conviver bem com outros animais e crianças se for socializado e acostumado com esse tipo de companhia quando ainda é um gato cinza filhote. Além disso, o adestramento também é muito eficiente para esse gato cinza peludo de raça. Uma das raças de gato mais brincalhonas que você vai encontrar, esse gato exótico cinza vai amar passar um tempo de qualidade com um dos tutores se isso envolver joguinhos de perseguir objetos com catnip e outros tipos de brincadeiras agitadas.

Mesmo assim, o tutor não deve esquecer que o Korat ainda é um felino que, de uma forma geral, é metódico e gosta da própria rotina: mantendo a caixa de areia do gato sempre limpa e os potes de água e ração no mesmo lugar, dificilmente você terá problemas com essa raça. Ele costuma se adaptar com facilidade a diferentes espaços se essas necessidades forem sempre bem atendidas. Por causa do apego ao dono, também é comum que o Korat não goste de passar muito tempo sozinho em casa e não curte lares muito barulhentos ou situações que tiram o foco da atenção do dono dele.

Gato cinza: raça Korat tem um dia a dia simples e tranquilo

A estrutura corporal forte e musculosa desse gato todo cinza é tudo o que o animal precisa para um dia a dia com bastante atividade. Por isso, as brincadeiras e exercícios físicos acabam sendo necessárias para a manutenção do bem-estar do animal: dá para evitar o sedentarismo, a obesidade e o estresse com essas práticas no dia a dia. Vale a pena investir na “gatificação” da sua casa pensando nisso. Para sustentar o pique, o gato Korat precisa de uma alimentação balanceada e bem nutritiva: converse com o seu veterinário para decidir as melhores opções de rações e quantas vezes o animal precisa comer por dia.

A alimentação nutritiva também influencia na saúde dos pelos e na aparência do animal. Como a pelagem dele não é tão longa, escovar uma vez por semana é suficiente para que os fiapos soltos saiam e ele não espalhe por todos os cantos da casa. A atenção também é algo importante no dia a dia do Korat: se o gato precisar ficar sozinho em casa por longos períodos de tempo, compense essas horas com bastante carinho e cuidado sempre que você puder e estiver perto do gatinho.

Gato cinza: raça Korat e suas curiosidades

  • Acredita-se que esse gato peludo cinza é o felino que mais se assemelha à sua aparência original, quando comparam suas fotos antigas.
  • Na Tailândia é comum que um gato cinza filhote da raça Korat seja dado de presente para recém-casados, o intuito é levar prosperidade, fertilidade e boas energias para o casal.
  • Os tailandeses acreditam que um gato filhote cinza Korat não deve ser comprado, mas apenas recebido de presente.
  • Outra crença tailandesa associa esse gato cinza peludo a cerimônias para trazer chuva para cultivar arroz.

Filhote de gato cinza: o que você precisa saber sobre a primeira fase da vida do Korat

Receber um novo pet em casa é sempre um desafio, não importa se ele é um gato cinza vira-lata, Korat ou de qualquer outra raça. Quando falamos de gatos filhotes, o ideal é que o bichano conviva com a mãe até os 2 meses para amadurecimento. Depois desse período, você poderá recebê-lo em casa e é importante que tudo esteja preparado para o felino. Caixa de areia para gatos, comedouros, bebedouros, brinquedos, caminha, tudo isso já deve estar organizado antes do mais novo membro da família chegar em casa. A adaptação do ambiente, que é chamada de gatificação da casa, é a primeira etapa para transformar seu lar em uma típica casa de gateiro.

Para cuidar de um gato cinza filhote, é necessário oferecer uma ração de qualidade e específica para a fase da vida. Outros cuidados essenciais são as vacinas, vermifugação e castração de gato. Vale lembrar que esses amigos de quatro patas adoram brincar e precisam do incentivo de atividades quando filhotes. O tutor também não deve esquecer que a criação indoor é a mais indicada para qualquer felino, ainda mais quando falamos de um filhote.

Gato cinza peludo: veja fotos dos filhotes de Korat

 

Gato cinza: filhote precisará de carinho e afeto do tutor ao chegar no novo larKorat: preço da raça pode variarRaça: gato cinza possui temperamento perfeito para criançasA raça do gato cinza Korat possui características físicas únicasGato cinza filhote: raça precisa de cuidados básicos com vacinação e vermifugação

 

Quais os cuidados que a raça de gato cinza e olhos verdes precisa?

 

Pelagem: Sem dúvidas a pelagem do Korat é muito marcante e uma das principais características da raça. Esse gato cinza azulado precisa que a pelagem seja escovada uma vez na semana. O recomendado é fazer o processo sempre no sentido contrário ao crescimento, para deixar os pelos de forma mais natural. Com esse cuidado, a pelagem morta será removida e a oleosidade distribuída.

Unhas: As unhas do gato Korat devem ser aparadas a cada duas semanas. O crescimento das unhas pode causar desconforto aos pets e fazer com que eles danifiquem móveis da casa.

Higiene: Os gatos são animais extremamente limpos e higiênicos. Eles fazem sua auto limpeza com a própria língua. Entretanto, ainda assim o tutor deve prestar atenção com alguns cuidados de higiene. A limpeza do olho do gato cinza e orelha curta, por exemplo, devem ser feitas pelo tutor. Outro ponto importante de higiene é a limpeza da caixa de areia, o gatinho não conseguirá fazer suas necessidades caso ela esteja muito suja.

O que deve chamar a sua atenção na saúde do gato Korat

Essa raça de gato cinza costuma ser bem saudável e não dá muito trabalho para o tutor no dia a dia se tiver acesso a uma alimentação de qualidade e conseguir se exercitar com frequência, mas existem dois pontos específicos que devem chamar a sua atenção no que se trata da saúde do Korat. A gangliosidose felina, um problema genético no sistema nervoso que pode atrapalhar o bem-estar do animal no dia a dia, é uma delas. Por ser hereditário, o ideal é saber se os pais do seu gatinho tiveram essa condição e acompanhar o possível desenvolvimento com o veterinário antes dos primeiros sinais. O baixo percentual de gordura corporal que eles têm também pode fazer com que a sensibilidade dessa raça a diferentes tipos de anestesia seja maior: fique atento antes de procedimentos cirúrgicos de qualquer ordem e avise o veterinário.

Gato Korat: preço da raça varia de R$ 1.000 a R$ 2.000

Depois de saber tantas informações sobre esse gato cinza, claro que você está curioso para saber quanto custa um gato Korat. O preço dos filhotes costumam variar entre R$ 1.000 a R$ 2.000. Mas, antes de receber qualquer felino em casa, vale a pena avaliar a situação para que não seja tomada nenhuma decisão precipitada. Os pets demandam um custo com alimentação, cuidados, brinquedos e muito mais. Além disso, certifique-se que o gatil é de confiança para não financiar os maus tratos aos animais. Pedir fotos dos pais dos filhotes e verificar como os animais são criados é muito importante. Depois de tudo isso, basta procurar os melhores nomes para gato cinza para seu novo pet.

Raio-x do Korat: gato possui características únicas!

  • Porte: médio
  • Média de altura: de 20 a 25 cm
  • Peso: 2 a 4 kg
  • Pelagem: curta
  • Cores: cinza puro, sem branco ou manchas
  • Expectativa de vida: 15 anos

Redação: Ariel Cristina Borges e Hyago Bandeira

 

Publicada originalmente em: 16/11/2019

Atualizada em: 27/09/2021