Um dos momentos que mais causam dúvidas em donos de cachorros de primeira viagem, com certeza, é em relação ao banheirinho do animal. Afinal de contas, qual é a melhor opção: jornal ou tapete higiênico? Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo depois que a opção ideal for escolhida? A fase de adaptação — que pode acontecer tanto quando o animal é filhote, quanto na fase adulta — é cheia de detalhes e truques que vão fazer a sua convivência com o cachorro ser cada vez mais simples e tranquila. Dá uma olhada nessas dicas aqui embaixo para fazer a melhor escolha! 

O jornal é uma opção mais barata para quem precisa de um quebra-galho

Uma das principais vantagens de usar o jornal no banheirinho do seu cachorro é a economia: se você já recebe o jornal todos os dias, tem alguém próximo que pode te dar os cadernos ou já está acostumado a comprar a versão física do periódico diariamente, pode reaproveitar as páginas. Ele também pode ser usado em situações emergenciais, como quando o tapete higiênico descartável acabar ou em viagens com o animal, por exemplo. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por causa da baixa capacidade de absorção do papel de jornal, é comum que o xixi de cachorro entre em contato com o chão ou acabe escorrendo se você demorar um pouco mais para trocar, ou seja: dá mais trabalho na hora de limpar. Um outro problema que talvez apareça, dependendo do jornal que você usar, é a tinta da impressão, que pode soltar e sujar o seu cachorro quando a folha for molhada pelo jornal. 

 


Xixi no jornal: a família da Stella é adepta ao modo mais econômico no banheiro dos cachorros!
Xixi no jornal: a família da Stella é adepta ao modo mais econômico no banheiro dos cachorros!

No dia a dia, o tapete higiênico para cachorro acaba sendo mais prático

Com a opção de ser descartável ou lavável, o tapete higiênico para cães faz o mesmo trabalho do jornal no banheirinho do animal, mas com um pouco mais de eficiência. Qualquer uma das duas versões tem a vantagem do alto poder de absorção de xixi e de neutralizar o cheiro por um período de tempo preestabelecido (vai depender do fabricante, do modelo e do intervalo que você faz entre as limpezas diárias do xixi e do cocô do cachorro). Além disso, alguns tapetes higiênicos têm um adesivo na parte de baixo para que seja fixado no chão. Assim, o cachorro não corre o risco de movimentar o tapete enquanto faz as necessidades e acabar “mirando errado”. Outra vantagem do tapete higiênico para cachorro é o fundo revestido com material impermeável: ele segura o xixi por mais tempo, impedindo que o líquido entre em contato com o chão, e facilita o momento da troca. 

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no jornal e no tapete higiênico

Não importa o estilo de banheirinho que você vai escolher para o seu cachorro: ensinar o animal a fazer xixi e cocô no lugar certo vai ser uma das principais atividades dele nas primeiras semanas na sua casa. Colocar o animal perto do jornal ou do tapete depois das refeições e ficar com ele esperando a hora do xixi e do cocô é uma boa forma de começar — principalmente com os filhotes. Se você flagrar o cachorro fazendo as necessidades no lugar errado, não brigue: pegue ele e coloque no lugar certo para terminar o serviço. Depois, limpe bem o local em que ele começou para evitar que o cheiro fique fixado ali. 

O treinamento acaba sendo muito mais efetivo que se for baseado em estímulos positivos. Isso quer dizer que é bem melhor dar um petisco, um carinho ou um brinquedo para o cachorro que fizer xixi e cocô no lugar certo do que brigar com ele caso o contrário aconteça. Em alguns momentos, ele sequer vai entender o motivo da bronca. Em outros, pode associar a atenção recebida por você com o erro e querer repetir o episódio. Se for necessário, conte com a ajuda de um adestrador profissional no momento de educar o seu amigo!

Redação: Ariel Cristina Borges